GURUPI

SEGURAÇA PÚBLICA

Polícia Civil leva palestras e aulas de defesa pessoal a escolas em Porto Nacional

Publicado em

Na manhã desta segunda-feira, 25, a Polícia Civil do Tocantins, em parceria com a Secretaria da Mulher e a Polícia Penal, realizou uma ação educativa em duas escolas do distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional. As atividades integram a Operação Shamar, mobilização nacional voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher em razão do gênero.

No Colégio Beira Rio e no Colégio Cívico-Militar Rita de Cássia, os alunos participaram de palestras sobre prevenção e conscientização, além de receberem aulas de defesa pessoal ministradas pelo instrutor PP Santos. Também foram distribuídos materiais educativos com informações sobre os canais de denúncia e os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha.

A ação faz parte das atividades do Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o combate à violência doméstica. Segundo o delegado Anderson Casé, coordenador estadual da Operação Shamar no Tocantins, iniciativas como essa são fundamentais para promover uma cultura de respeito e prevenção.

“Nosso objetivo é alcançar a sociedade como um todo, especialmente os jovens, para que compreendam a importância de combater qualquer tipo de violência contra a mulher. A informação e a educação são ferramentas poderosas para transformar realidades e salvar vidas”, destacou o delegado.

Leia Também:  Na Capital, grávida de oito meses é presa pela Polícia Civil transportando drogas em ônibus com destino a Gurupi

A Operação Shamar 2025 é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins e reúne ações integradas de prevenção, conscientização e repressão à violência contra a mulher em todo o Estado.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Forças de Segurança do Tocantins concluem Operação Shamar 2025 com 121 prisões efetuadas e mais de 400 vítimas atendidas

Published

on

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Shamar 2025, realizada entre 1º de agosto e 4 de setembro, foi concluída no Tocantins com resultados expressivos. Durante o período, foram realizadas 544 diligências, que envolveram acompanhamento de medidas protetivas, cumprimento de mandados de busca e apreensão e atendimento às vítimas. Ao todo, 121 pessoas foram presas, sendo 102 em flagrante, 17 por mandado de prisão preventiva e duas por descumprimento de mandados. Também foram conduzidos à delegacia 65 suspeitos, entre adultos e menores.

Nas ações educativas, foram realizadas 163 panfletagens, alcançando 15.065 pessoas, além de dez campanhas em mídia digital com mais de 96 mil visualizações. Palestras em escolas, associações e comunidades totalizaram 213 eventos, com público estimado em 17.024 pessoas. Os esforços visam sensibilizar a população e fortalecer a rede de proteção contra a violência doméstica.

Foram registrados 2.362 boletins de ocorrência pelas Polícias Civil e Militar, e instaurados 202 inquéritos policiais, dos quais 241 já foram concluídos com autoria identificada. Além disso, 611 medidas protetivas de urgência foram acompanhadas e 213 solicitadas, reforçando o compromisso das forças de segurança com a proteção das vítimas.

O diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Anderson Casé, enfatiza que o êxito da operação resulta da atuação preventiva e educativa nas comunidades. “Levar informação e conscientização para a população é fundamental para quebrar o ciclo da violência contra a mulher. Através dessas ações, conseguimos aproximar as forças de segurança da comunidade, fortalecer a rede de proteção e estimular a denúncia, garantindo que mais mulheres tenham acesso à ajuda que precisam”, explica.

Leia Também:  Polícia Civil ministra palestra sobre violência contra a pessoa idosa em Lavandeira

A Operação Shamar 2025 contou com o emprego de 44 policiais e 12 viaturas, realizando um trabalho integrado e focado tanto na repressão quanto na prevenção da violência doméstica. As ações reafirmam o compromisso do Governo do Tocantins e das forças de segurança em proteger as mulheres e promover uma sociedade mais segura.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, ressalta a importância da atuação integrada entre prevenção e repressão na operação. “Combater a violência contra a mulher exige compromisso constante e ações efetivas. Estamos trabalhando para garantir que as vítimas recebam proteção imediata e que os agressores sejam responsabilizados. Além disso, reforçamos a conscientização da comunidade para fortalecer a rede de apoio e estimular a denúncia, porque somente assim podemos enfrentar esse grave problema”, destaca.

3ª Caminhada Agosto Lilás

Durante as ações da Operação Shamar 2025, Araguaína realizou a 3ª Caminhada Agosto Lilás, como parte das iniciativas de combate à violência contra a mulher. Organizada pela 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM – Araguaína), a caminhada contou com o apoio da Prefeitura de Araguaína, do Ministério Público do Tocantins e diversos parceiros.

O evento reuniu centenas de participantes, entre servidores públicos, estudantes, representantes das forças de segurança, autoridades e membros da comunidade. Durante a mobilização, foram realizadas ações educativas, distribuição de materiais informativos, além de atendimentos jurídicos e aulas de defesa pessoal.

Leia Também:  Polícia Civil prende quatro pessoas por roubo qualificado e apreende veículo clonado Caixa de entrada

Denúncias

A Central de Atendimento à Mulher está disponível pelo telefone 180 para auxiliar mulheres vítimas de violência. As denúncias são gratuitas e sigilosas, com atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.

Salve Mulher

Um canal de denúncia que tem sido amplamente utilizado e que permite solicitar medidas protetivas de urgência é o aplicativo Salve Mulher. Desenvolvido exclusivamente pela SSP/TO, o aplicativo está disponível para o sistema Android e é a única ferramenta no Brasil disponível para download em telefones celulares. O aplicativo oferece a possibilidade de obter informações sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher (física, patrimonial, psicológica, sexual e moral), além de realizar denúncias, inclusive de forma anônima.

O aplicativo Salve Mulher facilita a solicitação de medidas protetivas, agilizando o processo de proteção para as vítimas.

Operação Shamar

A Operação Shamar compreende um esforço do Governo do Tocantins em viabilizar atuação integrada e harmônica entre as forças de segurança do Estado, a fim de otimizar o empenho de recursos e aumentar a capacidade de resposta às demandas por segurança.

A operação é coordenada em nível nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e, no Estado, acontece por meio de ações desenvolvidas pelas unidades especializadas de proteção à mulher e pelas forças de segurança, especialmente as Polícias Civil e Militar.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA