GURUPI

Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso na atuação municipalista, durante posse da nova diretoria da ATM

Publicado em

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 16, da posse da nova mesa diretora que administrará a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) no biênio 2025/2026. A solenidade, realizada na sede da entidade, em Palmas, oficializou o prefeito de Cristalândia, Big Jow, como presidente da entidade.

Em seu discurso, o governador desejou um bom mandato ao presidente e à nova mesa diretora; e destacou a importância da atuação conjunta entre o Estado e os municípios. “Trabalho pela unidade de todos. Quando o Big Jow pediu meu apoio, disse a ele que o primeiro passo é a conciliação e ele buscou esse consenso para que escolhessem um nome para presidir essa associação tão fundamental e importante para o desenvolvimento do Estado. É dessa forma que o nosso Governo trabalha, pois, se estivermos unidos, seremos mais fortes”, comentou.

Ainda durante sua fala, Wanderlei Barbosa reafirmou que o novo gestor da ATM pode contar com o apoio do Governo do Tocantins para desenvolver o melhor trabalho em favor dos municípios. “Meu gabinete é aberto para resolver problemas de maneira conjunta, para que possamos trabalhar na mesma direção. A convergência de ideias vem da parceria que fazemos, pois tratamos todos os municípios da mesma maneira. É o mesmo que esperamos da gestão do prefeito Big Jow. Nosso Governo é de parceria e transparência, então pode contar comigo para buscarmos solução juntos. Estamos à disposição”, ressaltou o chefe do Executivo em seu discurso.

Leia Também:  Parque Estadual do Lajeado celebra Dia do Amigo e os 25 anos do SNUC com programação especial do “Um Dia no Parque”

Ao assumir a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Cristalândia, Big Jow, afirmou que sua gestão será pautada na parceria entre os municípios e os entes federativos. “A ATM só trabalha com parcerias e é por meio dessa parceria que estamos nos tornando mais fortes a cada dia que passa. Pela primeira vez, o municipalismo está sendo aplicado no estado do Tocantins, graças ao apoio do Governo do Estado e de todos que representam a sociedade. Nós nos tornamos fortes com essa união, com todos os entes federativos. Garanto ao governador Wanderlei Barbosa que nós vamos buscar essa cooperação, somos parceiros no que é melhor para o povo que representamos”, pontuou o prefeito Big Jow.

Nova diretoria

Além do presidente Big Jow, a mesa diretora da chapa União Municipalista, eleita por aclamação em março durante Assembleia Geral na sede da ATM, é formada pelo prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, e pela prefeita de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito, como 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente.

Como diretores administrativos, foram eleitos a prefeita de Itacajá, Maria Aparecida; e o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto. Na condição de diretores financeiros, estão os prefeitos de Rio dos Bois, Joel Rufino, e de Brasilândia, Luiz Felipe de Miranda. Outros 16 nomes fazem parte do grupo nas funções de membros titulares e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Leia Também:  Procon Tocantins apreende mais de 1.200 produtos no município de Pau D'arco

“No cargo de primeiro vice-presidente, respeitarei o direcionamento do presidente Big Jow, então o que ele estiver pautando em prol dos 139 municípios, pelo municipalismo forte, eu vou estar junto com ele. É uma nova missão e espero representá-la bem perante as cidades, em especial aqueles municípios com coeficiente de 0.6 no FPM [Fundo de Participação dos Municípios], que precisam muito da entidade para cumprir suas obrigações”, reforçou o prefeito de Pedro Afonso e 1º vice-presidente eleito, Joaquim Pinheiro.

Presenças

A solenidade de posse contou com a presença do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda; prefeitos e vereadores de diversos municípios; deputados estaduais e federais; a senadora Dorinha; secretários de estado e municipais; representantes de instituições; além de outras autoridades.

ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) é uma entidade que reúne os gestores municipais do Tocantins, com os objetivos de promover a união e fortalecer a gestão local. Fundada em 1989 em Miracema do Tocantins, a associação conta com a filiação de 133 municípios, atuando na defesa do municipalismo, ao buscar garantir aos municípios autonomia para implementar políticas públicas de forma conjunta. Além disso, a ATM oferece apoio técnico e administrativo aos prefeitos em diversas áreas, como educação, saúde, infraestrutura e econômica.

Advertisement

TOCANTINS

Detran/TO reforça fiscalização e combate a crimes de trânsito na região de Porto Nacional

Published

on

O Governo do Tocantins por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) realizou, entre os dias 19 e 21 de junho, a Operação Porto Seguro, nos municípios de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré e Ipueiras. A ação teve como objetivo reduzir os índices de sinistros de trânsito, combater crimes envolvendo veículos e reforçar a segurança viária, com atenção especial ao combate ao chamado “grau”.

Durante a operação, equipes do Detran/TO realizaram patrulhamento viário e blitz preventivas e repressivas, com apoio da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). Ao todo, foram abordados 235 veículos e sete veículos foram removidos, sendo seis motocicletas e um automóvel.

As fiscalizações também incluíram ações de combate à alcoolemia. Foram realizados oito testes de etilômetro, conhecido como bafômetro, sendo um com resultado positivo, sete resultados negativos e uma recusa ao teste. A ocorrência resultou em uma prisão em flagrante por alcoolemia.

Para o presidente do Detran/TO, Hercy Filho, o resultado reforça o compromisso do órgão com a preservação de vidas e com ações de fiscalização que contribuam para um trânsito mais seguro.

Leia Também:  Com R$ 2,5 milhões em emendas, Amélio leva melhorias para infraestrutura e administração em oito cidades do Tocantins

“Essas operações são fundamentais para levar segurança às ruas e rodovias do Tocantins. A fiscalização tem um papel preventivo, inibindo comportamentos de risco e combatendo práticas que podem colocar vidas em perigo. O nosso objetivo é garantir um trânsito cada vez mais seguro para todos.”

O gerente de Fiscalização do Detran/TO, Gleverson Santos, destaca que a atuação integrada das equipes permite identificar irregularidades e agir de forma mais efetiva no combate às infrações e crimes de trânsito.

“A Operação Porto Seguro mostrou a importância da presença do Detran/TO nas ruas, com ações planejadas e integradas. Além da fiscalização, o trabalho busca conscientizar os condutores e prevenir ocorrências, principalmente aquelas relacionadas a condutas que aumentam o risco de acidentes, como a condução de veículos após a ingestão de bebidas alcoólicas.”

A operação reforça a presença do Estado nas vias públicas e contribui para a prevenção de sinistros, fiscalização de irregularidades e promoção da segurança viária nos municípios atendidos.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA