GURUPI

Governo do Tocantins

Governador do Tocantins Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando da Polícia Militar e destaca redução de 37% da criminalidade no estado

Publicado em

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou, nessa terça-feira, 31, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), realizada no pátio do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Palmas. No ato, o coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu o cargo de comandante-geral ao coronel QOPM Cláudio Thomaz Coêlho de Souza.

A cerimônia reuniu autoridades civis e militares e marcou um novo ciclo na gestão da corporação e, na oportunidade, o governador do Tocantins destacou os avanços da segurança pública no estado, com redução de cerca de 37% nos índices de criminalidade e o segundo melhor desempenho nacional em indicadores da área. “Os resultados são fruto de planejamento, investimentos e integração institucional, com reforço na estrutura da Polícia Militar e realização de operações estratégicas, como a Canguçu. Temos confiança de que o coronel Cláudio Thomaz dará continuidade a esse trabalho com disciplina, compromisso e dedicação à Polícia Militar e à sociedade tocantinense”, afirmou o chefe do Executivo.

Após a formalização da transmissão do cargo, o comandante sucedido e o sucessor realizaram a tradicional revista à tropa, ato simbólico que reforça a disciplina, a hierarquia e a continuidade do comando na instituição militar. Outro momento de destaque foi a homenagem aos veteranos da Polícia Militar do Tocantins, em reconhecimento à contribuição histórica dos ex-integrantes para a consolidação da corporação, reforçando a valorização da memória institucional.

Leia Também:  Governo do Tocantins é favorável à ampliação de prazo para que associações iniciem obras em áreas doadas pelo Estado

O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça destacou que sua gestão foi marcada por planejamento estratégico e resultados concretos, estruturados em três pilares: aumento do efetivo, qualificação permanente da tropa e investimentos em equipamentos e logística. “Avançamos com concurso público, ampliando o número de policiais; fortalecemos a capacitação profissional; e modernizamos a corporação com novas viaturas, armamentos e tecnologia. Esse resultado só foi possível com o apoio do governador do Estado, a dedicação dos nossos militares e o compromisso com a sociedade tocantinense”, afirmou.

Já o novo comandante-geral, coronel Cláudio Thomaz Coêlho de Souza, reforçou o compromisso de dar continuidade às ações e ampliar os resultados da corporação. “Assumo o comando com o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado, com foco em inovação, ampliação do efetivo e fortalecimento da presença da Polícia Militar nos municípios. É um momento de grande responsabilidade e honra assumir o comando-geral da instituição”, destacou.

Medalha Tiradentes

A programação da passagem de comando da Polícia Militar incluiu a imposição da Medalha Tiradentes, a mais alta honraria da Polícia Militar do Tocantins, com a entrega de 398 condecorações a autoridades e personalidades que prestaram relevantes serviços à corporação. Também foram entregues 120 medalhas para o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), em reconhecimento ao mérito dos profissionais que atuam no suporte aéreo às operações de segurança.

Leia Também:  Vice-governador Laurez Moreira visita unidade da maior produtora de ovos no Brasil, instalada em Darcinópolis

Durante a solenidade, o deputado federal por São Paulo Guilherme Derrite, homenageado com a Medalha Tiradentes, ressaltou a importância do fortalecimento da segurança pública em âmbito nacional. “No Congresso Nacional, temos trabalhado para garantir mais segurança jurídica aos profissionais e aprimorar a legislação penal. A população espera firmeza no enfrentamento ao crime e medidas que reduzam a impunidade”, pontuou.

Representando a tropa, o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, em Arraias, major Anízio Vaz, destacou a importância do reconhecimento institucional. “É uma honra receber a maior condecoração da Polícia Militar do Tocantins. Essa homenagem representa o reconhecimento e a valorização de toda a tropa”, afirmou.

Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou ainda durante o evento a Ordem de Serviço para a realização do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos (Choa), com 50 vagas para promoção de subtenentes ao posto de segundo-tenente.

Advertisement

TOCANTINS

Tocantins Amigo do Pet chega a Gurupi e amplia rede de cuidado animal com castrações gratuitas e ações educativas

Published

on

O cuidado com os animais começou pelas salas de aula em Gurupi. Antes da realização de consultas e cirurgias, uma mensagem já era levada às escolas municipais: cuidar dos animais também é uma forma de cuidar da sociedade. Com essa proposta, o programa Tocantins Amigo do Pet iniciou uma nova etapa de atuação no Estado, com a abertura oficial realizada nesta sexta-feira, 26, no Centro de Controle de Zoonoses do município.

O evento contou com a participação da prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do deputado estadual Eduardo Fortes; do secretário municipal de Saúde, Ricardo Silva; além de representantes das instituições parceiras na execução do programa, de integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar e moradores do município.

Idealizada pela primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, a iniciativa chega a Gurupi com a previsão de realizar cerca 400 consultas e 360 castrações gratuitas de cães e gatos, ampliando o acesso da população a um serviço considerado essencial para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Ao longo da programação, que segue até domingo, 28, mais de 20 profissionais estarão envolvidos, oferecendo serviços voltados à saúde, ao cuidado e à orientação dos tutores.

O Tocantins Amigo do Pet é uma iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Gurupi, o Instituto Pizada, responsável pela execução do programa, e o Comitê Pró-Animais do Tocantins. A ação também recebe apoio de recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Eduardo Fortes.

Leia Também:  Procon Tocantins autua loja de pneus por venda casada de serviços e produtos

A união de esforços entre Estado, município e entidades da causa animal tem permitido levar atendimento especializado para diferentes regiões do Tocantins. Antes de Gurupi, o programa já passou por Aliança do Tocantins, Dianópolis, Palmeirópolis, Colinas do Tocantins, Paranã, Natividade, Augustinópolis e Araguatins.

Parceria que fortalece a causa animal

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que iniciativas como o Tocantins Amigo do Pet representam avanços na construção de políticas públicas voltadas à proteção animal. Segundo a gestora, a parceria entre o Governo do Estado e parlamentares que destinam recursos tem ampliado o acesso da população às castrações gratuitas e fortalecido as ações de controle populacional de cães e gatos.

Josi Nunes também ressaltou o papel da primeira-dama Karynne Sotero na defesa da causa animal e na expansão do programa pelos municípios tocantinenses. “A primeira-dama abraçou essa causa com muito carinho. Quando um líder assume uma causa, isso faz toda a diferença. Foi esse compromisso com a causa animal que permitiu levar esse trabalho aos municípios, beneficiando tantas famílias e seus animais”, afirmou.

Educação para formar uma geração mais consciente

Como parte da programação do Tocantins Amigo do Pet, a Semarh realizou, na quinta-feira, 25, uma ação educativa em cinco escolas municipais de Gurupi, alcançando cerca de 300 crianças com idade entre 8 e 10 anos.

Por meio de atividades lúdicas e do uso de materiais informativos, como revistas produzidas com linguagem adequada à faixa etária dos estudantes, a ação levou às crianças informações sobre adoção responsável, a importância da castração, a prevenção aos maus-tratos e o respeito aos animais.

Leia Também:  Delegação do Tocantins participa da XII Conferência Nacional da Criança e do Adolescente, em Brasília

Para a diretora da Escola Municipal Doutor Ulisses Guimarães, Kelly Regina Silva Miranda Barbosa, a iniciativa contribui para a formação cidadã dos alunos ao trabalhar valores como responsabilidade, empatia e cuidado. “Esse projeto é muito importante para a nossa cidade e contribui para que nossas crianças cresçam conscientes dos cuidados que devemos ter com os animais domésticos e também com aqueles que vivem nas ruas”, destacou.

A palestrante da Semarh, Samara Almeida, reforçou que a educação é uma das principais ferramentas para transformar a relação entre pessoas e animais. “Conversar com as crianças sobre adoção responsável, castração e respeito aos animais é investir na formação de cidadãos mais conscientes. Quando elas compreendem desde cedo que os animais são seres que merecem cuidado e respeito, tornam-se multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa e também na comunidade. A educação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir os maus-tratos e construir uma cultura de responsabilidade e bem-estar animal para as próximas gerações”, ressaltou.

Karynne Sotero pontuou que o Tocantins Amigo do Pet representa um avanço nas políticas de proteção animal ao integrar atendimento veterinário e educação, ampliando o cuidado para além dos procedimentos clínicos. “Quando levamos essa mensagem para as escolas, ajudamos a formar uma geração mais consciente, que entende que a proteção animal também faz parte da construção de uma sociedade melhor. Esse trabalho é resultado da união de esforços entre o Governo do Estado, municípios, parlamentares e instituições que acreditam nessa causa”, afirmou.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA