GURUPI

TURISMO NO TOCANTINS

Secretário de Turismo do Estado do Tocantins Romildo Santos e Secretária executiva Raiza Guimarães, entregam Selo Praia Responsável 2025 a Araguacema e preside reunião do Foestur

Publicado em

A certificação da Praia da Gaivota, em Araguacema, ocorreu durante a 92ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins, conduzida pelo secretário de Turismo, Romildo Santos.

A Praia da Gaivota, em Araguacema, foi oficialmente certificada com o Selo Praia Responsável 2025, iniciativa do Governo do Tocantins que reconhece municípios que adotam práticas de sustentabilidade, segurança e infraestrutura adequada durante a temporada de praia. A entrega foi realizada nesta terça-feira, 13, na Secretaria de Estado do Turismo (Setur), durante a 92ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins (Foestur), conduzida pelo secretário Romildo Santos.

O Selo foi entregue pelo titular da Setur ao prefeito Marcus Vinicius Moraes Martins (Marquinho), que esteve acompanhado da secretária municipal de Turismo, Leonette Cruz Mesquita, e de outros gestores. A secretária-executiva da Setur, Raiza Guimarães, também participou da celebração.

Romildo Santos parabenizou a gestão municipal e destacou o trabalho desenvolvido no município ao longo da temporada e no fortalecimento das ações sociais.
“O prefeito Marquinho tem feito um trabalho exemplar, não apenas pela estrutura da temporada, mas pela atuação junto às associações e à comunidade. É um modelo de gestão a ser seguido”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Cursos gratuitos promovem qualificação profissional para fomentar o turismo no Tocantins

O prefeito Marquinho agradeceu o apoio do Governo do Estado e ressaltou o empenho coletivo na execução da temporada.
“Esse prêmio reforça o comprometimento de toda a equipe da prefeitura, dos empresários e da comunidade local em realizar um bom trabalho”, declarou.

Com a certificação, Araguacema receberá, em 2026, um incentivo financeiro de R$ 150 mil para investimentos na próxima temporada, contemplando ações de preservação ambiental, acessibilidade, ordenamento, segurança e melhorias estruturais.

Foestur discute agenda estratégica do turismo tocantinense

A homenagem a Araguacema abriu a pauta da 92ª Reunião Ordinária do Foestur, que reuniu representantes do poder público, entidades do trade turístico e fóruns regionais para discutir estratégias e oportunidades para o fortalecimento do setor no Estado.

A reunião incluiu a aprovação da ata anterior, a apresentação dos resultados da Temporada de Praia 2025, o balanço e perspectivas do programa Tocantins Recebe Bem, e um panorama da participação do Tocantins em importantes eventos nacionais e internacionais. Neste segundo semestre, o Estado marcou presença no 9º Salão Nacional do Turismo e no 2º Feirão do Turismo, em São Paulo; na 52ª ABAV Expo Internacional de Turismo, no Rio de Janeiro; na 29ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Buenos Aires); além de ações promocionais em cinco países por meio do Meeting Latino-Americano.

Leia Também:  O destino ideal para desfrutar o feriado

Em sua primeira agenda como presidente do Foestur, o secretário Romildo Santos enfatizou seu compromisso com o diálogo e o fortalecimento das políticas públicas.
“Apesar do pouco tempo à frente da Pasta, temos trabalhado para conhecer de perto os projetos em execução e todos os atores envolvidos — técnicos da Setur, gestores municipais e representantes das instituições do trade. Estamos iniciando essa caminhada juntos, e vamos desenvolver muitas ações positivas aprovadas pelo governador Laurez Moreira”, destacou.

O Fórum Estadual de Turismo é um órgão consultivo que apoia o planejamento, a articulação e o acompanhamento das políticas públicas do setor. Participam do colegiado representantes da Setur, Semarh, Unitins, UFT, IFTO, Abrasel, Agtur, ABAV Tocantins, Fieto, ABIH, Sesc, ABCMI, Abrajet, Convention & Visitors Bureau Palmas, Sebrae, além de membros dos Fóruns Regionais de Turismo (Serras e Lago, Serras Gerais e Ilha do Bananal), ATTR e Conselho Empresarial de Turismo/Fecomércio.

Advertisement

TOCANTINS

Com média de 116 mil buscas mensais, Jalapão está entre os dez destinos de ecoturismo mais procurados do Brasi

Published

on

O Jalapão alcançou a 7ª posição entre os destinos de ecoturismo mais buscados do Brasil, consolidando-se como um dos principais atrativos turísticos de natureza do país. Com média de 116 mil buscas mensais entre maio de 2025 e março de 2026, o destino tocantinense figura entre os dez locais mais procurados por turistas interessados em aventura e experiências ao ar livre. Os dados são de um levantamento realizado pela Bulbe Energia, que analisou o volume médio de buscas realizadas no Google Brasil no período.

O resultado posiciona o Jalapão à frente de importantes destinos turísticos brasileiros, como Bonito/MS, que registrou 109 mil pesquisas mensais; Chapada Diamantina/BA, com 113 mil buscas; e Pirenópolis/GO, com 111 mil.

O aumento nas buscas amplia a visibilidade do estado e impulsiona a economia local, especialmente em setores como hospedagem, transporte, gastronomia e serviços turísticos. O resultado também reforça a relevância do destino tocantinense no cenário do ecoturismo nacional e o crescente interesse de viajantes por experiências em meio à natureza.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reforça a importância do Jalapão e dos investimentos em infraestrutura, qualificação e promoção turística. “Estamos desenvolvendo ações que garantem mais segurança e conforto aos visitantes, ao mesmo tempo em que impulsionamos a geração de emprego e renda na região. O Jalapão seguirá recebendo atenção especial para que seu potencial seja cada vez mais valorizado”, enfatiza.

Leia Também:  Feirão do Turismo continua nesta segunda no formato virtual

“O aumento do interesse pelo destino gera oportunidades, movimenta a economia, cria empregos e contribui para o desenvolvimento das nossas regiões turísticas. Esses números também refletem o trabalho conjunto entre Governo do Tocantins, municípios, empresários e comunidades locais para fortalecer a atividade turística”, destaca a secretária de Estado do Turismo, Ana Maria Monteiro.

Atrativos

Com paisagens que unem as riquezas do Cerrado a rios, riachos e ribeirões de águas cristalinas, o Jalapão se destaca como a maior área protegida do bioma, com quase 3 milhões de hectares. Entre seus principais atrativos estão as Dunas, a Cachoeira da Velha e os fervedouros.

Além da natureza exuberante, o destino atrai praticantes de esportes de aventura, como trilhas, rafting e mergulho. Outro destaque é o capim-dourado, símbolo da cultura local, transformado em artesanato por comunidades tradicionais como Mumbuca e Prata.

Fluxo de turistas

Na região Encantos do Jalapão, 5.792 turistas visitaram as Dunas em maio de 2026. De janeiro a dezembro de 2025, foram 50.364 visitas no local, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados do Observatório do Turismo do Tocantins.

Leia Também:  O destino ideal para desfrutar o feriado

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou uma pesquisa durante o feriado do Carnaval de 2026, na região turística Encantos do Jalapão, que registrou forte movimentação de visitantes e impacto econômico significativo. De acordo com levantamento do Observatório do Turismo, cerca de 976 turistas passaram pela região no período, gerando uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 1,92 milhão.

A pesquisa, realizada entre os dias 15 e 17 de fevereiro, na Cachoeira do Formiga, em Mateiros, aponta que o destino tem se consolidado como um dos principais polos de ecoturismo do país. O levantamento também mostra que 69% dos visitantes conheceram o destino por meio das redes sociais, reforçando o papel do ambiente digital na promoção turística.

                       

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA