GURUPI

Mesa Diretora

Amélio Cayres é eleito Presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins para o biênio 2023-2024

Publicado em

Após a sessão inaugural dos 24 deputados estaduais eleitos, ocorreu na tarde desta quarta-feira, 01, uma sessão extraordinária eleição da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) confirmou o favoritismo e foi eleito presidente da Assembleia para o biênio 2023-2024.

A nova Mesa Diretora ficou da seguinte forma:

Presidente: Amélio Cayres (Republicanos)

1ª Vice-Presidência: Ivory de Lira (PCdoB)

2ª Vice-Presidência: Gutierrez Torquato (PDT)

1ª Secretaria: Vilmar de Oliveira (Solidariedade)

2ª Secretaria: Janad Valcari (PL)

3ª Secretaria: Marcus Marcelo (PL)

4ª Secretaria: Edu Forte (PSD)

Além do biênio 2023-2024, os Deputados também elegeram a Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. A eleição para dois biênios em um só dia foi aprovada em dezembro de 2022 pelos deputados e teve origem com a chamada PEC da Eternidade.

A proposta aprovada alterou a constituição da Assembleia e determinou que parlamentares possam eleger a presidência pelos próximos dois biênios. Os deputados também aprovaram, por unanimidade, uma proposta que proibiu a reeleição para a Mesa Diretora dentro de uma mesma legislatura.

Leia Também:  Wanderlei Barbosa nomeia nova cúpula da Segurança Pública; Confira os nomes

O filho do Governador, o deputado Léo Barbosa, foi o escolhido para presidir a casa no período de 2025-2026.

Leia Também:  Governo do Estado e Sebrae alinham execução do programa Força Mulher em 2025

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Naturatins beneficia mais de 3,2 mil pessoas na 1ª etapa do Projeto Peixe+

Published

on

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu, nesta quinta-feira, 11, a primeira etapa das atividades do Projeto Peixe+, iniciativa voltada ao fortalecimento da educação ambiental e à conscientização sobre a preservação dos recursos pesqueiros durante o período de piracema.

A ação tem como objetivo levar informações sobre boas práticas de conservação, importância da proteção da fauna aquática e orientações sobre o período de defeso, reforçando a necessidade de preservar os ambientes naturais e garantir a continuidade das espécies.

Ao todo, o projeto visitou 30 municípios, abrangendo escolas e comunidades de diferentes regiões do Tocantins. Durante o período de visitação, foram atendidas 20 escolas municipais e 10 escolas estaduais, totalizando 3.214 pessoas alcançadas nessa primeira etapa. As atividades incluíram palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais educativos e dinâmicas voltadas para o público estudantil e para as comunidades locais.

A fiscal ambiental do Naturatins, Vangela Azevedo dos Santos, destacou a importância e os resultados alcançados nesta fase do projeto. “Encerramos essa primeira etapa com um balanço muito positivo. As visitas mostraram que existe grande interesse e receptividade por parte das escolas e comunidades, e isso reforça a necessidade de ampliar esse diálogo sobre a conservação dos recursos naturais. O Tocantins depende muito de seus rios, e trabalhar a conscientização sobre a preservação, especialmente durante o período de defeso, é uma missão que o Naturatins tem reforçado”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Tocantins publica portaria com foco em combater o desmatamento ilegal

Vangela acrescentou ainda que o projeto seguirá avançando para novos locais. “O Projeto Peixe+ segue agora para o planejamento das próximas etapas, com o compromisso de levar informação e educação ambiental a mais municípios do nosso Estado”, completou.

As atividades do Projeto Peixe+ estão programadas para serem retomadas em fevereiro, com o retorno do ano letivo nas escolas.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA