GURUPI

Governo do Tocantins

Governador Laurez Moreira participa da inauguração da primeira creche pública de Luzimangues e reforça compromisso com a educação

Publicado em

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste sábado, 29, da inauguração da primeira creche pública de Luzimangues, distrito de Porto Nacional. O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Duerita Pereira de Carvalho, localizado no Loteamento Porto Seguro, representa um importante avanço para a comunidade, ao oferecer uma estrutura moderna e equipada para atender crianças de 1 a 5 anos.

Durante a solenidade, o governador destacou o compromisso do Estado com a educação. “Queremos dar a oportunidade para que todos possam vencer na vida. O poder público tem o dever de melhorar a vida das pessoas e de oferecer oportunidades a todos. Fico feliz quando vejo uma inauguração como esta. No nosso governo, é prioridade cuidar bem da educação”, salientou Laurez Moreira.

A creche possui 1.324,27 m² de área construída e capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos, ou 188 em período integral. O investimento total ultrapassa R$ 4 milhões.

Presente na cerimônia, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, destacou o impacto da obra para o distrito. “Vivemos em um distrito em franco crescimento e hoje [sábado, 29] temos a grata oportunidade de entregar a primeira creche aos moradores de Luzimangues, com a presença do governador Laurez Moreira. Para mim, é uma alegria. Ele conhece este distrito e é um homem com um legado exemplar para nós”, ressaltou o gestor.

Leia Também:  Instituto Gratidão Tocantins anuncia data para as inscrições do 2ª Casamento Comunitário

A diretora da unidade, Walkiria Messias Fernandes de França, também celebrou o momento. “É a primeira creche do distrito de Luzimangues. Um grande marco para a população. Já era aguardada há muito tempo e vai atender a primeira infância. É um marco porque as mães precisam deixar seus filhos na creche para poderem trabalhar. A comunidade esperava muito por essa entrega”, enfatizou.

Infraestrutura

O CMEI Duerita Pereira de Carvalho conta com 10 salas de atividades infantis, berçário com salas específicas, fraldários, solário e sala de amamentação, além de lactário completo, cozinha industrial e refeitório. A estrutura inclui ainda pátio coberto, playground, sala multiuso, espaços pedagógicos amplos e acessíveis, sanitários adaptados para crianças e pessoas com deficiência, lavanderia, almoxarifado e áreas de apoio.

A moradora Aline Melquides de Sousa, que pretende matricular o filho de um ano no CMEI, reforçou a satisfação da comunidade. “Para nós é um privilégio. Moro aqui há 13 anos e essa creche sempre foi um sonho. Nunca tivemos uma creche no distrito. Esta é a primeira, e meu filho vai estudar aqui. Estou muito feliz”, ressaltou.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa entrega 18 novos leitos para pacientes de cirurgias eletivas no HRA

Homenagem

Conforme a Prefeitura de Porto Nacional, a escolha do nome do CMEI homenageia Duerita Pereira de Carvalho, uma das figuras mais atuantes de Luzimangues.

Pioneira no distrito, Duerita dedicou sua vida ao trabalho comunitário, atuando como professora, feirante e liderança respeitada, sempre envolvida em causas sociais e na construção do território local.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Governo do Tocantins distribui sementes a quilombolas durante o Festival do Baru

Published

on

O governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) em ação integrada com a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), entregou neste sábado (29) sementes do programa Mesa Farta aos agricultores da comunidade quilombola Barra de Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins, durante o Festival do Baru.

O programa, coordenado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), distribui kits de hortaliças e sementes de milho e arroz, que foram entregues às famílias de comunidades tradicionais. O objetivo é fortalecer a agricultura familiar e garantir que o material chegue no período ideal de plantio.

“A Sepot apoia eventos culturais que fazem parte do calendário das comunidades, como o Festival do Baru, porque são espaços de encontro e valorização da identidade. Nesta ocasião, aproveitamos também para levar as sementes do programa Mesa Farta para os povos quilombolas e indígenas. Isso facilita a logística e garante que as entregas cheguem no tempo certo de plantio, fortalecendo a presença do governo nas comunidades”, afirmou a secretária Narubia Werreria.

Leia Também:  Em Brasília, governador Wanderlei Barbosa conclui tratativas com DNIT para recuperação de 380 km de rodovias danificadas no Tocantins

“Para nós é muito importante quando a Sepot traz essas sementes aqui, porque é longe para a gente ir buscar na cidade. Nem sempre tem transporte, e quando tem, é difícil carregar tudo. Assim, a gente consegue plantar no tempo certo e aproveitar a chuva”, disse Zacarias José Rodrigues, morador da comunidade Barra de Aroeira.

A empreendedora quilombola Patrícia Maria Rodrigues Serqueira, trabalha com a produção artesanal de farinhas, licores e conservas e ressaltou que a presença da Sepot no evento reforça o apoio do governo aos pequenos produtores.

“É importante ver a Sepot de volta aqui no quilombo. Esse apoio ajuda quem vive da produção artesanal e precisa de incentivo para continuar. Quando a Secretaria vem, a gente sente que o governo está perto, valorizando o nosso trabalho e o que o quilombo produz”, disse Patrícia.

Em sua segunda edição, o Festival do Baru reuniu moradores, visitantes e lideranças regionais para celebrar a cultura local, o artesanato e os produtos do cerrado.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA