GURUPI

Encceja 2023

Estudantes com deficiência visual e autistas terão atendimento diferenciado no Encceja 2023

Publicado em

O edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 foi lançado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e trouxe novidades importantes relacionadas à inclusão. A prova é gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino.

Por meio do Encceja, os candidatos pleiteiam a certificação do Ensino Fundamental e Ensino Médio. No Tocantins, o certificado é emitido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

No atendimento especializado para candidatos com deficiências, foi incluída a opção de Cartão-Resposta ampliado, além da prova, para os inscritos com deficiência visual. Outra novidade é a correção diferenciada da redação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dentre os perfis que podem solicitar os atendimentos especializados estão pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, TEA, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, além de pessoas com outra condição específica.

Leia Também:  Procon Tocantins adota aplicativo que facilita atendimento a superendividados

O Edital 2023 ainda prevê que os laudos para candidatos com deficiência que já tenham sido aprovados em 2022 não precisarão ser enviados novamente para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023.

Participantes travestis, transexuais ou transgêneros também serão beneficiados com as mudanças. Aqueles que já tiverem nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão mais enviar documentação comprobatória.

Conforme a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Sousa, o Encceja é uma ótima oportunidade para pessoas que não concluíram a educação básica na idade adequada.

“Neste ano, as novidades das ações inclusivas, como cartão-resposta ampliado, avaliação diferenciada das provas dos autistas, aproveitamento dos laudos do ano passado e do uso do nome social, pela Receita Federal, são ações que promovem a inclusão e diminuem a burocracia para os candidatos, favorecendo assim a participação de mais pessoas”, enfatizou.

Inscrições

O período de inscrições para o Encceja 2023 será de 22 de maio a 2 de junho. Para participar do exame, é necessário ter, no mínimo, 15 anos completos para pleitear a certificação do Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos para o Ensino Médio.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa autoriza nomeação de 20 novos professores efetivos para a Unitins

Os participantes que se inscreveram em 2022, mas não compareceram às provas poderão justificar a ausência no exame de 3 a 14 de abril. A justificativa é obrigatória para que se inscrevam gratuitamente na edição de 2023. Quem não justificar sua ausência no Encceja 2022 ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

Cronograma

 Justificativa de ausência – 3 a 14 de abril

Inscrição – 22 de maio a 2 de junho

Atendimento especializado e Tratamento pelo nome social – 22 de maio a 2 de junho

Aplicação das provas – 27 de agosto

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Primeira agenda de Hércules Jackson na Seduc fortalece cooperação com Undime e integração entre as redes de Educação

Published

on

O novo secretário de Estado da Educação, Hércules Jackson, realizou nesta quarta-feira, 10, sua primeira agenda institucional à frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em reunião com o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO) e secretário municipal de Educação de Sucupira, Humberto Castilho. No encontro, o titular da Seduc enfatizou que a gestão estadual irá atuar de forma colaborativa com os municípios para promover avanços na qualidade da educação pública do Tocantins.

O secretário destacou que a união entre as redes estadual e municipais será a base da gestão. “Temos a convicção de que só conseguiremos avançar na qualidade da educação se trabalharmos juntos, alinhados em um propósito comum: assegurar que todos os estudantes da rede pública do Tocantins tenham acesso a uma formação de excelência”, afirmou Hércules Jackson.

O presidente da Undime, Humberto Castilho, reforçou a importância dessa aproximação para a evolução dos indicadores educacionais da Educação tocantinense.  “Esse diálogo aberto é fundamental para que atuemos de forma integrada, sem divisões entre as redes, já que o objetivo é único: garantir o aprendizado dos nossos estudantes. Ficamos honrados pela iniciativa do secretário em priorizar a Undime nesse primeiro momento. Temos certeza de que essa parceria será muito produtiva para o fortalecimento da educação nos nossos municípios”, destacou o presidente.

Leia Também:  SES-TO debate políticas de atendimento a pacientes autistas com o município de Porto Nacional

Diálogo com os servidores da Seduc

Ainda nesta quarta-feira, o secretário percorreu os setores da sede da Seduc, em Palmas, para conhecer a estrutura administrativa e dialogar com os servidores. Em suas primeiras palavras à frente da secretaria, destacou que a experiência na docência do ensino superior será um diferencial para conduzir políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação básica e à garantia dos direitos dos profissionais da rede.

Perfil do novo secretário


Com vasta experiência na docência do ensino superior, o professor e advogado Hércules Jackson assumiu a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na terça-feira, 9. Reconhecido por sua atuação nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, ele também acumula trajetória em gestão e assessoria pública.

O secretário da Educação é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com especializações em Direito Ambiental (UFPR), Direito Tributário (UCAM) e Direito Penal e Processo Penal (UFT).

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA