GURUPI

CULTURA

Manual de boas práticas para a pesca artesanal no Tocantins ajuda pescadores a melhorar a qualidade do pescado e a aumentar a produtividade respeitando os recursos naturais

Publicado em

O Tocantins fica em uma região estratégica e é banhado pela Bacia Hidrográfica Rio Tocantins/Araguaia, o que faz com que o Estado seja propício para a produção de pescados, sobretudo, as espécies nativas amazônicas.

O Estado é também um dos maiores produtores de pescado do Brasil e conforme os últimos dados, divulgados no ano passado pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o Tocantins configura a 18ª  maior produção brasileira.  Por conta de toda sua potencialidade, a meta do Governo do Estado é colocar o Tocantins entre os 5 maiores produtores até 2027.

Pensando nisso, os técnicos da Diretoria de Desenvolvimento da Pesca, da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), criaram e lançaram o Manual de Boas Práticas Práticas para a Pesca Artesanal no Tocantins. O documento possui 40 páginas e está disponível para download gratuito no site da Sepea, na aba Boletins Informativos.

O documento tem como objetivo ajudar os trabalhadores pesqueiros com dicas e orientações que podem facilitar o uso de técnicas que melhoram não apenas o trabalho, mas a qualidade do pescado.

Leia Também:  Instituto Histórico e Geográfico do Tocantins é fundado em Palmas com a missão de preservar e promover o patrimônio cultural do estado

Thaiana Brunes, engenheira ambiental da Sepea e que esteve envolvida na elaboração do documento,  disse que o manual foi desenvolvido com o intuito de passar orientações práticas e acessíveis para os pescadores artesanais do Tocantins.

“No manual, os pescadores encontram orientações práticas e acessíveis facilitando o uso de técnicas que melhoram a qualidade do pescado, aumentam a produtividade, atendam às regulamentações ambientais, promovam a segurança do trabalho,  mas também ajudem a preservar o meio ambiente, garantindo o sustento das gerações futuras, promovendo uma pesca mais responsável com as questões ambientais, segura e lucrativa. ”, destacou.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CULTURA

Vernissage abre a exposição ‘Circo Pra Nós!’ e celebra os 15 anos do Circo Os Kaco em Taquaruçu

Published

on

Um espaço que une sustentabilidade, natureza, alegria e cultura — o Circo Os Kaco, localizado no Distrito de Taquaruçu — realizou, na manhã desta terça-feira, 9, a abertura oficial da Exposição “Mostra Circo Pra Nós!”. A programação, aberta ao público até sábado, 13, celebra os 15 anos de atuação do grupo, consolidado como referência cultural, social e ambiental no distrito.

A Mostra é viabilizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

A secretária interina de Estado da Cultura, Valéria Kurovski e a presidente da comissão de editais da PNAB, Simone Moura representaram a pasta no evento. Valéria destacou a relevância do apoio contínuo às iniciativas culturais no Estado. “O Circo Os Kaco é um exemplo de como a cultura transforma territórios e vidas. Celebrar 15 anos desse trabalho é reconhecer o impacto da arte na formação, na educação e no desenvolvimento social.”

A gestora e coordenadora de projetos do Centro Cultural Circo Os Kaco, Marcela Pultrini, enfatizou que os editais da PNAB estadual possibilitaram melhorias estruturais no espaço, como rampas de acessibilidade, reforma de banheiros, aquisição de lona nova e equipamentos de segurança.

Leia Também:  O Tocantins se tornou destaque na imprensa especializada em cinema ao se consolidar como um dos estados com crescimento na produção de filmes de longa-metragem no Brasil. O feito é resultado direto do investimento histórico de R$ 29,59 milhões da Lei Paulo Gustavo (LPG) implementado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Com esse aporte, o Estado viu nascer uma geração de cineastas e obras que estão ganhando espaço em festivais nacionais e internacionais. O cenário marca uma virada inédita para o audiovisual tocantinense, com produções em andamento em diversas regiões, incluindo periferias, aldeias e comunidades tradicionais, ampliando o alcance e a representatividade do cinema feito no Tocantins. O excelente resultado no setor no Tocantins foi destaque em uma publicação no portal ‘Revista de Cinema’ na última sexta-feira, 11. A matéria aborda os números positivos, além da escuta pública promovida pela Secult, que está em fase de análise para buscar recursos por meio dos Arranjos Culturais do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que representa uma estratégia de fortalecimento dos polos de produção audiovisual no país. Confira a publicação na íntegra no link.

“Fomos contemplados pela PNAB em dois editais. O de infraestrutura permitiu reformar todo o espaço para garantir acessibilidade, renovar a lona, trocar equipamentos de segurança e adquirir novos materiais para as aulas. Já o edital da Mostra possibilitou celebrar os 15 anos do Circo Os Kaco, retomar nosso repertório e inaugurar a exposição fixa sobre nossa história. Esse apoio marca um novo momento, com um circo ampliado, seguro e preparado para receber mais espetáculos e eventos”, disse.

Arte, resistência e sustentabilidade

O diretor artístico e presidente da Companhia Os Kaco, Kadu Oliviê, ressaltou o significado dos 15 anos de atuação. “Quinze anos representam um trabalho consolidado. É a resistência de quem acredita ser possível viver da arte, mesmo em territórios isolados como Taquaruçu”, comentou.

Ele também destacou as ações ambientais desenvolvidas no circo desde 2010, como educação ambiental, brinquedos feitos com material reciclado, permacultura, horta, agrofloresta, sistemas de tratamento de água e bioconstrução. “Nosso espaço integra cultura, natureza e saberes ancestrais, mostrando que arte e sustentabilidade caminham juntas”, acrescentou.

O evento contou também com a presença do produtor cultural Erdilez Paiva, fundador da primeira escola de samba da capital, que contribuiu para a exposição com a doação de instrumentos, alegorias e um ‘bumba meu boi.’

Leia Também:  I ENCONTRO ESTADUAL DA CULTURA HIP HOP

Na ocasião também foi realizado um circuito guiado do espaço, que é reconhecido como ponto de cultura pelo Ministério da Cultura. A sede conta com horta, ponto de coleta de resíduos para reciclagem, lago, FusKaco,  oficina, fogueira, garagem, agrofloresta, casa de barro, galpão, escritório, camarim, cozinha e espaço da exposição, que se tornará permanente para visitação.

A manhã também contou com café da manhã e apresentação do espetáculo comemorativo.

Confira a programação da mostra

Quarta-feira (10/12)

19h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos
20h – Espetáculo Kadulino, O Palhaço Corda Bamba

Quinta-feira (11/12)

19h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos
20h – Espetáculo Meu Lixo é Um Circo

Sexta-feira (12/12)

19h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos
20h – Espetáculo Circo dos Brinquedos

Sábado (13/12)

18h – Exposição Circo Os Kaco 15 anos
18h30 – Vivência de Capacitação em Acessibilidade Cultural – Mônica Costa
19h – Espetáculo TaquaruCirco – Circo Social
20h – Espetáculo Encantos do Tocantins – Cia A Barraca
21h – Espetáculo IntervenCirco

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA