GURUPI

PRESIDENTE DA ALETO

“Esse assunto não ficará sem resposta”, frisa presidente da Aleto em audiência sobre tarifa de água no Tocantins

Publicado em

Com quase quatro horas de debate, a audiência pública sobre a revisão tarifária de água pela concessionária BRK Ambiental finalizou com uma solicitação e encaminhamento do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos).

O chefe do Legislativo, que presidiu o evento, pediu à Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR) que proceda, no prazo máximo de 60 dias, com uma auditoria especializada sobre o valor da tarifa da água e formas de diminuir o alto valor pago pela população.

“Precisamos que a ATR contrate uma auditoria especializada no assunto porque se nós, como parlamentares, não estamos entendendo, imagine o cidadão lá da ponta que vem pagando uma conta com essa tarifa que é mais cara da região norte. Para que a gente possa realmente chegar a um denominador comum, precisamos fazer este estudo para ter elementos suficientes para uma contestação e peço que, em no máximo 60 dias, tenhamos este relatório das empresas para dar uma satisfação à sociedade, com justificativas. Este estudo precisa ser feito e não vejo como não resolver, o que não acontecerá é ficar sem resposta, tenham certeza disso, vamos chegar a uma resolução”, apontou Amélio.

Leia Também:  Adapec orienta promotores de feiras agropecuárias e cavalgadas sobre legislação de bem-estar animal

O mesmo pedido também foi feito pelo governador Wanderlei Barbosa que participou da Audiência requerida pelo deputado Marcus Marcelo. O chefe do Executivo colocou como urgente a determinação de revisão tarifária da concessionária BRK Ambiental, que anteriormente tinha como prazo o ano de 2025.

“Claro que quero discutir essa questão, porque não pretendo conceder mais aumento de tarifas. Acho que é o momento de revisão tarifária, para chegarmos a um valor que se aproxime da tarifa mais barata do Estado da região norte”, disse Wanderlei Barbosa.

A audiência pública contou com a presença da maioria dos parlamentares, bem como representantes da BRK Ambiental, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Governo do Tocantins recebe com alegria a representação do estado pela primeira indígena Karajá no Miss Brasil Mundo

Published

on

O governo do Tocantins recebeu com alegria a notícia da conquista da candidata Tainá Marrirú, primeira indígena Karajá que vai representar o estado no concurso de beleza Miss Brasil Mundo. Nesta terça-feira, 27, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot) amanheceu vibrante com a conquista da candidata, que se destaca também pela sua formação acadêmica, pelo compromisso com as causas sociais e sua torcida só cresce com a proximidade do concurso.

Tainá é professora, atleta e pesquisadora, com formação em Educação Física e envolvimento em causas sociais há mais de uma década. Sua participação no concurso representa um marco na representatividade indígena nos concursos de beleza nacionais.

Aos 25 anos, Tainá Marrirú, natural da comunidade indígena de Santa Isabel, na Ilha do Bananal, entra para a história como a primeira indígena a representar o Tocantins no Miss Brasil Mundo 2025. O concurso nacional acontece entre os dias 28 e 31 de janeiro, colocando em evidência não apenas a beleza, mas também a trajetória acadêmica e social da jovem karajá.

Leia Também:  Servidores do Naturatins participam de capacitação em análise de inventário florestal no Pará

O secretário Ercivaldo Xerente recebeu com orgulho a notícia da conquista da candidata à vaga no concurso de beleza, para representar o estado.  Desde o fim de semana a torcida assumiu um ritmo crescente com repercussão entre os servidores da Sepot, nas redes sociais e na imprensa.

O secretário Executivo Leoni Jr ressaltou que a conquista da vaga pela candidata indígena karajá, reforça o avanço da diversidade na representação do estado em diferentes setores da sociedade e a repercussão ressalta além da beleza da mulher indígena, sua formação e a atuação na valorização da cultura indígena e na defesa dos direitos dos povos originários.

 

Povo Karajá no Tocantins

O povo Iny Karajá tem uma presença significativa na Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, localizada entre os estados do Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Recentemente, diversas ações governamentais têm fortalecido a presença do Estado na região, com apoio a ações em parceria para infraestrutura e justiça, projetos ambientais e políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento sustentável.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA