GURUPI

EDUARDO FORTES

Deputado Fortes assume vice-presidência da Comissão de Finanças na Assembleia

Publicado em

s deputados estaduais se reuniram, no Plenarinho da Casa de Leis, para formar as comissões temáticas da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). Das 13 comissões formadas, cinco foram instaladas após votação dos parlamentares para escolha do presidente e vice-presidente, que elegeu o deputado estadual Eduardo Fortes como vice-presidente da Comissão de Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle.

Com experiência na articulação política, Eduardo Fortes assume a função com o desafio de garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados e que as políticas financeiras estejam alinhadas com os interesses da população tocantinense. “Nosso objetivo é garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados, com transparência e respeito ao contribuinte. Vamos trabalhar para fortalecer o controle financeiro e fiscal do nosso Estado, sempre priorizando os interesses do povo tocantinense”, afirmou Eduardo Fortes.

Comissões

A Comissão de Finanças é responsável por analisar e fiscalizar o sistema tributário e financeiro estadual, o orçamento público, a dívida estadual, além de avaliar a prestação de contas do governador e supervisionar programas governamentais. As comissões garantem a tramitação regimental das matérias, que antes de serem debatidas e votadas no Plenário, são analisadas por uma ou mais comissões.

Leia Também:  Campanha de declaração de informações pecuárias dos animais da Ilha do Bananal começa 1º de agosto

Além de sua nova função na Comissão de Finanças, o deputado também é membro efetivo da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos; Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher; Comissão de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo; Ciência; Tecnologia e Economia; Ele também lidera o bloco parlamentar PSD/PL/PDT/PSB, que comprova a sua capacidade de articulação e diálogo dentro da Casa de Leis.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Secretário-chefe da Casa Civil discute projeto de lei do Zoneamento Ecológico-Econômico do Tocantins com gestores estaduais

Published

on

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, discutiu nessa quinta-feira, 27, a finalização da minuta do projeto de lei que institui o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins (ZEE-TO). Participaram da reunião, que ocorreu na sede da Casa Civil, em Palmas, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis; o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café; o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Cledson da Rocha Lima; e Rodrigo Sabino, que no ato representou a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan).

A proposta, de iniciativa do Poder Executivo, encontra-se em fase conclusiva e busca instituir uma política pública de planejamento territorial orientada pela responsabilidade ambiental, segurança jurídica e desenvolvimento sustentável. O ZEE-TO estabelece diretrizes para o uso racional do território estadual, com base em critérios técnicos que integram aspectos ambientais, econômicos e sociais.

Entre os principais elementos do Zoneamento, destacam-se as zonas prioritárias para conservação, correspondentes às áreas de maior sensibilidade ambiental; as zonas de desenvolvimento integrado, em que as atividades produtivas devem estar em equilíbrio com a preservação dos recursos naturais; e as zonas estratégicas de consolidação, voltadas à ocupação humana planejada e sustentável.

Leia Também:  Instituo Gratidão Tocantins: Deputado Gutierres Torquato proporciona noite emocionante para 100 casais em Casamento Comunitário ao som da banda nacional Babado Novo

O secretário-chefe da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, destacou que o ZEE-TO é um instrumento estratégico essencial para garantir segurança jurídica, orientar políticas públicas e fomentar o desenvolvimento sustentável no Tocantins. “A elaboração desta proposta resulta de um trabalho técnico, interinstitucional e comprometido com as futuras gerações”, pontuou.

Elaboração

O processo de elaboração do ZEE-TO iniciou em 1992, com a publicação do Decreto Estadual nº 5.562, que instituiu a Comissão Estadual de Zoneamento. A partir de 1996, a então Saplan, hoje Seplan, assumiu o papel central na coordenação dos estudos técnicos, com levantamentos voltados à caracterização do território, como relevo, solo, cobertura vegetal, uso da terra e impactos ambientais. Desde então, o projeto vem sendo fortalecido por uma atuação articulada entre órgãos e entidades do Executivo estadual, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), o Naturatins e a Casa Civil, além da contribuição das instâncias colegiadas e conselhos estaduais vinculados à agenda ambiental e do setor produtivo.

O debate contou, ainda, com a participação da sociedade civil organizada, por meio de oficinas técnicas e consultas públicas promovidas ao longo do processo. Essa construção coletiva garantiu maior legitimidade institucional e social à proposta, consolidando o ZEE-TO como um instrumento orientador da política de ordenamento territorial do Estado.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa transfere ponto facultativo do Dia do Servidor para 1º de novembro

Trâmite da proposta legislativa

Com os ajustes técnicos e jurídicos em fase final, a minuta será submetida ao governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, para apreciação, nos termos do Decreto Estadual nº 5.921/2019, que regulamenta os procedimentos para proposição de atos normativos no âmbito do Poder Executivo. Após a aprovação, o projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) para análise e deliberação.

A proposta do ZEE-TO está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Meio Ambiente e à legislação estadual que estabelece os fundamentos do ordenamento territorial e da gestão ambiental no Tocantins, contribuindo para o fortalecimento da governança ambiental e da sustentabilidade no Estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA