A certificação da Praia da Gaivota, em Araguacema, ocorreu durante a 92ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins, conduzida pelo secretário de Turismo, Romildo Santos.
A Praia da Gaivota, em Araguacema, foi oficialmente certificada com o Selo Praia Responsável 2025, iniciativa do Governo do Tocantins que reconhece municípios que adotam práticas de sustentabilidade, segurança e infraestrutura adequada durante a temporada de praia. A entrega foi realizada nesta terça-feira, 13, na Secretaria de Estado do Turismo (Setur), durante a 92ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins (Foestur), conduzida pelo secretário Romildo Santos.
O Selo foi entregue pelo titular da Setur ao prefeito Marcus Vinicius Moraes Martins (Marquinho), que esteve acompanhado da secretária municipal de Turismo, Leonette Cruz Mesquita, e de outros gestores. A secretária-executiva da Setur, Raiza Guimarães, também participou da celebração.
Romildo Santos parabenizou a gestão municipal e destacou o trabalho desenvolvido no município ao longo da temporada e no fortalecimento das ações sociais.
“O prefeito Marquinho tem feito um trabalho exemplar, não apenas pela estrutura da temporada, mas pela atuação junto às associações e à comunidade. É um modelo de gestão a ser seguido”, afirmou o secretário.
O prefeito Marquinho agradeceu o apoio do Governo do Estado e ressaltou o empenho coletivo na execução da temporada.
“Esse prêmio reforça o comprometimento de toda a equipe da prefeitura, dos empresários e da comunidade local em realizar um bom trabalho”, declarou.
Com a certificação, Araguacema receberá, em 2026, um incentivo financeiro de R$ 150 mil para investimentos na próxima temporada, contemplando ações de preservação ambiental, acessibilidade, ordenamento, segurança e melhorias estruturais.
⸻
Foestur discute agenda estratégica do turismo tocantinense
A homenagem a Araguacema abriu a pauta da 92ª Reunião Ordinária do Foestur, que reuniu representantes do poder público, entidades do trade turístico e fóruns regionais para discutir estratégias e oportunidades para o fortalecimento do setor no Estado.
A reunião incluiu a aprovação da ata anterior, a apresentação dos resultados da Temporada de Praia 2025, o balanço e perspectivas do programa Tocantins Recebe Bem, e um panorama da participação do Tocantins em importantes eventos nacionais e internacionais. Neste segundo semestre, o Estado marcou presença no 9º Salão Nacional do Turismo e no 2º Feirão do Turismo, em São Paulo; na 52ª ABAV Expo Internacional de Turismo, no Rio de Janeiro; na 29ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Buenos Aires); além de ações promocionais em cinco países por meio do Meeting Latino-Americano.
Em sua primeira agenda como presidente do Foestur, o secretário Romildo Santos enfatizou seu compromisso com o diálogo e o fortalecimento das políticas públicas.
“Apesar do pouco tempo à frente da Pasta, temos trabalhado para conhecer de perto os projetos em execução e todos os atores envolvidos — técnicos da Setur, gestores municipais e representantes das instituições do trade. Estamos iniciando essa caminhada juntos, e vamos desenvolver muitas ações positivas aprovadas pelo governador Laurez Moreira”, destacou.
O Fórum Estadual de Turismo é um órgão consultivo que apoia o planejamento, a articulação e o acompanhamento das políticas públicas do setor. Participam do colegiado representantes da Setur, Semarh, Unitins, UFT, IFTO, Abrasel, Agtur, ABAV Tocantins, Fieto, ABIH, Sesc, ABCMI, Abrajet, Convention & Visitors Bureau Palmas, Sebrae, além de membros dos Fóruns Regionais de Turismo (Serras e Lago, Serras Gerais e Ilha do Bananal), ATTR e Conselho Empresarial de Turismo/Fecomércio.
