GURUPI

SEDUC

Centro de Mídias da Seduc sedia formação sobre Educação Híbrida ofertada pelo Ministério da Educação

Publicado em

Professores de dez escolas estaduais do Tocantins participam, nesta quinta-feira, 29, em Palmas, da formação continuada Educação Híbrida para Docentes: da Compreensão à Prática Pedagógica. A etapa presencial do curso, ofertado pelo Ministério da Educação (MEC), está sendo realizada no Centro de Mídias Educacionais do Tocantins contemplando 40 educadores de diversas regiões do Estado.

A formação teve início em fevereiro e tem carga horária total de 80 horas, sendo 72 horas em ambiente virtual e 8 horas presenciais. Ofertado no âmbito da Rede de Inovação em Educação Híbrida (RIEH), iniciativa do MEC, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, o curso é promovido no Tocantins com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O objetivo é capacitar professores do Ensino Médio para explorarem as possibilidades da Educação Híbrida implementando práticas pedagógicas inovadoras no cotidiano escolar.

O encontro presencial, mediado pela professora da Universidade Estadual de Goiás, Carla Conti de Freitas, e pela consultora do MEC, Shirley Monteiro. Segundo elas, a RIEH busca fortalecer a prática pedagógica para o uso dos Recursos Educacionais Digitais (REDs).

“O uso da tecnologia veio para mudar nossa prática pedagógica, trazendo essa nova forma de ensinar, de se comunicar com nossos estudantes. Então, nessa perspectiva, a educação híbrida vem como uma oportunidade para os professores se envolverem mais com seus alunos e abrir as oportunidades de explorar outros espaços além da sala de aula”, enfatizou Carla Conti.

Leia Também:  Formação em práticas laboratoriais na UFT de Gurupi capacita professores da rede estadual e potencializa ensino científico

Para o professor Carlos Eduardo Meira Batista, da Escola Estadual Recurso I, da cidade de Recursolândia, o curso tem um papel fundamental na formação dos docentes, oferecendo suporte para que eles possam explorar novas metodologias e recursos.

“Estamos nos instrumentalizando para utilizar as ferramentas digitais que vieram para revolucionar o ensino. Ao longo do primeiro semestre, já realizamos algumas ações pontuais como a produção de vídeos, incentivando esse protagonismo dos nossos estudantes e utilizando a criatividade, a tecnologia também nos espaços extraescolares para a aprendizagem”, relatou.

Daniel Cardoso, professor da Escola Estadual São Paulo, de Abreulândia, destacou que a formação oferece novas opções de aprimoramento das práticas pedagógicas. “É um privilégio poder participar deste curso que tem como foco os REDs, um conceito novo que abre infinitas possibilidades que vieram para potencializar a capacitação dos profissionais, aprimorando o uso das tecnologias para o ensino”, enfatizou.

A professora Jairlenes Paiva, do Colégio Estadual de Itacajá, enfatizou que a tecnologia e a criatividade são essenciais no atual cenário educacional. “É extremamente necessário que nós educadores estejamos sempre buscando esse conhecimento com relação aos recursos digitais, que podem nos ajudar a ensinar de forma mais criativa e mais atrativa para os nossos estudantes”, frisou.

Leia Também:  Seduc entrega cadernos de apoio para a educação indígena em reunião formativa com gestores das Superintendências Regionais

Centro de Mídias

O Centro de Mídias Educacionais da Seduc tem como objetivo produzir recursos educacionais digitais, como videoaulas, entrevistas, podcasts, dentre outras ferramentas que possibilitam a alternância dos tempos de aprendizagens, em momentos presenciais e remotos, com qualidade e equidade.

Conforme o gerente do Centro de Mídias Educacionais do Tocantins e coordenador estadual da RIEH, Wellington Fraga, o espaço visa auxiliar nas estratégias pedagógicas voltadas à educação híbrida, além da produção e do compartilhamento de REDs e de itinerários formativos.

“O Centro de Mídias vem auxiliar nesse processo de construção do saber, de conhecimento para os professores, numa perspectiva do uso da tecnologia na sala de aula, usando os recursos audiovisuais e levando para dentro da escola um formato diferente de trabalhar, para que o professor possa ter recursos mais atraentes e assim construirmos, juntos, uma educação que transforma”, pontuou.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Primeira agenda de Hércules Jackson na Seduc fortalece cooperação com Undime e integração entre as redes de Educação

Published

on

O novo secretário de Estado da Educação, Hércules Jackson, realizou nesta quarta-feira, 10, sua primeira agenda institucional à frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em reunião com o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO) e secretário municipal de Educação de Sucupira, Humberto Castilho. No encontro, o titular da Seduc enfatizou que a gestão estadual irá atuar de forma colaborativa com os municípios para promover avanços na qualidade da educação pública do Tocantins.

O secretário destacou que a união entre as redes estadual e municipais será a base da gestão. “Temos a convicção de que só conseguiremos avançar na qualidade da educação se trabalharmos juntos, alinhados em um propósito comum: assegurar que todos os estudantes da rede pública do Tocantins tenham acesso a uma formação de excelência”, afirmou Hércules Jackson.

O presidente da Undime, Humberto Castilho, reforçou a importância dessa aproximação para a evolução dos indicadores educacionais da Educação tocantinense.  “Esse diálogo aberto é fundamental para que atuemos de forma integrada, sem divisões entre as redes, já que o objetivo é único: garantir o aprendizado dos nossos estudantes. Ficamos honrados pela iniciativa do secretário em priorizar a Undime nesse primeiro momento. Temos certeza de que essa parceria será muito produtiva para o fortalecimento da educação nos nossos municípios”, destacou o presidente.

Leia Também:  Seduc divulga o resultado preliminar da fase regional do concurso Estudante Influencer

Diálogo com os servidores da Seduc

Ainda nesta quarta-feira, o secretário percorreu os setores da sede da Seduc, em Palmas, para conhecer a estrutura administrativa e dialogar com os servidores. Em suas primeiras palavras à frente da secretaria, destacou que a experiência na docência do ensino superior será um diferencial para conduzir políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação básica e à garantia dos direitos dos profissionais da rede.

Perfil do novo secretário


Com vasta experiência na docência do ensino superior, o professor e advogado Hércules Jackson assumiu a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na terça-feira, 9. Reconhecido por sua atuação nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, ele também acumula trajetória em gestão e assessoria pública.

O secretário da Educação é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com especializações em Direito Ambiental (UFPR), Direito Tributário (UCAM) e Direito Penal e Processo Penal (UFT).

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA