GURUPI

25ª edição do Arraiá da Amizade

25ª edição do Arraiá da Amizade abre com sucesso de público, grandes shows e celebração da cultura nordestina em Gurupi

Publicado em

A abertura da 25ª edição do Arraiá da Amizade foi marcada por uma verdadeira celebração da cultura nordestina, reunindo um grande público no pátio do Shopping Araguaia, em Gurupi, na noite desta quinta-feira, 25. A primeira noite do evento contou com apresentações culturais, concursos juninos e grandes shows musicais que animaram o público até a madrugada.

Subiram ao palco artistas locais e regionais como Encontro dos Sanfoneiros, Rick Souza, Igor Cunha, Robinho Estilizado e Projeto 1+1, além do aguardado show nacional de Solange Almeida, que animou o público ao interpretar grandes sucessos de sua carreira e clássicos do forró.

 A prefeita Josi Nunes destacou a grandiosidade da festa e comemorou a forte participação popular já na abertura do evento. “É uma alegria muito grande ver o Arraiá da Amizade chegando à sua 25ª edição com essa força, essa energia e esse grande público. Preparamos uma estrutura excelente, uma programação diversificada e tudo com muito carinho para nossa população. O mais importante é ver as famílias participando, valorizando nossa cultura e celebrando juntas esse momento tão especial para Gurupi”, afirmou a prefeita.

 A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Liliane Pagliriani, ressaltou o empenho da gestão municipal na organização do evento e destacou a importância cultural do Arraiá. “Estamos trabalhando com muito empenho para entregar uma festa à altura do que os gurupienses merecem. O Arraiá da Amizade é tradição, é valorização da cultura nordestina, incentivo aos artistas locais e também promoção de entretenimento de qualidade para nossa população. Chegar à vigésima quinta edição mostra o quanto esse evento cresce e se fortalece a cada ano, incentivando novas gerações apaixonadas pela cultura junina”, destacou.

Apresentações encantaram o público

 Abrindo a programação cultural, o público acompanhou a apresentação da Junina da APAE, seguida pelo grupo da Melhor Idade da Secretaria Municipal de Cultura.

 Na sequência começaram as competições individuais das juninas. A disputa iniciou com as Rainhas Mirins Helena Costa dos Santos, da Junina Império Nordestina, e Echely Teixeira Guedes, da Junina Filhos do Cerrado.

 O público também acompanhou a competição dos Casais Cangaço com  Crislayne Gomes Reis e Luiz Felipe Lopes Campos, da Junina Império Nordestina, e Ana Clara Abreu Barbosa e Naynara Martins da Silva, da Junina Cabroeira do Norte.

Leia Também:  Samuel Rodrigues Martins assume a Secretaria de Educação de Gurupi

 A noite contou ainda com a disputa da Rainha da Diversidade entre Yara Martins, da Tradição Matuta e Irys Vitória, da Império Nordestina.

 Na competição de Casal de Noivos participaram: Vitória Alves da Luz Santos e Douglas Freitas – Império Nordestina; Maria Eduarda Rocha Santos e Riquelme Pereira Araújo Buarque – Tradição Matuta; Isabella Borges Martins e Pyetro Reis Araújo – Fogo de Pimenta; Rayane Pinheiro dos Santos e Lucas F. de Castro – Cabroeira do Norte.

 Já na disputa das Rainhas se apresentaram:  Jheniffer Lourrayne – Tradição Matuta; Sarah Alves – Fogo de Pimenta; Jéssica Alves – Império Nordestina;  e Dielly Feitosa – Cabroeira do Norte.

 Após as apresentações e apuração dos jurados, foram divulgados os seguintes resultados:

Rainha Mirim

1º lugar – Echely Teixeira Guedes – Filhos do Cerrado

Rainha da Diversidade

1º lugar – Irys Vitória – Império Nordestina

2º lugar – Yara Martins – Tradição Matuta

Casal de Noivos

1º lugar – Vitória Alves da Luz Santos e Douglas Freitas – Império Nordestina

2º lugar – Isabella Borges Martins e Pyetro Reis Araújo – Fogo de Pimenta

3º lugar – Rayane Pinheiro dos Santos e Lucas F. de Castro – Cabroeira do Norte

5º lugar – Maria Eduarda Rocha Santos e Riquelme Pereira Araújo Buarque – Tradição Matuta

Casal Cangaço

1º lugar – Crislayne Gomes Reis e Luiz Felipe Lopes Campos – Império Nordestina

2º lugar – Ana Clara Abreu Barbosa e Naynara Martins da Silva – Cabroeira do Norte

O resultado da categoria Rainha do Arraiá será divulgado nesta sexta-feira, 26, mesma data em que acontecerá a premiação oficial.

Premiação

 O Arraiá da Amizade 2026 distribuirá um total de R$ 68.082,00 em premiações, fortalecendo o incentivo à cultura junina e valorizando os grupos participantes.

Rainha do Arraiá da Amizade: Troféu + R$ 3.242,00

Marcador: Troféu + R$ 3.242,00

Casal de Noivos: Troféu + R$ 3.242,00

Rainha Mirim: Troféu + R$ 3.242,00

Casal de Cangaço: Troféu + R$ 3.242,00

Rainha G: Troféu + R$ 3.242,00

 Grupo “A” – Quadrilhas Estilizadas

1º Lugar: Troféu + R$ 16.210,00

2º Lugar: Troféu + R$ 9.726,00

Leia Também:  Com o apoio do Estado, tocantinenses disputam a Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas

3º Lugar: Troféu + R$ 6.484,00

 Grupo “B” – Quadrilhas Comunidade ou Grupo de Acesso

1º Lugar: Troféu + R$ 8.105,00

2º Lugar: Troféu + R$ 4.863,00

3º Lugar: Troféu + R$ 3.242,00

Público aprova evento

 Quem participou da primeira noite fez questão de elogiar a estrutura, organização e programação do evento.

 A empreendedora Maria Luiza Maia destacou o ambiente familiar e a beleza das apresentações. “Está tudo muito bonito, organizado e com apresentações emocionantes. É uma festa que valoriza nossa cultura e reúne as famílias”, afirmou.

 O vendedor Caciano Ribeiro aprovou a programação de shows e parabenizou a gestão municipal pela realização do evento. “A programação ficou excelente. Gurupi merece uma festa desse tamanho e está tudo muito bem organizado”, comentou.

 Já a servidora pública Fernanda Souza ressaltou a grandiosidade da estrutura e garantiu presença nas próximas noites. “Parabéns à Prefeitura por promover um evento tão grandioso. Está lindo e eu com certeza voltarei nas próximas noites”, disse.

 Presenças

 Além da prefeita Josi Nunes e do vice-prefeito Adailton Fonseca, prestigiaram o evento secretários municipais, o senador Eduardo Gomes, o deputado federal Carlos Gaguim, os deputados estaduais Eduardo Fortes, Eduardo Gomes e Gutierres Torquato, o vice-governador Laurez Moreira, o ex-governador Sandoval Cardoso, o ex-vice-governador João Oliveira, além dos vereadores Ivanilson Marinho, Jair Souza, Ronaldo Lira, Leda Perini e Colemar da Saborelle.

 Programação segue nesta sexta-feira, 26

 A segunda noite do Arraiá da Amizade será dedicada ao Concurso do Grupo de Acesso, com a participação de três juninas, além de shows de artistas locais e da Companhia do Calypso.

 Shows

Luciana Batidão

Nalberth e Murilo

Kaçula Mil Voltz

Skema do Brasil

Rafael Barbosa

Chico Chokolate e Manuel Cerqueira

Show nacional: Companhia do Calypso

 Encerramento no dia 27 de junho

A terceira noite será reservada ao Concurso do Grupo Estilizado, também com a participação de três juninas, além de atrações musicais que prometem encerrar o evento em clima de muita animação.

 Shows

Deusa Pinheiro

Barbosa na Pisada

Joan Alessandro

Dayana

Mistura Nativa

Hariely Santos

Will Oliveira

                                       

Advertisement

GURUPI

Mais de 100 participantes debatem fortalecimento da assistência social em reunião descentralizada do CEAS em Gurupi

Published

on

Mais de 100 participantes estiveram reunidos nesta quinta-feira, 25, em Gurupi, durante a Reunião Ordinária Descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social do Tocantins (CEAS/TO). O evento contou com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e reuniu conselheiros, gestores municipais e estaduais, técnicos da área e representantes da sociedade civil.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a articulação entre Estado e municípios, ampliar a participação dos territórios nas discussões e contribuir para o aprimoramento da Política de Assistência Social no Tocantins.

Entre os principais pontos deliberados estiveram a aprovação do Relatório Trimestral de Prestação de Contas da Assistência Social, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2025, e da Portaria nº 138, que institui a Vigilância Socioassistencial no âmbito estadual.

A presidente do CEAS/TO, Maria Nágila Práigida, destacou que a realização do encontro em Gurupi faz parte da estratégia de aproximação do Conselho com os municípios.

“A realização da reunião em Gurupi integra a estratégia de descentralização das ações do CEAS/TO, fortalecendo o diálogo com os municípios e contribuindo para a efetivação das diretrizes da Política de Assistência Social”, afirmou.

Leia Também:  Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue chega ao Setor Campo Bello nesta quinta-feira, 28

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Cleizenir dos Santos, ressaltou a importância da iniciativa para o fortalecimento do controle social e da participação coletiva na construção das políticas públicas.“As reuniões descentralizadas aproximam o Conselho dos territórios, fortalecem o controle social e ampliam a participação de usuários, trabalhadores e entidades da assistência social na construção e no aperfeiçoamento das políticas públicas”, enfatizou.

Durante o encontro, a Setas também apresentou informes sobre o monitoramento da assistência social nos municípios, o acompanhamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a execução dos Benefícios Eventuais, o Programa Bolsa Família, o Cadastro Único, o Programa BPC na Escola e o alinhamento do Encontro Regional Norte da Proteção Social Básica.

Outros temas abordados incluíram o Cartão do Idoso, a prestação de contas dos municípios e ações voltadas ao atendimento de gestantes, crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria Executiva do CEAS apresentou ainda informes administrativos relacionados às atividades do colegiado, incluindo a criação de comissão temática e a realização de reunião extraordinária.

“A reunião em Gurupi marcou o encerramento do ciclo de encontros descentralizados do CEAS e foi bastante produtiva. Tivemos a aprovação de três pautas importantes: a criação da comissão de acompanhamento do Cadastro Único e Bolsa Família, a resolução referente à Portaria nº 138 da Vigilância Socioassistencial e o Relatório Trimestral de Prestação de Contas da Assistência Social. Além das deliberações, compartilhamos informações estratégicas com os municípios, fortalecendo o diálogo e o controle social da política de assistência social no Tocantins”, destacou a secretária executiva do CEAS, Cleuza Bessa.

Leia Também:  A Casa do Empreendedor de Gurupi orienta Microempreendedores Individuais sobre regularização de débitos com a Receita Federal

Controle social

O Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/TO) é uma instância permanente e deliberativa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), composta de forma paritária por representantes do Governo e da sociedade civil. Entre suas atribuições estão a normatização, fiscalização e o acompanhamento da Política Estadual de Assistência Social, além do controle social sobre a aplicação dos recursos destinados à área.

A realização da reunião em Gurupi reforça o compromisso do CEAS/TO e do Governo do Tocantins com o fortalecimento da gestão participativa, da transparência e da construção coletiva das políticas públicas de assistência social.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA