GURUPI

SAÚDE PUBLICA

Profissional do HGP apresenta pesquisa no XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral Caixa de entrada

Publicado em

Uma pesquisa realizada no Hospital Geral de Palmas (HGP), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi apresentada em um evento que busca combater lesões por pressão em pacientes hospitalizados na Amazônia Legal. O evento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de outubro, em Brasilia-DF.

O principal objetivo da Nutrição e Enfermagem na Lesão por Pressão é avaliar o desenvolvimento de lesões por pressão em pacientes hospitalizados, identificando os fatores associados para que se possam estabelecer intervenções mais efetivas na prevenção e tratamento dessas lesões. O foco está, principalmente, em estratégias que possam ser aplicadas na rotina hospitalar de forma prática e eficaz.

A pesquisa é coordenada pela professora Araída Dias Pereira, nutricionista da equipe multiprofissional do HGP e docente do curso de Nutrição da UFT, e conta com a colaboração de professores e estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem, promovendo uma rica integração interdisciplinar. “O trabalho científico é oriundo de um projeto de pesquisa inovador que está sendo desenvolvido no Tocantins com o propósito de enfrentar um dos grandes desafios da assistência hospitalar, que são as lesões por pressão. Intitulado de “Desenvolvimento de Lesão por Pressão em Pacientes de um Hospital Público da Amazônia Legal”, o estudo propõe um olhar atento sobre os fatores que levam à ocorrência desse tipo de lesão em pacientes internados”.

Leia Também:  Profissionais do HGP são qualificados sobre feridas

Parceria
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital Geral de Palmas (HGP) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT).

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Hospital e Maternidade Dona Regina doa toucas pararecém-nascidos

Published

on

Um item de extrema importância para o cuidado dos bebês, que ao nascerem perdem calor, principalmente pela cabeça. Assim são as toucas que ajudam a regular a temperatura. No Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), o acessório é distribuído e conta com a ajuda de uma voluntária especial, a idosa Karine Rady Nardini, bisavó de quatro, de 80 anos, que decidiu fazer toucas.

As touquinhas são feitas com malha tubular, um tecido macio e adaptado para esse uso e a confecção teve início após uma visita da presidente do Comitê de Aleitamento Materno, Walkíria Pinheiro, que observou que os bebês estavam sem o item e, por não ter disponível no momento, estava sendo usado uma compressa cirúrgica no lugar da touca. Foi aí que se reuniram para confeccionar as touquinhas e viram a necessidade de fazer um mutirão com as equipes de outros setores do hospital. As toquinhas são direcionadas aos bebês para uso logo após o nascimento.

Leia Também:  Profissionais do HGP são qualificados sobre feridas

Cada touca é confeccionada com materiais doados pelo hospital, como a malha tubular, os lacinhos e outros materiais doados por voluntários, e confeccionadas manualmente pelos profissionais dentro do centro cirúrgico e pré-parto da unidade.

Dona Karine se emocionou com o convite da filha Andréa Rady, que é servidora no HMDR, para ser voluntária. “Vocês não imaginam a satisfação que me veio quando recebi o material para fazer as touquinhas dos bebês. Sou uma pessoa que não gosta de ficar sem fazer nada, e ultimamente, estava fazendo crochê só para passar o tempo, senti uma alegria verdadeira, pois agora iria fazer algo para as crianças e isso me trouxe elevação da autoestima e leveza na alma, por que nada melhor nessa vida do que ajudar ao próximo, experimentem para ver”.

Segundo a coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico, Fabiane Matos da Silva Borges, “as toucas levam um toque todo especial que vai além dos cuidados médicos e abraça a humanização do atendimento. Cada touca confeccionada para os recém-nascidos carrega o cuidado, o carinho, o afeto e o desejo de acolher com ternura os primeiros momentos de vida de cada bebê” finaliza.

Leia Também:  SES-TO promove Roda de Conversa sobre Saúde Mental para servidores

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA