GURUPI

ADAPEC

Governo do Tocantins e órgãos parceiros realizam ações do projeto de RI na Semana do Meio Ambiente

Publicado em

Com o objetivo de dar uma destinação correta às embalagens vazias de agrotóxicos, o Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e órgãos parceiros realizam na Semana do Meio Ambiente, nove edições do Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos atendendo pequenos e médios produtores rurais. Nesta semana já foram realizadas sete edições do projeto, atendendo diretamente 315 produtores, com a devolução de 18.647 embalagens.

O projeto atendeu na Semana do Meio Ambiente, produtores rurais dos municípios de Sítio Novo do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Araguacema, Paraíso do Tocantins, Pium, Dois Irmãos e Itaguatins. Ainda serão realizados nesta sexta-feira, 6, o RI em Paranã e no sábado, 7, em Palmeirópolis.

A supervisora da Área Vegetal da Regional da Adapec de Paraíso do Tocantins, Wilma xxx destacou que este ano houve uma maior participação de produtores rurais no RI, e que, consequentemente, houve um aumento no número de embalagens vazias devolvidas. Também na Regional de Araguatins, a supervisora, Patrícia de Lourdes Xavier, destacou este crescimento. “Tivemos uma boa adesão dos pequenos produtores rurais nas ações que realizamos, e aproveitamos para reforçar o convite aos produtores rurais para fazerem a devolução das suas embalagens, nas próximas edições do projeto que serão realizados aqui na Região Norte e em outras regiões do Estado neste mês de junho,” pontuou Patrícia Xavier.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa prestigia posse do novo ministro da Justiça e Segurança Pública

As próximas edições do RI acontecerão em Augustinópolis (10/06), Miranorte (10/06), Buriti do Tocantins (11/06), Palmeiras (13/06), Axixá do Tocantins (17/06), Araguatins (18/06), Dueré (21/06), Arapoema (24/06), Tocantinópolis (24/06), Bernardo Sayão (25/06), Aguiarnópolis (27/06).

Parcerias

O RI conta com a parceria da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA), Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (ATRIA), Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários do Estado do Tocantins (Adiato), Associação dos Revendedores de Agrotóxicos e Fertilizantes da Região de Araguaína (Arafra) e a Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (Aciart), e, ainda, com a colaboração das prefeituras municipais e sindicatos rurais.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Naturatins beneficia mais de 3,2 mil pessoas na 1ª etapa do Projeto Peixe+

Published

on

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, nesta quinta-feira, 11, a primeira etapa das atividades do Projeto Peixe+, iniciativa voltada ao fortalecimento da educação ambiental e à conscientização sobre a preservação dos recursos pesqueiros durante o período de piracema.

A ação tem como objetivo levar informações sobre boas práticas de conservação, importância da proteção da fauna aquática e orientações sobre o período de defeso, reforçando a necessidade de preservar os ambientes naturais e garantir a continuidade das espécies.

Ao todo, o projeto visitou 30 municípios, abrangendo escolas e comunidades de diferentes regiões do Tocantins. Durante o período de visitação, foram atendidas 20 escolas municipais e 10 escolas estaduais, totalizando 3.214 pessoas alcançadas nessa primeira etapa. As atividades incluíram palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais educativos e dinâmicas voltadas para o público estudantil e para as comunidades locais.

A fiscal ambiental do Naturatins, Vangela Azevedo dos Santos, destacou a importância e os resultados alcançados nesta fase do projeto. “Encerramos essa primeira etapa com um balanço muito positivo. As visitas mostraram que existe grande interesse e receptividade por parte das escolas e comunidades, e isso reforça a necessidade de ampliar esse diálogo sobre a conservação dos recursos naturais. O Tocantins depende muito de seus rios, e trabalhar a conscientização sobre a preservação, especialmente durante o período de defeso, é uma missão que o Naturatins tem reforçado”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Tocantins fortalece ações de combate ao tabagismo

Vangela acrescentou ainda que o projeto seguirá avançando para novos locais. “O Projeto Peixe+ segue agora para o planejamento das próximas etapas, com o compromisso de levar informação e educação ambiental a mais municípios do nosso Estado”, completou.

As atividades do Projeto Peixe+ estão programadas para serem retomadas em fevereiro, com o retorno do ano letivo nas escolas.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA