GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins inaugura pavimentação em Filadélfia

Publicado em

O Governo do Tocantins inaugurou na tarde deste sábado, 6, a pavimentação de aproximadamente 6 mil metros quadrados em Bielândia, distrito do município de Filadélfia.

A obra foi inaugurada pelo presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Issam Saado, que na oportunidade representou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pelo prefeito do município, David Bento.

“Essa entrega é parte do compromisso do governador

Wanderlei Barbosa em melhorar a infraestrutura do Estado e proporcionar mais qualidade de vida para a população”, frisou Issam Saado.

O Presidente da Jucetins destacou que a pavimentação do distrito trará mais conforto e segurança no dia a dia dos moradores de Bielândia, além de melhorias significativas na mobilidade urbana. “O Governo do Tocantins está empenhado em continuar investindo em obras e projetos que tragam benefícios para o tocantinense”, enfatizou Issam Saado.

O presidente ressaltou ainda o compromisso do Governo com as causas de todos os municípios. “Como representante do povo, o Governador tem cumprido os compromissos com as 139 prefeituras do Estado”, finalizou.

Investimento

De acordo com o secretário de Administração de Filadélfia, Esau Maranhão, a pavimentação em bloquetes contemplou aproximadamente 6 mil metros quadrados.

O Governo do Tocantins investiu no município de Filadélfia R$ 2 milhões. O investimento faz parte do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego e Renda. Para a obra em Bielândia foram investidos R$ 750 mil. O restante do recurso foi destinado para a reforma da orla e pavimentação de ruas na cidade.

O prefeito de Filadélfia, David Bento, frisou que o investimento do Governo do Estado valoriza as pessoas. “Acabou com a lama e com a poeira no distrito”, destacou.

David Bento afirmou que a opção pelos bloquetes em Bielândia se deu por conta da contratação de mão de obra local pelas empresas que executaram o serviço. “Aproximadamente 30% desse recurso ficou na mão do nosso povo”, informou.

Obra

A comerciante Marcélia Oliveira afirmou que a pavimentação é uma conquista muito aguardada pela comunidade. “Estamos sendo reconhecidos”, destacou.

Ela é beneficiada diretamente, pois o seu comércio localiza-se em uma das vias pavimentadas. “Antes tinha muita poeira e buraco. Agora temos ruas bem organizados”, comemorou a comerciante.

Evento

A inauguração da obra ocorreu  durante as festividades do aniversário de 29 anos do distrito de Bielândia.

Além da pavimentação, a Prefeitura de Filadélfia inaugurou a Praça Ana Maria Aires Andrade e um abatedouro de frangos.

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres, esteve presente no evento.

Leia Também:  Governo do Tocantins lança edital para fortalecer Organismos de Políticas para Mulheres nos municípios
Advertisement

TOCANTINS

Tocantins Amigo do Pet chega a Gurupi e amplia rede de cuidado animal com castrações gratuitas e ações educativas

Published

on

O cuidado com os animais começou pelas salas de aula em Gurupi. Antes da realização de consultas e cirurgias, uma mensagem já era levada às escolas municipais: cuidar dos animais também é uma forma de cuidar da sociedade. Com essa proposta, o programa Tocantins Amigo do Pet iniciou uma nova etapa de atuação no Estado, com a abertura oficial realizada nesta sexta-feira, 26, no Centro de Controle de Zoonoses do município.

O evento contou com a participação da prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do deputado estadual Eduardo Fortes; do secretário municipal de Saúde, Ricardo Silva; além de representantes das instituições parceiras na execução do programa, de integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar e moradores do município.

Idealizada pela primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, a iniciativa chega a Gurupi com a previsão de realizar cerca 400 consultas e 360 castrações gratuitas de cães e gatos, ampliando o acesso da população a um serviço considerado essencial para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Ao longo da programação, que segue até domingo, 28, mais de 20 profissionais estarão envolvidos, oferecendo serviços voltados à saúde, ao cuidado e à orientação dos tutores.

O Tocantins Amigo do Pet é uma iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Gurupi, o Instituto Pizada, responsável pela execução do programa, e o Comitê Pró-Animais do Tocantins. A ação também recebe apoio de recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Eduardo Fortes.

Leia Também:  Naturatins reúne ações educativas, culturais e esportivas na abertura da Agenda Ambiental do Parque Estadual do Lajeado

A união de esforços entre Estado, município e entidades da causa animal tem permitido levar atendimento especializado para diferentes regiões do Tocantins. Antes de Gurupi, o programa já passou por Aliança do Tocantins, Dianópolis, Palmeirópolis, Colinas do Tocantins, Paranã, Natividade, Augustinópolis e Araguatins.

Parceria que fortalece a causa animal

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que iniciativas como o Tocantins Amigo do Pet representam avanços na construção de políticas públicas voltadas à proteção animal. Segundo a gestora, a parceria entre o Governo do Estado e parlamentares que destinam recursos tem ampliado o acesso da população às castrações gratuitas e fortalecido as ações de controle populacional de cães e gatos.

Josi Nunes também ressaltou o papel da primeira-dama Karynne Sotero na defesa da causa animal e na expansão do programa pelos municípios tocantinenses. “A primeira-dama abraçou essa causa com muito carinho. Quando um líder assume uma causa, isso faz toda a diferença. Foi esse compromisso com a causa animal que permitiu levar esse trabalho aos municípios, beneficiando tantas famílias e seus animais”, afirmou.

Educação para formar uma geração mais consciente

Como parte da programação do Tocantins Amigo do Pet, a Semarh realizou, na quinta-feira, 25, uma ação educativa em cinco escolas municipais de Gurupi, alcançando cerca de 300 crianças com idade entre 8 e 10 anos.

Por meio de atividades lúdicas e do uso de materiais informativos, como revistas produzidas com linguagem adequada à faixa etária dos estudantes, a ação levou às crianças informações sobre adoção responsável, a importância da castração, a prevenção aos maus-tratos e o respeito aos animais.

Leia Também:  Com foco na geração de emprego e renda, Governo do Estado aprova incentivos fiscais a empresas que vão injetar mais de R$ 57 milhões na economia tocantinense

Para a diretora da Escola Municipal Doutor Ulisses Guimarães, Kelly Regina Silva Miranda Barbosa, a iniciativa contribui para a formação cidadã dos alunos ao trabalhar valores como responsabilidade, empatia e cuidado. “Esse projeto é muito importante para a nossa cidade e contribui para que nossas crianças cresçam conscientes dos cuidados que devemos ter com os animais domésticos e também com aqueles que vivem nas ruas”, destacou.

A palestrante da Semarh, Samara Almeida, reforçou que a educação é uma das principais ferramentas para transformar a relação entre pessoas e animais. “Conversar com as crianças sobre adoção responsável, castração e respeito aos animais é investir na formação de cidadãos mais conscientes. Quando elas compreendem desde cedo que os animais são seres que merecem cuidado e respeito, tornam-se multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa e também na comunidade. A educação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir os maus-tratos e construir uma cultura de responsabilidade e bem-estar animal para as próximas gerações”, ressaltou.

Karynne Sotero pontuou que o Tocantins Amigo do Pet representa um avanço nas políticas de proteção animal ao integrar atendimento veterinário e educação, ampliando o cuidado para além dos procedimentos clínicos. “Quando levamos essa mensagem para as escolas, ajudamos a formar uma geração mais consciente, que entende que a proteção animal também faz parte da construção de uma sociedade melhor. Esse trabalho é resultado da união de esforços entre o Governo do Estado, municípios, parlamentares e instituições que acreditam nessa causa”, afirmou.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA