GURUPI

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Conferência Municipal de Educação reúne representantes de 16 municípios em Gurupi

Publicado em

Gurupi se tornou o epicentro da discussão educacional na região sul do estado, ao sediar a edição 2024 da Conferência Municipal de Educação – etapa regional. O evento realizado pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Fórum Municipal de Educação de Gurupi, aconteceu no auditório do Campus I da Universidade de Gurupi (Unirg), em Gurupi, reunindo representantes de 16 municípios, proporcionando um fórum de discussão vital para o desenvolvimento da educação na região.

A conferência contou com a participação de educadores, gestores, alunos e demais envolvidos no sistema educacional. O principal objetivo foi debater e estabelecer diretrizes para a melhoria da qualidade da educação nos municípios da região. O secretário municipal da educação de Gurupi, Davi Abrantes falou da oportunidade de todos juntos contribuírem para o plano nacional. “Realizamos nessa conferência um trabalho baseado na democracia, ouvindo as experiências das cidades vizinhas, debatendo temas de vivências em comum da educação. E isso tudo norteou o objeto principal que é o documento que foi construído por todos aqui, com o intuito de oferecer contribuições à construção do novo Plano Nacional de Educação – PNE, para o decênio 2024-2034. Também apresentamos o nosso Plano Municipal de Educação (PME), primeiro município a ofertar uma consulta pública online, onde criamos um site e lá é um espaço que é possível conhecer as metas e estratégias e o que já foi executado pelo nosso município”, ressaltou.

Leia Também:  Governo do Tocantins bate martelo e aprova proposta final do PCCR da Educação

O encontro foi marcado por uma série de atividades, que aconteceram de forma remota e presencial, incluindo palestras, painel e grupos de trabalho com debates entre os participantes. Entre os temas discutidos estavam o acesso, inclusão, educação de qualidade e permanência, ainda a valorização dos profissionais da educação, a implementação de políticas inclusivas, a infraestrutura escolar, a gestão democrática e a qualidade do ensino.
O coordenador do Fórum Municipal de Educação de Gurupi (FMEG), Ricardo Oliveira, explica que as conferências constituem espaços abertos pelo poder público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional. “É um importante debate que Gurupi participa sobre as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação para a elaboração do Plano Nacional da Educação (PNE) para o decênio 2024/2034. É daqui, das conferências que sairão as propostas que formarão a base do PNE que vigorará no país pelos próximos dez anos e trará as estratégias e metas para que a educação brasileira seja efetivamente democrática, laica, de qualidade socialmente referenciada e inclusiva”, ressalta.

A presença de representantes de 16 municípios enriqueceu as discussões, permitindo a troca de experiências e a identificação de desafios comuns que afetam a educação na região. O secretário municipal de educação de Sucupira, Humberto de Campos, também esteve presente e falou da importância da realização da conferência. “Como queremos universalizar a educação, começamos por uma região importante como é a região sul do estado, e aqui demos nossa contribuição, sugerindo, discutindo. E isso é muito importante para que a educação se fortaleça de uma forma geral”, disse.

Leia Também:  Campanha Papai Noel dos Correios conta com apoio da Prefeitura de Gurupi

Além disso, a conferência possibilitou a construção de propostas e a elaboração de um documento que servirá como subsídio para a Conferência Estadual de Educação. “A conferência nos traz a reflexão sobre a educação que queremos planejar para a próxima década. E é um momento importantíssimo a todos os municípios e quando nos unimos de maneira regionalizada como estamos fazendo, conseguimos crescer juntos”, disse o vereador de Cariri, Ederson dos Reis Soares.
O próximo passo é a preparação das propostas e diretrizes que serão encaminhadas à Conferência Estadual de Educação, onde as discussões terão continuidade em um nível mais amplo. Com a participação ativa de representantes de 16 municípios, a região de Gurupi demonstrou sua determinação em buscar soluções efetivas para os desafios educacionais, reforçando o compromisso de promover uma educação de excelência para todos.

     

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Escola Estadual Frederico Pedreira apresenta a II Exposição de Artes com estudantes da Educação Especial

Published

on

Uma viagem pela cultura do Tocantins é o que propõe a II exposição de artes denominada “Um olhar para o Tocantins”, com alunos da Educação Especial da Escola Estadual José Frederico Pedreiro, que está em exibição nesta quinta-feira, 11, durante todo o dia, com a culminância às 19 horas.

A exposição é o resultado do trabalho desenvolvido pela professora que leciona Artes, Joice Queiroz, que desenvolveu uma técnica especial para trabalhar as artes visuais com os alunos da Educação Especial. Esse trabalho teve início em 2022 e foi aprimorando com o tempo.

As telas retratam a cultura do Tocantins e sua história, mostra as comunidades quilombolas, pontos turísticos e danças tradicionais.

“O resultado que esses alunos apresentaram foi maravilhoso, percebemos que eles ficaram mais serenos, mais centrados em seus trabalhos, ajudou na autoestima e no desenvolvimento de habilidades e percepções, além de estudarmos mais sobre a cultura do Tocantins”, contou a professora Joice.

O projeto trouxe alegrias para os estudantes e familiares, por ser um espaço que eles puderam expressar sentimentos, ideias e criatividade.  O estudante João Daniel Labres Lima, 18 anos, aluno da 3ª série do ensino médio, falou do seu processo de criação. “Participar do projeto de artes inclusiva foi uma experiência muito especial para mim, porque pude mostrar um pouco de quem sou, através dos quadros que pintei. A arte de pintar me ajudou a expressar sentimentos que às vezes não consigo colocar em palavras e me fez sentir mais confiante e acolhido na escola. Com o projeto, aprendi a olhar a arte como um espaço de respeito às diferenças, de criatividade e de partilha, e me sinto feliz por fazer parte dessa construção com meus colegas”, frisou João Daniel.

Leia Também:  Prazo para municípios enviarem informações sobre ICMS Educacional encerra dia 15

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA