GURUPI

SEDUC

Estudantes farão a prova da 2ª fase da Olimpíada de Matemática neste sábado, 25

Publicado em

Acontece neste sábado, dia 25, às 14h30, a prova da 2ª fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No Tocantins, estão aptos para fazer a prova 9.032 estudantes provenientes de 710 instituições de ensino e representantes dos 139 municípios tocantinenses. E da rede estadual de ensino, farão a prova 6.836 alunos, de 405 escolas.

No país, são mais de 900 mil estudantes que foram classificados para a 2ª fase da olimpíada. Os alunos podem consultar os locais de aplicação da prova no portal http://www.obmep.org.br/.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realiza mobilizações nas escolas para incentivar os estudantes a aproveitarem a oportunidade de fazer a prova como processo de autoavaliação do conhecimento e como forma de ampliar oportunidades.

Recomendações

O professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, coordenador regional da Obmep – TO02, região de Araguaína, orienta os estudantes para estarem atentos no dia da prova. “Recomendamos aos alunos que cheguem aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência. É importante que os participantes leiam as instruções com atenção e preencham a ficha da prova com todos os dados solicitados”, esclareceu.

Leia Também:  Seduc divulga vencedor da primeira edição do concurso Estudante Influencer

A prova da segunda fase consiste em seis questões discursivas, nas quais os estudantes devem apresentar os cálculos, bem como, o raciocínio lógico.

No dia da prova, os estudantes devem apresentar documento com identificação legível com foto e número de CPF. As pessoas que não têm o CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal.

Medalhas

A lista com os nomes dos alunos premiados será divulgada no dia 22 de dezembro. Neste ano, a Comissão Organizadora distribuirá 500 medalhas de ouro para alunos de escolas públicas e 150 para discentes de instituições privadas; 1500 medalhas de prata para pessoas de escolas públicas e 450 para unidades de ensino privadas. Estão sendo destinadas 4500 medalhas de bronze para a rede pública e 1350 para a rede particular. Ainda serão distribuídos 45 mil certificados de menção honrosa para as escolas públicas e 6 mil para alunos de instituições privadas.

A Obmep é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Leia Também:  Com apoio do Governo do Tocantins, projeto "Você é importante" já beneficiou mais de 3 mil jovens em programação do Setembro Amarelo

Experiência da Escola Alfredo Nasser

Na Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, de Araguaína, a professora de Matemática, Lorena Silva Costa, explicou que lá, 37 estudantes estão aptos para fazer as provas.

“Desde quando recebemos o resultado dos estudantes que foram aprovados para a 2ª fase da Obmep, nos reunimos com eles e iniciamos o planejamento dos estudos. Apresentamos como trabalhar o raciocínio lógico, promovemos aulas de reforço, estimulamos a aprendizagem com a resolução dos problemas, estudamos as provas das edições anteriores da olimpíada e treinamos questões discursivas, características do exame que será realizado no sábado”, explicou.

Sobre a importância dos estudantes fazerem as provas, a professora Lorena destacou as oportunidades. “A olimpíada promove o desenvolvimento de habilidades como o pensamento lógico e criativo, além de possibilitar aos estudantes premiações e participações no Programa de Iniciação Científica da Obmep (PIC), estimular o estudo e a aprendizagem em Matemática”, afirmou a professora Lorena.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Com incentivo do Governo do Tocantins, estudantes-atletas conquistam 30 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros

Published

on

A delegação tocantinense encerrou sua participação nos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) 2025 com um desempenho histórico: foram 30 medalhas conquistadas, o maior número já registrado pelo Tocantins na competição nacional. Realizados em Uberlândia (MG), entre os dias 7 e 27 de outubro, os Jebs reuniram estudantes de todo o país em diversas modalidades esportivas.

Composta por 206 estudantes-atletas, a delegação recebeu incentivo do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e conquistou medalhas no ciclismo, ciclismo virtual, wrestling, atletismo, atletismo adaptado, xadrez, karatê, taekwondo, badminton, handebol e vôlei de praia.

O chefe da delegação tocantinense, George Lino, destaca que a participação do Tocantins neste ano foi surpreendente e satisfatória. “Nossos estudantes-atletas têm alcançado resultados melhores nas competições nacionais e mostrado a evolução do desporto tocantinense. Neste ano tivemos medalhas inéditas, o que mostra que o investimento do Governo do Tocantins, por meio da Seduc, está desempenhando um trabalho exemplar no esporte dentro das escolas, dando oportunidade aos atletas e destaque ao Estado em nível nacional”, ressalta.

Para a estudante-atleta Monalysa Fraga Rocha, da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, em Natividade, participar do JEBs foi uma grande experiência. “Participar do JEBs é uma das melhores experiências que já vivi. Lutar sempre foi meu sonho, e estar aqui com meus amigos, lutando e ganhando medalha, é gratificante”, destacou.

Finalizando o último dia de competição, as meninas do handebol garantiram a última medalha para a delegação, ouro na Série Cobre, em uma partida contra o Amapá, onde conquistaram um excelente resultado de 36 a 7.

Para Ana Caroline, capitã do time, essa conquista se resume em superação. “Foi difícil, foi cansativo, mas acima de tudo tivemos forças e fé. Essa conquista representa superação. Participamos em 2023, mas não conquistamos medalhas. Ter vindo este ano e conseguido essa medalha é uma emoção muito grande”, completou.

O técnico da equipe feminina de handebol, Jamil Ribeiro, ressaltou a alegria pela conquista. “É uma felicidade muito grande. Dessa vez conseguimos a tão sonhada medalha de ouro, mesmo que na Série Cobre. Essas meninas são guerreiras, vieram com tudo e conquistaram a última medalha para nosso estado”, disse orgulhoso.

Leia Também:  As provas da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática acontecem neste sábado

Destaques da edição

As modalidades que mais se destacaram neste ano foram as lutas e o xadrez, que garantiram um total de 17 medalhas.

A equipe de xadrez, composta por 4 integrantes, conquistaram 4 medalhas para o Estado, prata no clássico feminino; bronze na classificação geral por equipe feminina (Série Ouro); Bronze na classificação geral equipe masculina (Série Bronze); bronze na classificação geral (Série Ouro), garantindo medalhas para todos os membros.

Já nas lutas, o wrestling e o taekwondo trouxeram dois ouros na Série Ouro para o Estado, um conquistado por Lara Emanuelle no wrestling (estilo livre até 50 kg) e outro por Denys Augusto, no taekwondo.

Quadro de Medalhas

No total, o Tocantins conquistou 30 medalhas, sendo 7 medalhas de ouro, 12 medalhas de prata, 9 medalhas de  bronze e 2 medalhas de cobre na classificação geral por equipes. O resultado reflete o esforço conjunto entre atletas, técnicos e escolas, aliado ao incentivo do Governo do Tocantins no esporte escolar e na formação integral dos estudantes.

Atletismo

Medalha de Prata – Arlan David (Série Bronze)

⁠Medalha de Prata – Isadora Christina (Série Prata)

Atletismo Adaptado

Medalha de Prata – Marcos Alexandre Barbosa (Série Bronze)

⁠Medalha de Prata – Eduarda Gabryelle Luz (Série Bronze)

Badminton

Medalha de Ouro – Antônio Tiago – (Série Prata)

Medalha de Prata – Emanuella/ Helena – (Série Bronze)

Medalha de Prata – Emanuelle Souza – (Série Bronze)

Medalhas de Bronze – Helena Xavier – (Série Ouro)

Ciclismo

Medalha de Ouro – Juarez Coelho (Série Prata)

Ciclismo Virtual

Medalha de Ouro – Paola da Silva Peres (Série Prata)

Handebol

Medalha de Ouro – Equipe Feminina do Instituto Presbiteriano Vale Do Tocantins , de Paraíso do Tocantins (Série Cobre)

Leia Também:  Estão abertas as inscrições para o Prêmio Professores do Ano 2023

Karatê

Medalha de Bronze – Alice Gonçalves, Kumitê Feminino (Série Ouro)

⁠Medalha de Prata – Thiago Teixeira, Kumitê Masculino (Série Bronze)

Taekwondo

Medalha de Ouro – Denys Augusto Aguiar (Série Ouro)

⁠Medalha de Prata – Thiago Filho da Silva (Série Ouro)

⁠Medalha de Prata – Dhully Emannuelli – Série Ouro

⁠Medalha de Bronze – José Américo (Série Prata)

⁠Medalha de Bronze – Anne Liz (Série Prata)

⁠Medalha de Prata – Josué Costa (Série Bronze)

Vôlei de Praia

Medalha de Prata – Luiz Felipe/ Vitor Silva (Série Prata)

Wrestling

Medalha de Ouro – Lara Emanuelle, Estilo Livre até 50 kg (Série Ouro)

⁠Medalha de Ouro – Maria Vitória de Souza, Estilo Livre até 50 kg (Série Bronze)

⁠Medalha de Bronze – Danyelle Vitória, Estilo Livre até 58 kg (Série Prata)

⁠Medalha de Bronze – Pedro Henrique de Morais, Greco-Romano até 62 kg (Série Bronze)

⁠Medalha de Bronze – Monalysa Fraga Rocha, Estilo Livre até 66 kg (Série Bronze)

Xadrez

Medalha de Prata – Elisa Queiroz, Clássico Feminino

⁠Medalha de Bronze – Equipe Feminina (Série Ouro)

⁠Medalha de Bronze – Equipe Masculina (Série Bronze)

⁠Medalha de Bronze – Classificação Geral  (Série Ouro)

Sobre o JEBs 2025

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) são promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Em 2025, o evento aconteceu entre os dias 5 e 28 de outubro, em Uberlândia (MG), reunindo atletas de 12 a 14 anos de todo o país, em 19 modalidades esportivas, divididas em três blocos.

Para garantir a participação nos JEBs, os estudantes-atletas da delegação tocantinense precisaram passar pela fase regional e estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETS), realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA