GURUPI

JALAPÃO

O Jalapão como um dos destinos preferido das viajantes solo

Publicado em

Viajar sozinha tem sido uma escolha cada vez mais comum entre mulheres que buscam liberdade, autoconhecimento e novas experiências. A tendência é global e, no Brasil, não é diferente. Entre os destinos mais procurados por esse público está o Jalapão, no Tocantins, uma região de natureza exuberante e segura, que atrai aventureiras de todas as idades.

A experiência de Maria Nathália ilustra bem esse fenômeno. Após enfrentar perdas familiares e problemas de saúde, ela decidiu fazer algo por si mesma. “Amo a vida acima de tudo, e viajar para conhecer novos lugares é uma forma de festejar”, conta. Em sua jornada, ela passou pelo Tocantins, onde contratou uma agência para explorar o Jalapão. Depois, alugou um veículo e seguiu para a Chapada das Mesas, no Maranhão, em uma jornada de redescoberta.

Demanda crescente

A busca por experiências turísticas voltadas exclusivamente para mulheres cresceu tanto que diversas agências passaram a investir nesse nicho. Fernanda Silveira Ribeiro, que atua no setor há dez anos, percebeu que 70% do público de sua agência era feminino. A partir disso, ela criou a expedição “Trip Femine”, uma experiência totalmente voltada para mulheres. “Nosso objetivo é facilitar a ida de mulheres que viajam sozinhas, proporcionando integração, bem-estar e segurança”, explica.

O perfil dessas viajantes costuma ser de mulheres entre 30 e 50 anos, com nível superior, que já têm o hábito de explorar destinos por conta própria. Além disso, muitas também expressam preferência por guias femininas. “Não considero uma tendência, mas é um desejo dessas viajantes, pois se sentem mais seguras com guias mulheres”, pontua Fernanda.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa vistoria obras de expansão do turismo e do ensino superior na região sudeste do Tocantins

Segurança

A segurança é um dos fatores mais valorizados por mulheres que optam por viajar sozinhas. Segundo um levantamento da CVC sobre 2023, 30% das viagens na agência foram realizadas por mulheres desacompanhadas. O estudo também aponta que, além dos grandes centros urbanos e das praias do Nordeste, destinos de natureza, como o Jalapão, têm sido cada vez mais escolhidos por esse público.

O Tocantins se destaca nesse quesito. A região do Jalapão possui baixos índices de criminalidade e um reforço na segurança turística. Em setembro de 2024, a Base da Patrulha de Turismo (Ptur) da Polícia Militar foi instalada nas Dunas do Jalapão. Além disso, desde 2022, a Companhia de Policiamento Turístico atua em Taquaruçu, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins e Mateiros, cobrindo também a malha rodoviária estadual.

“O crescimento das viagens femininas é um reflexo de uma sociedade onde as mulheres estão cada vez mais independentes e dispostas a explorar o mundo. O Jalapão, com sua segurança, paisagens deslumbrantes e estrutura turística crescente, tem tudo para continuar sendo um dos destinos favoritos desse público”, afirma o secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, ressaltando a preocupação do governador Wanderlei Barbosa com a segurança dos turistas, especialmente do público feminino.

Leia Também:  Governador do Tocantins, Laurez Moreira, fortalece diálogo com representantes do trade turístico para impulsionar o setor no estado

“A maior preocupação de nós, mulheres, quando viajamos, é justamente a respeito da segurança. E o Governo do Tocantins tem se preocupado de forma especial com esse aspecto, oferecendo a oportunidade de lazer com segurança através de investimentos e cuidados especiais com todos os turistas, apesar de ser algo que impacta diretamente a experiência feminina”, completa a secretária executiva do Turismo, Jocélia Costa.

Encantos do Jalapão

O Jalapão está no imaginário de quem ama turismo de natureza. Dunas douradas, cachoeiras cristalinas e os famosos fervedouros compõem um cenário irresistível. Localizado no leste do Tocantins, na divisa com Maranhão, Piauí e Bahia, o destino mistura a aridez do Cerrado com uma vasta rede de rios e ribeirões de águas transparentes.

A região também é lar de comunidades quilombolas, como Mumbuca, Rio Novo e Prata, que oferecem experiências de turismo de base comunitária. Nessas vilas simples, mas ricas em cultura, as artesãs transformam o capim dourado em peças belíssimas, garantindo sustento para suas famílias.

Para acessar os principais atrativos do Jalapão, como a Cachoeira do Formiga e as Dunas, é necessário um veículo 4×4. Além de trilhas e off-road, atividades como rafting, mergulho e contemplação são amplamente praticadas.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Turismo

Secretário de Turismo do Estado do Tocantins Romildo Santos e Secretária executiva Raiza Guimarães, entregam Selo Praia Responsável 2025 a Araguacema e preside reunião do Foestur

Published

on

A certificação da Praia da Gaivota, em Araguacema, ocorreu durante a 92ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins, conduzida pelo secretário de Turismo, Romildo Santos.

A Praia da Gaivota, em Araguacema, foi oficialmente certificada com o Selo Praia Responsável 2025, iniciativa do Governo do Tocantins que reconhece municípios que adotam práticas de sustentabilidade, segurança e infraestrutura adequada durante a temporada de praia. A entrega foi realizada nesta terça-feira, 13, na Secretaria de Estado do Turismo (Setur), durante a 92ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo do Tocantins (Foestur), conduzida pelo secretário Romildo Santos.

O Selo foi entregue pelo titular da Setur ao prefeito Marcus Vinicius Moraes Martins (Marquinho), que esteve acompanhado da secretária municipal de Turismo, Leonette Cruz Mesquita, e de outros gestores. A secretária-executiva da Setur, Raiza Guimarães, também participou da celebração.

Romildo Santos parabenizou a gestão municipal e destacou o trabalho desenvolvido no município ao longo da temporada e no fortalecimento das ações sociais.
“O prefeito Marquinho tem feito um trabalho exemplar, não apenas pela estrutura da temporada, mas pela atuação junto às associações e à comunidade. É um modelo de gestão a ser seguido”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Governo do Tocantins promove evento para fortalecer gestão estratégica e fomento ao turismo nos municípios

O prefeito Marquinho agradeceu o apoio do Governo do Estado e ressaltou o empenho coletivo na execução da temporada.
“Esse prêmio reforça o comprometimento de toda a equipe da prefeitura, dos empresários e da comunidade local em realizar um bom trabalho”, declarou.

Com a certificação, Araguacema receberá, em 2026, um incentivo financeiro de R$ 150 mil para investimentos na próxima temporada, contemplando ações de preservação ambiental, acessibilidade, ordenamento, segurança e melhorias estruturais.

Foestur discute agenda estratégica do turismo tocantinense

A homenagem a Araguacema abriu a pauta da 92ª Reunião Ordinária do Foestur, que reuniu representantes do poder público, entidades do trade turístico e fóruns regionais para discutir estratégias e oportunidades para o fortalecimento do setor no Estado.

A reunião incluiu a aprovação da ata anterior, a apresentação dos resultados da Temporada de Praia 2025, o balanço e perspectivas do programa Tocantins Recebe Bem, e um panorama da participação do Tocantins em importantes eventos nacionais e internacionais. Neste segundo semestre, o Estado marcou presença no 9º Salão Nacional do Turismo e no 2º Feirão do Turismo, em São Paulo; na 52ª ABAV Expo Internacional de Turismo, no Rio de Janeiro; na 29ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT Buenos Aires); além de ações promocionais em cinco países por meio do Meeting Latino-Americano.

Leia Também:  Governador do Tocantins, Laurez Moreira, fortalece diálogo com representantes do trade turístico para impulsionar o setor no estado

Em sua primeira agenda como presidente do Foestur, o secretário Romildo Santos enfatizou seu compromisso com o diálogo e o fortalecimento das políticas públicas.
“Apesar do pouco tempo à frente da Pasta, temos trabalhado para conhecer de perto os projetos em execução e todos os atores envolvidos — técnicos da Setur, gestores municipais e representantes das instituições do trade. Estamos iniciando essa caminhada juntos, e vamos desenvolver muitas ações positivas aprovadas pelo governador Laurez Moreira”, destacou.

O Fórum Estadual de Turismo é um órgão consultivo que apoia o planejamento, a articulação e o acompanhamento das políticas públicas do setor. Participam do colegiado representantes da Setur, Semarh, Unitins, UFT, IFTO, Abrasel, Agtur, ABAV Tocantins, Fieto, ABIH, Sesc, ABCMI, Abrajet, Convention & Visitors Bureau Palmas, Sebrae, além de membros dos Fóruns Regionais de Turismo (Serras e Lago, Serras Gerais e Ilha do Bananal), ATTR e Conselho Empresarial de Turismo/Fecomércio.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA