GURUPI

Governo do Tocantins

Em Brasília, governador Laurez Moreira participa da cerimônia em que presidente Lula sanciona leis para a criação de rotas turísticas no Tocantins

Publicado em

Em Brasília/DF, o governador Laurez Moreira participou, nesta quarta-feira, 26, de uma cerimônia no Palácio do Planalto em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou leis que instituem oficialmente novas rotas turísticas no Tocantins. A solenidade reforçou o fortalecimento do turismo no estado e a consolidação de políticas públicas voltadas à regionalização, infraestrutura e promoção dos destinos tocantinenses.

Durante a solenidade, foi destacada a parceria entre governo federal, estados e municípios para impulsionar o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável. As novas leis representam um marco para o Tocantins, que passa a contar com instrumentos legais capazes de ampliar investimentos, qualificar serviços e dar mais visibilidade aos seus destinos no Brasil e no exterior.

O governador Laurez Moreira ressaltou a relevância das medidas. “O Tocantins tem um potencial muito grande no turismo, e é importante que essa área seja reconhecida legalmente pelo seu valor. Hoje, o Tocantins já é consagrado não apenas nacionalmente, mas também fora do Brasil, com áreas respeitadas turisticamente. Esse é um passo necessário para fortalecer ainda mais o turismo do nosso estado”, afirmou.

Leia Também:  Em Brasília, Tocantins amplia parceria com o Serviço Geológico do Brasil e avança na agenda de desenvolvimento mineral

Capim Dourado

Entre as leis sancionadas está o PL 1778/2023, que cria a Rota Turística do Capim Dourado, contemplando os municípios de Almas, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Pindorama do Tocantins e São Félix do Tocantins.

A rota reconhece oficialmente o circuito turístico ligado ao artesanato de capim-dourado — símbolo cultural do Tocantins — e ao ecoturismo da região do Jalapão e seu entorno. A legislação garante aos municípios integrados acesso a políticas públicas de fomento ao turismo, com fortalecimento da infraestrutura, gestão, promoção e inclusão em programas federais de regionalização.

O autor dos projetos, deputado federal Ricardo Ayres, destacou a relevância das novas rotas. “O turismo ganha cada vez mais relevância no estado do Tocantins, principalmente pelos atrativos dessas regiões, Capim Dourado e Serras Gerais. Com a aprovação e agora a sanção das leis, nós passaremos a ter mais investimentos públicos e privilégios em organismos financeiros para obtenção de financiamentos, além da presença do governo federal, por meio da Embratur [Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo] e de órgãos ligados ao turismo”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Tocantins inaugura pavimentação em Filadélfia

Serras Gerais

Também foi sancionado o PL 1779/2023, que institui a Rota Turística das Serras Gerais, reunindo os municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Pindorama do Tocantins, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.

A região, considerada a maior cadeia de serras do Brasil, reúne importantes atrativos naturais e históricos, como cânions, dunas, rios cristalinos, cavernas, trilhas e o patrimônio colonial de Natividade. A oficialização da rota possibilita ao Tocantins ampliar investimentos, consolidar políticas de regionalização e promover o território como destino de natureza, aventura e cultura.

Presenças

A cerimônia contou com a participação dos prefeitos Phabio Augustus da Silva Moreira (Paranã); Edson Neiva da Silva (Aurora do Tocantins); Gercimar da Silva Xavier (São Félix do Tocantins); e Jesy Vieira (Mateiros), todos de municípios diretamente beneficiados pelas novas rotas.

Com as leis sancionadas, o Tocantins reforça sua posição como um dos principais destinos de turismo de natureza e cultura do país, ampliando oportunidades econômicas, gerando renda e fortalecendo políticas de promoção turística sustentável.

Advertisement

TOCANTINS

Justiça Federal do Tocantins terá ponto facultativo na segunda-feira (29)

Published

on

A Justiça Federal no Tocantins não terá expediente nem atendimento ao público na próxima segunda-feira, 29 de junho, em razão da partida da Seleção Brasileira de Futebol na segunda fase da Copa do Mundo de 2026.
A medida foi instituída pela Portaria Presi nº 368/2026, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que estabelece ponto facultativo no Tribunal, na Seção Judiciária do Tocantins e nas Subseções Judiciárias de Araguaína e Gurupi.
Com a suspensão do expediente, os prazos processuais com início ou vencimento em 29 de junho de 2026 ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil seguinte, conforme prevê o § 1º do artigo 224 da Lei nº 13.105/2015 (Código de Processo Civil).
O expediente interno e o atendimento ao público serão retomados normalmente na terça-feira, 30 de junho, a partir das 8h.

Leia Também:  Tocantins tem oito procurados incluídos na lista nacional do Ministério da Justiça e SSP/TO reforça canais de denúncia e ações de rastreamento
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA