GURUPI

PRESIDENTE DA ALETO

Amélio Cayres requer protocolo de atendimento para pessoas autistas no Bico do Papagaio

Publicado em

Neste Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) requereu, em Sessão Ordinária, a criação de um protocolo para atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na região do Bico do Papagaio.

Na matéria, o parlamentar pede a construção de Centros Estaduais de Reabilitação (CER) em Araguatins e Sítio Novo, a fim de aperfeiçoar o atendimento à população com o Transtorno na região. “Sabemos que o acompanhamento de forma especializada é essencial para que as pessoas autistas possam ter esse cuidado nas áreas em que precisam para um melhor desenvolvimento. Aproveito para falar da importância deste dia e dialogar sobre o nosso papel enquanto deputados, criando e aprovando legislações para promover os direitos destas pessoas”, explicou Amélio Cayres.

Conscientização sobre o Autismo

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi criado em 2007 pelas Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de ampliar a sensibilização social sobre todos os aspectos do TEA, uma vez que as pessoas com este Transtorno ainda enfrentam diversas barreiras nos setores sociais, como nos sistemas de saúde, assistência social, educação, emprego, dentre outros. Em 2024, a Campanha aborda a desconstrução do estereótipo de que pessoas autistas vivem de forma restrita e sem dinamismo.

Leia Também:  Comitê da Bacia Hidrográfica aprova apoio a dois projetos de pesquisa no Lago de Palmas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TECNOLOGIA

Servidora da Jucetins publica artigo em revista internacional sobre modernização do registro empresarial

Published

on

A secretária-geral da Jucetins, Ana Ingryd Silva de Sousa, é uma das autoras do artigo acadêmico “A IN DREI nº 81/2020 e a modernização do registro empresarial no Brasil: um estudo de desburocratização”, publicado na edição de maio de 2025 da Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação.

O artigo tem coautoria dos pesquisadores Thamirys Santos Teixeira, Breno Proenço Pinheiro e Renato Gonçalves Braga (orientador), todos vinculados ao curso de Direito da Uninassau Palmas. O estudo analisa os avanços e desafios da Instrução Normativa DREI nº 81/2020, que consolidou 44 normativas anteriores e promoveu uma transformação significativa nos processos de registro empresarial no Brasil. No artigo, os autores abordam como a normativa impulsionou a digitalização dos processos, reduziu etapas burocráticas e integrou o sistema REDESIM.

Para a secretária-geral Ana Ingryd, a publicação é fruto direto da vivência dentro de uma Junta Comercial que tem apostado em inovação constante. “A Jucetins é, sem dúvida, uma referência em modernização. Fazer parte de uma instituição que já opera com registro automático, assinatura digital e integração com diversos órgãos me permite enxergar na prática o que os estudos acadêmicos discutem. E isso fortalece minha formação e minha atuação técnica.”

Leia Também:  SSP/TO e TJ/TO iniciam tratativas para interligar sistemas eletrônicos da Polícia Civil e do Judiciário

Ela também destacou o ambiente de incentivo ao conhecimento que encontrou na Jucetins. “É gratificante estar em uma Junta que estimula a criatividade e o desenvolvimento dos servidores. Agradeço especialmente ao secretário-geral Erlan Milhomem, servidor mais experiente da nossa instituição, que me orientou durante todo o processo de escrita e pesquisa. Ele é uma verdadeira testemunha da evolução do registro empresarial no Tocantins e no Brasil”, completou Ana Ingryd.

O presidente da Jucetins, Issam Saado, comemorou a publicação. “A Ana Ingryd é uma profissional dedicada e talentosa, e essa conquista só confirma o nível técnico dos servidores da nossa Junta. É uma honra ver uma integrante da nossa equipe contribuindo para o debate acadêmico sobre desburocratização e desenvolvimento econômico”, parabenizou.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA