GURUPI

ADAPEC

Governo do Tocantins participa da 92ª sessão da Organização Mundial de Saúde Animal em Paris

Publicado em

Representantes da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), participam da 92ª sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH), em Paris, França. A comitiva do Tocantins, além de participar dos fóruns de saúde animal, receberá o certificado internacional de livre da febre aftosa sem vacinação, dia 29 de maio, um marco na história do Estado e do Brasil.

O vice-presidente da Adapec, Lenito Abreu, afirma que a participação no evento é uma oportunidade para discutir desafios e consolidar a evolução do status sanitário do Tocantins. “O reconhecimento internacional é um passo importante para a abertura de novos mercados e reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a defesa agropecuária e os produtores rurais”, ressalta.

O Fórum de Saúde Animal, que iniciou dia 25 e segue até o dia 29 de maio, discutirá “Vacinas veterinárias e vacinação: da ciência à ação – reflexões para a mudança”. O evento promove discussões entre especialistas no assunto e partes interessadas, com apresentações formais e mesas redondas.

Leia Também:  Final da Copa do Craque movimenta Gurupi e destaca força política de Eduardo Fortes

Participantes   

Da Adapec, participa o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa, João Eduardo Pires; o assessor de gabinete, Francisco Ramos; o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal, Márcio Rezende e o vice-presidente, Lenito Abreu.   Da Seagro, o diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária, José Américo Vasconcelos e o Secretário, Jaime Café.

92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados

A 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados ocorre de 25 a 29 de maio de 2025, na Maison de La Chimie em Paris, França.

O evento reúne 183 membros da WOAH e representantes de organizações internacionais, países e territórios observadores, principais partes interessadas e convidados especiais.

Durante este importante evento institucional, a Assembleia Mundial de Delegados adotará resoluções administrativas e técnicas.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Naturatins beneficia mais de 3,2 mil pessoas na 1ª etapa do Projeto Peixe+

Published

on

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, nesta quinta-feira, 11, a primeira etapa das atividades do Projeto Peixe+, iniciativa voltada ao fortalecimento da educação ambiental e à conscientização sobre a preservação dos recursos pesqueiros durante o período de piracema.

A ação tem como objetivo levar informações sobre boas práticas de conservação, importância da proteção da fauna aquática e orientações sobre o período de defeso, reforçando a necessidade de preservar os ambientes naturais e garantir a continuidade das espécies.

Ao todo, o projeto visitou 30 municípios, abrangendo escolas e comunidades de diferentes regiões do Tocantins. Durante o período de visitação, foram atendidas 20 escolas municipais e 10 escolas estaduais, totalizando 3.214 pessoas alcançadas nessa primeira etapa. As atividades incluíram palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais educativos e dinâmicas voltadas para o público estudantil e para as comunidades locais.

A fiscal ambiental do Naturatins, Vangela Azevedo dos Santos, destacou a importância e os resultados alcançados nesta fase do projeto. “Encerramos essa primeira etapa com um balanço muito positivo. As visitas mostraram que existe grande interesse e receptividade por parte das escolas e comunidades, e isso reforça a necessidade de ampliar esse diálogo sobre a conservação dos recursos naturais. O Tocantins depende muito de seus rios, e trabalhar a conscientização sobre a preservação, especialmente durante o período de defeso, é uma missão que o Naturatins tem reforçado”, afirmou.

Leia Também:  Semana Silvestre será realizada de 14 a 18 de agosto

Vangela acrescentou ainda que o projeto seguirá avançando para novos locais. “O Projeto Peixe+ segue agora para o planejamento das próximas etapas, com o compromisso de levar informação e educação ambiental a mais municípios do nosso Estado”, completou.

As atividades do Projeto Peixe+ estão programadas para serem retomadas em fevereiro, com o retorno do ano letivo nas escolas.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA