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Professores dos 139 municípios e técnicos da rede estadual participam de Formação Continuada da Educação Profissional em Palmas

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Com o objetivo de transformar a educação profissional na rede estadual de ensino, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove nos dias 4 e 5 de setembro, a Formação Continuada da Educação Profissional, na Escola Estadual Professora Elizângela Glória, em Palmas. O encontro tem como tema “Impulsionando a Educação Profissional Técnica no Tocantins”.

A capacitação, com carga horária de 20 horas, reúne professores das escolas estaduais dos 139 municípios, além de coordenadores, inspetores e técnicos das Superintendências Regionais de Educação (SREs).

A ação integra o programa Profissão Estudante, que possibilita aos jovens concluir o ensino médio com uma formação técnica, ampliando suas oportunidades de inserção no mundo do trabalho. A iniciativa também contribui diretamente para o cumprimento das metas 9, 15 e 20 do Plano Estadual de Educação do Tocantins (PEE/TO 2015-2025), voltadas à expansão da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), à formação de jovens e adultos e à qualificação permanente dos educadores.

“O Estado tem a missão de alavancar a educação profissional e o desenvolvimento do Tocantins por meio da formação técnica para os nossos jovens. A EPT é essa porta de possibilidades para o estudante, podendo se profissionalizar para trabalhar durante o ensino médio. Essa é a realidade da maioria dos nossos jovens da educação pública, que precisam trabalhar. Nós, enquanto rede de educação, temos o papel de auxiliar os estudantes para que possam trilhar esses caminhos ajudando os alunos a reconhecerem, dentro dos contextos sociais que eles vivem, essas oportunidades”, destacou a superintendente de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria de Souza.

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Programação

Com uma metodologia que articula teoria e prática, a formação incentiva a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas e de gestão adequadas às diferentes realidades educacionais e produtivas do Estado.

Durante os dois dias, são discutidos temas como: integração do Ensino Médio com a Educação Profissional; legislação vigente e documentos orientadores; implantação de cursos técnicos articulados a arranjos produtivos locais e parcerias; integração curricular; práticas pedagógicas inovadoras; desenvolvimento de projetos integradores e articulação com o mercado de trabalho.

Participante do encontro, o professor Wendel Bezerra, do curso técnico em agroecologia da Escola Família Agrícola Padre Josimo, em Esperantina, região do Bico do Papagaio, avalia a importância da iniciativa.

“A educação profissional é um modelo de educação muito mais completo, porque proporciona uma formação integral do estudante e prepara também para o mercado de trabalho, para a vida. Todo esse investimento que o Estado está fazendo para a EPT na criação dessa política pública de educação profissional e tecnológica trará muitos benefícios para os nossos jovens”, relatou.

O  professor Arliton Martins, do curso técnico em agronegócio do Colégio Estadual Vereador Pedro Xavier Teixeira, de Nova Rosalândia, reforça que momentos formativos fortalecem a prática docente.

“Essa capacitação nos dá esse suporte para a melhoria do processo educativo dentro da unidade de ensino. Acredito que esses investimentos na política da EPT vêm no momento exato em que a educação profissional no Tocantins e no Brasil está em expansão”, frisou.

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Parcerias

Para consolidar a política de educação profissional, o programa Profissão Estudante conta com parcerias estratégicas, como a Fundação Itaú Educação e Trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)  e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Durante o evento, o consultor da Fundação Itaú Educação e Trabalho, Paulo Cunha, ressaltou que o Brasil vive um momento de expansão da EPT e que o Tocantins acompanha essa tendência, priorizando a formação técnica como caminho para a empregabilidade.

“Estamos vivenciando o impacto que a oferta da educação profissional tem na vida dos estudantes, mas também nos processos de transformação social. Precisamos pensar nos processos educativos nos mais diferentes contextos e o Itaú Educação e Trabalho tem como foco apoiar as redes de ensino para estruturar a EPT de acordo com as demandas locais”, enfatizou.

A gerente de Educação Profissional da Seduc, Aurimar Batista da Cruz, reforçou que o Estado vive um momento estratégico na construção coletiva de uma educação transformadora por meio da EPT:

“Estamos diante de novos desafios e é fundamental preparar nossos profissionais para uma atuação cada vez mais técnica, contextualizada e comprometida com os territórios. Essa formação é um passo decisivo na valorização dos nossos educadores e na ampliação da Educação Profissional com qualidade no Tocantins. É um momento de compartilharmos experiências e de trabalharmos o desenvolvimento de competências e habilidades pedagógicas, para que cada um possa voltar para seus municípios fazendo diferença na vida dos nossos estudantes”, frisou.

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EDUCAÇÃO

Primeira agenda de Hércules Jackson na Seduc fortalece cooperação com Undime e integração entre as redes de Educação

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O novo secretário de Estado da Educação, Hércules Jackson, realizou nesta quarta-feira, 10, sua primeira agenda institucional à frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em reunião com o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO) e secretário municipal de Educação de Sucupira, Humberto Castilho. No encontro, o titular da Seduc enfatizou que a gestão estadual irá atuar de forma colaborativa com os municípios para promover avanços na qualidade da educação pública do Tocantins.

O secretário destacou que a união entre as redes estadual e municipais será a base da gestão. “Temos a convicção de que só conseguiremos avançar na qualidade da educação se trabalharmos juntos, alinhados em um propósito comum: assegurar que todos os estudantes da rede pública do Tocantins tenham acesso a uma formação de excelência”, afirmou Hércules Jackson.

O presidente da Undime, Humberto Castilho, reforçou a importância dessa aproximação para a evolução dos indicadores educacionais da Educação tocantinense.  “Esse diálogo aberto é fundamental para que atuemos de forma integrada, sem divisões entre as redes, já que o objetivo é único: garantir o aprendizado dos nossos estudantes. Ficamos honrados pela iniciativa do secretário em priorizar a Undime nesse primeiro momento. Temos certeza de que essa parceria será muito produtiva para o fortalecimento da educação nos nossos municípios”, destacou o presidente.

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Diálogo com os servidores da Seduc

Ainda nesta quarta-feira, o secretário percorreu os setores da sede da Seduc, em Palmas, para conhecer a estrutura administrativa e dialogar com os servidores. Em suas primeiras palavras à frente da secretaria, destacou que a experiência na docência do ensino superior será um diferencial para conduzir políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação básica e à garantia dos direitos dos profissionais da rede.

Perfil do novo secretário


Com vasta experiência na docência do ensino superior, o professor e advogado Hércules Jackson assumiu a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na terça-feira, 9. Reconhecido por sua atuação nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, ele também acumula trajetória em gestão e assessoria pública.

O secretário da Educação é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com especializações em Direito Ambiental (UFPR), Direito Tributário (UCAM) e Direito Penal e Processo Penal (UFT).

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