GURUPI

SEGURAÇA PÚBLICA

SSP/TO e Universidade Federal do Tocantins firmam convênio para oferta de mestrado profissional voltado à qualificação de servidores da segurança pública

Publicado em

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins firmou convênio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a oferta do curso de mestrado profissional em Gestão de Políticas Públicas, voltado prioritariamente aos servidores da instituição. O edital, fruto do trabalho conjunto da SSP/TO e da UFT por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (PPGPP), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira, 27, e abre inscrições até 8 de janeiro de 2026.

A iniciativa tem como objetivo ampliar a qualificação técnica das equipes e fortalecer a atuação institucional em áreas estratégicas da gestão pública. O programa prevê formação de alto nível e pesquisa aplicada, com foco no desenvolvimento de soluções para a governança e para o aprimoramento das políticas de segurança pública.

Serão ofertadas 20 vagas, sendo 15 destinadas a servidores da SSP/TO, conforme critérios estabelecidos no edital. A proposta acadêmica contempla disciplinas obrigatórias e eletivas, com duração de 24 meses, estruturadas para o desenvolvimento de competências relacionadas ao planejamento, avaliação e inovação em políticas públicas.

A superintendente de Segurança Integrada, Maria de Fátima Holanda, destacou que o convênio representa a consolidação de um projeto construído coletivamente pela gestão da segurança pública. “Este mestrado é resultado de um trabalho iniciado há anos e que nasceu do esforço conjunto de todos os envolvidos na segurança pública. Foi um esforço conjunto para aproximar a universidade da instituição e garantir que o conhecimento produzido se traduza em melhorias concretas para a comunidade. A formação continuada fortalece nossa capacidade de atuação e qualifica os servidores para atender com ainda mais eficiência quem depende dos nossos serviços”, explica.

Leia Também:  Cerca de 60 policiais civis participam da primeira etapa do Integra PC 2023 em Gurupi

O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, ressalta a importância da parceria. “A formação continuada dos nossos profissionais é decisiva para o fortalecimento das ações de segurança pública no Estado. A oferta deste mestrado amplia nossa capacidade técnica e contribui para que a SSP/TO desenvolva políticas cada vez mais eficientes e alinhadas às necessidades da comunidade. Nós só temos a ganhar trazendo a universidade para dentro da nossa instituição”, afirma.

As aulas serão ministradas na UFT campus Palmas, e todas as etapas do processo seletivo ocorrerão de forma on-line, conforme previsto no edital. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico, com envio da documentação exigida ao e-mail do programa.

O vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins, Marcelo Leineker, destacou que o processo seletivo reafirma o papel da instituição na formação acadêmica avançada e na produção de conhecimento voltado ao desenvolvimento regional. “A universidade existe no território para produzir conhecimento a partir das nossas realidades e para elas. Parcerias como esta mostram como podemos unir professores altamente qualificados às demandas concretas do serviço público, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Tocantins e abrindo caminho para novos projetos conjuntos”, informa.

 

Para o delegado-geral Claudemir Luiz Ferreira, a parceria reforça a importância da formação contínua e do aprimoramento das práticas policiais. “A segurança pública combina o trabalho operacional com o desenvolvimento profissional. O aprendizado e a qualificação são fundamentais para fortalecer a atuação da instituição e garantir um serviço cada vez mais eficiente à comunidade. Este projeto foi construído a muitas mãos, refletindo o esforço coletivo da instituição”, afirma.

Leia Também:  Secretária da Segurança Pública dá as boas vindas ao novo secretário da pasta

 

Sobre o Programa

 

O edital destaca ainda que o Programa oferece linhas de pesquisa orientadas ao estudo de dinâmicas institucionais, avaliação de políticas públicas, desenvolvimento territorial e promoção de direitos. A estrutura permite que os servidores desenvolvam pesquisas alinhadas às demandas reais da administração pública, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas de segurança e para o fortalecimento da capacidade técnica do Estado.

 

A coordenadora do projeto, Gisele Barbosa de Paiva, reforçou que a implantação do Programa representa também um processo de integração institucional. “A construção deste mestrado foi desafiadora, mas marcou uma trajetória de cooperação entre a universidade e os órgãos governamentais. Não se trata apenas de estudar uma disciplina, e sim de construir conhecimento, fortalecer relações e ampliar parcerias que já envolvem diversas instituições. Nossa expectativa é que muitos candidatos participem e deem continuidade a esse trabalho”, afirma.

 

Todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo critérios de participação, prazos e orientações detalhadas, estão disponíveis no edital disponibilizado pela UFT. Para acessar o documento, clique aqui.

 

Presença

O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria da Segurança Pública e da Universidade Federal do Tocantins, reforçando o alinhamento institucional em torno da qualificação profissional e do fortalecimento das políticas públicas no Estado.

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias

Published

on

Em continuidade às ações educativas do Maio Laranja, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Arraias), realizou, nesta quarta-feira, 27, uma palestra na Escola Estadual Zulmira Magalhães, localizada no distrito de Canabrava, zona rural de Arraias.

A atividade foi ministrada pela delegada de polícia Vanusa Regina de Carvalho Nunes e abordou o 18 de maio, data que remonta ao triste episódio de violência sexual ocorrido em 1973, vitimando uma criança. A ação contou com a participação de estudantes e professores da unidade escolar.

Durante o encontro, foram tratados temas relacionados à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, eixo central da campanha Maio Laranja, além da importância da denúncia como ferramenta essencial no combate a esse tipo de crime.

A delegada titular da DEAMV – Arraias, Vanusa Regina de Carvalho Nunes, destacou a relevância da iniciativa. “Levar informação à comunidade escolar é fundamental para fortalecer a rede de proteção e garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados”, afirma.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra Operação Tribunal e prende cinco pessoas em Paraíso e Palmas suspeitas de integrar uma facção criminosa

Maio Laranja

O Maio Laranja é uma mobilização nacional que busca fortalecer ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes, promovendo o engajamento das instituições públicas e da sociedade na proteção da infância e da adolescência.

Denúncias

As denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelos canais Disque 100 e 190, que seguem como principais meios de acionamento das forças de segurança e da rede de proteção. A participação da população é fundamental para o encaminhamento rápido das ocorrências e a atuação das equipes envolvidas.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA