GURUPI

Prefeitura de Gurupi

Vem Ver Gurupi realiza 12ª edição com mais de 300 consultas e 185 cirurgias oftalmológicas

Publicado em

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos dias 18 e 19 mais uma etapa do Projeto Vem Ver Gurupi. Nesta 12ª edição foram realizados 304 consultas oftalmológicas, 267 procedimentos de limpeza de lente (YAG Laser), 150 cirurgias de catarata e 35 cirurgias de pterígio.

A ação segue consolidada como uma das principais iniciativas de saúde ocular do município, contribuindo para reduzir a fila de espera por consultas e procedimentos especializados, além de devolver mais qualidade de vida aos pacientes atendidos.

Entre os beneficiados está o aposentado José Dias dos Santos, que já realizou três cirurgias por meio do projeto e retornou nesta edição para realizar a limpeza da lente. “Fiz três cirurgias pelo projeto, uma de pterígio e duas de catarata. Para mim foi uma bênção, porque não teria condições de fazer tudo no particular. Agora voltei para o retorno e já fiz a limpeza da lente. Só tenho a agradecer por esse projeto”, relatou.

Leia Também:  Ipasgu chega à Lagoa da Confusão com parceria firmada pela Prefeitura de Gurupi

Nova etapa

Os atendimentos terão continuidade entre os dias 27 e 30 de junho, durante a 13ª edição do Vem Ver Gurupi. O destaque desta etapa será a presença de um especialista em retina e a realização de aplicações de Avastin, medicamento utilizado no tratamento de doenças que afetam a retina e podem comprometer a visão.

Além dos atendimentos especializados em retina, a ação continuará ofertando consultas oftalmológicas, procedimentos de limpeza de lente (YAG Laser), cirurgias de catarata e de pterígio.

De acordo com a diretora da Central Municipal de Regulação, Aniele Soares, os atendimentos serão realizados seguindo o fluxo normal: encaminhados pelas Unidades de Saúde e devidamente regulados. Mas quem não tiver encaminhamento, poderá procurar sua Unidade de Saúde para avaliação ou buscar atendimento diretamente durante a ação para verificar a disponibilidade de vagas e os critérios de atendimento.

Advertisement

GURUPI

Programa Contêiner Social: Prefeitura de Gurupi cria iniciativa para ampliar descarte correto de resíduos

Published

on

A Prefeitura de Gurupi publicou decreto nesta sexta-feira, 18, que cria o Programa Contêiner Social, iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão ambiental, ampliação dos pontos de recebimento de resíduos e combate ao descarte irregular no município. A medida também estabelece regras para utilização da área municipal de destinação e institui o preço público para descarte de resíduos sólidos da construção civil, galhadas e materiais inertes.

O Programa Contêiner Social nasce como um instrumento de cooperação entre o poder público e a iniciativa privada para ampliar a capacidade de coleta e oferecer alternativas adequadas à população e aos geradores de resíduos. A proposta busca reduzir pontos de descarte irregular, promover educação ambiental e fortalecer a infraestrutura municipal destinada ao recebimento e destinação final dos materiais.

Entre as medidas adotadas, o município também garantirá isenção para atender às necessidades da população em geral, permitindo descarte gratuito uma vez por mês para carro ou carretinha, limitado a um descarte por placa, assegurando que pequenos geradores tenham acesso facilitado ao serviço e incentivando o descarte ambientalmente correto.

Leia Também:  Aconteceu hoje em Gurupi, dia 11 de Fevereiro de 2023 o grande Aulão da Aprovação GPS Cursos

Para os demais casos, foi instituído o preço público para descarte, aplicado conforme o porte do veículo ou equipamento utilizado. Os procedimentos de pagamento e operacionalização serão regulamentados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, conforme as normas de utilização da área de descarte, mediante emissão de documento oficial pelo Município.

A gestão do serviço ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura, que também conduz a recuperação da área da cascalheira, espaço que receberá os resíduos de forma organizada e ambientalmente adequada. As melhorias incluem adequação operacional e manutenção contínua da estrutura.

A secretária municipal de Infraestrutura, Juliana Passarim, destacou que a iniciativa busca equilibrar acesso ao serviço e sustentabilidade da operação.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente atuará em parceria com a Infraestrutura na fiscalização e acompanhamento ambiental da iniciativa.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Rocha, ressaltou que o programa representa um avanço na política ambiental do município. “Estamos criando instrumentos permanentes para reduzir descartes irregulares e fortalecer a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos. Com fiscalização, estrutura adequada e participação da sociedade, Gurupi avança na preservação ambiental e na construção de uma cidade mais organizada e sustentável.”

Leia Também:  Prefeitura de Gurupi decreta ponto facultativo na próxima quinta-feira, 28, véspera da Sexta-feira Santa

Com a nova política, Gurupi amplia os mecanismos de gestão dos resíduos urbanos, promove maior organização do espaço público e reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA