GURUPI

ADAPEC

Tocantins supera meta e vacina mais de 350 mil bezerras contra a brucelose

Publicado em

Mantendo a brucelose sob controle no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), divulgou nesta quinta-feira, 15, o resultado da cobertura vacinal da segunda etapa da campanha contra a zoonose. Ao todo, foram vacinadas 354.044 bovídeas (bovinas e bubalinas) entre três e oito meses de idade, o que representa 88,57% dos animais em idade vacinal no Estado. A campanha foi realizada no período de 1º de julho a 31 de dezembro de 2025.

O presidente da Adapec, Rodrigo Guerra, destacou que o índice alcançado pelo Tocantins está acima da meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e reforçou o papel do produtor rural nesse resultado. “Esse número mostra o compromisso do produtor tocantinense com a sanidade do rebanho. A vacinação é uma grande aliada para evitar prejuízos, proteger a produção e também a saúde das pessoas”, afirmou Rodrigo Guerra.

A responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (Pecebt), Carolina Silveira Ozório, explicou que os produtores rurais que ainda não realizaram a vacinação ou a declaração serão notificados para que possam se regularizar e garantir que a imunização alcance todo o rebanho no Estado.

Leia Também:  Andar na reserva: Detran/TO explica os riscos e penalidades de transitar com a gasolina do veículo no limite

“Enquanto a situação não for regularizada, a ficha de movimentação do rebanho fica temporariamente bloqueada, conforme a legislação, e podem ser aplicadas as penalidades previstas, no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado e R$ 127,69 por propriedade não declarada”, destacou Carolina Ozório.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Com apoio do governo do Tocantins, a Sepot participa da Assembleia Eletiva da ArPIT no povo Apinajé

Published

on

A Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) marcou presença nesta sexta-feira, 16, na abertura da Assembleia Eletiva da Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins (ArPIT), realizada na Aldeia São José, do povo Apinajé, no município de Tocantinópolis.

O secretário de Estado, Ercivaldo Xerente, representou a Pasta no espaço máximo de deliberação, fortalecimento organizativo e exercício democrático do movimento indígena regional.

O evento, que segue até o dia 18 de janeiro, reúne lideranças de diversas regiões do Tocantins para discutir pautas estratégicas de interesse dos povos indígenas, além de conduzir o processo de eleição da nova coordenação da ArPIT.

 A assembleia reafirma os princípios da representatividade, da participação coletiva e do protagonismo indígena na construção das decisões que impactam o fortalecimento das comunidades.

Para o secretário Ercivaldo Xerente, a participação da Sepot é fundamental para assegurar o diálogo institucional e reforçar o compromisso do Governo do Tocantins com as organizações indígenas. “A ArPIT cumpre um papel essencial na articulação regional e na defesa dos direitos dos povos indígenas. Estar presente nesse momento significa reconhecer e respeitar a autonomia das lideranças e fortalecer nossa parceria com cada organização de base”, destacou.

Leia Também:  Secult abre Escuta Pública para agentes culturais com foco na aplicação da Política Nacional Aldir Blanc

A ArPIT ressaltou, no convite oficial, a importância da participação da Secretaria, para ampliar a legitimidade do processo eletivo e fortalecer a unidade entre as organizações.

A assembleia também abre espaço para encaminhamentos sobre políticas públicas, desafios emergentes e prioridades definidas coletivamente pelas lideranças.

A Sepot reafirma seu compromisso em atuar lado a lado com as organizações indígenas, promovendo articulação, diálogo contínuo e apoio institucional às iniciativas que fortalecem os povos originários e tradicionais do Tocantins.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA