GURUPI

SAÚDE PUBLICA

Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado

Publicado em

Com o objetivo de ampliar a capacidade do estado em ofertar terapias especializadas com maior autonomia e resolutividade, o Governo do Tocantins oferece, a partir da segunda-feira, 22, o serviço de aférese terapêutica. O trabalho coordenado pela Hemorrede Tocantins terá como unidade referência, o Hospital Geral de Palmas (HGP), com um investimento anual de R$ 335 mil, para operacionalização da máquina utilizada no procedimento.

A aférese terapêutica é uma técnica em que o sangue do paciente é processado por um equipamento capaz de separar e remover componentes que estão relacionados à piora do quadro clínico, com devolução do restante ao organismo de forma segura, conforme protocolos e indicações específicas.

As indicações mais comuns para o tratamento são pacientes acometidos com doenças neurológicas como esclerose múltipla, síndrome de guillain-barré, miastenia gravis e encefalomielite disseminada aguda. Também para as doenças hematológicas como leucemia (para remover blastos), anemia falciforme (crises graves, AVC), e trombocitopenia trombótica púrpura (PTT). E para as doenças autoimune como síndrome de goodpasture e  crioglobulinemia.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa assina decreto que institui a Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Tocantins

Segundo a superintendente da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes, “a medida integra o esforço contínuo de qualificação da rede, com foco em segurança, agilidade e cuidado centrado no paciente. Com o tratamento de Aférese Terapêutica no Tocantins, damos um passo importante para ampliar o acesso a um tratamento de alta complexidade e, muitas vezes, urgente”.

“Avançamos em segurança clínica, o que significa menos deslocamentos para outros estados e início de tratamento mais rápido. Isso garante economicidade e, principalmente, mais conforto e qualidade de vida aos pacientes. Este é o foco do nosso trabalho, direcionado pelo governador Wanderlei Barboca”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

Para o diretor de Apoio à Gestão Hospitalar da Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias (SUHP), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Victor Ferreira Diniz, “serviço vai facilitar o acesso da população e dar mais clareza ao atendimento de pacientes de alta complexidade. O HGP será a referência porque concentra os especialistas e a estrutura necessária, permitindo que as demais unidades tenham um fluxo definido e seguro para encaminhar esses casos quando houver necessidade”.

Leia Também:  SES-TO capacita setores de RH de unidades hospitalares

Como funcionará

O diretor técnico do HGP, Ermilton Barreira Parente falou como vai funcionar o fluxo na unidade hospitalar.  “Após encaminhado pela regulação do Estado, o paciente será assistido pela equipe do HGP e encaminhado para o hematologista especialista da Hemorrede que irá realizar o procedimento da aférese terapêutica, dentro da nossa estrutura”.

“A aférese terapêutica vem para ajudar os pacientes com síndromes neurológicas, como a síndrome de Guillain-Barreira. Esse é um dos  públicos que vai ser atendido por esse procedimento. Além disso, pessoas acometidas com outras doenças autoimunes como neuromia luteóptica, ou doenças hematológicas, como pacientes com leucemias agudas, com trombocitemia social, com doença falciforme. Então vamos começar a ofertar um tratamento que tenha uma melhor resposta, um método com melhores graus de resposta dos que ofertamos atualmente”, explicou o hematologista e responsável técnico da Hemorrede, Rodolfo Batista Soares Vargas.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Ministério da Saúde enaltece atuação do Tocantins no enfrentamento ao surto de sarampo em Campos Lindos

Published

on

A atuação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) no enfrentamento ao surto de sarampo registrado em 2025, no município de Campos Lindos, foi enaltecida pelo Ministério da Saúde (MS). Em declaração oficial, o órgão federal destacou a prontidão das ações adotadas pelo Estado, a articulação entre as esferas de governo e o compromisso com a proteção da população.

O reconhecimento ocorre após o encerramento oficial do surto, conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), que determinam o fim da circulação do vírus após 12 semanas sem a confirmação de novos casos. Ao todo, foram confirmados 25 casos de sarampo no município, todos classificados como relacionados à importação, sem evidências de transmissão sustentada no território tocantinense.

A declaração, assinada pelo diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti Fernandes e pela coordenadora-geral de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (MS), Greice Madeleine Ikeda do Carmo, afirma que “a resposta rápida adotada pelo Estado, por meio do secretário estadual, gestores e equipe técnica, foi determinante para a oportuna detecção, investigação, contenção da transmissão e prevenção de novos casos, fortalecendo as ações de vigilância epidemiológica e contribuindo de forma decisiva para a proteção da saúde da população, demonstrando elevado compromisso com a saúde pública”.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa assina decreto que institui a Carteira de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista no Tocantins

 O secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto falou da atuação integrada para o controle do surto e a proteção da população. “A resposta ao surto de sarampo em Campos Lindos demonstra a importância de agir com rapidez, responsabilidade técnica e integração entre as equipes. Desde a confirmação do primeiro caso, a SES-TO adotou medidas imediatas que foram decisivas para a investigação, a contenção da transmissão e a prevenção de novos casos. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto entre Estado, município e Ministério da Saúde, sempre com foco na proteção da população e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde”, afirmou.

A diretora de Vigilância das Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis da SES-TO, Gisele Luz, destacou que o reconhecimento reforça o papel estratégico da vigilância epidemiológica no enfrentamento das doenças imunopreveníveis. “Esse reconhecimento reafirma o compromisso do Estado com a proteção da saúde da população e evidencia a importância de uma atuação técnica, ágil e articulada diante de eventos de relevância em saúde pública. A resposta rápida ao surto de sarampo foi resultado do trabalho integrado entre gestores, equipes técnicas estaduais e municipais, profissionais de saúde e parceiros institucionais, demonstrando a força do Sistema Único de Saúde em ação”, ressaltou.

Leia Também:  Dia Mundial do Rim chama atenção para cuidado com a saúde renal

O surto

O surto teve início em julho de 2025, com a confirmação do primeiro caso em uma criança de quatro anos que havia tido contato com pessoas infectadas durante viagem à Bolívia. A partir da detecção inicial, a resposta rápida da SES-TO foi crucial e determinante para a investigação oportuna dos casos, a contenção da transmissão do vírus e a prevenção de novos registros da doença no Estado.

Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Campos Lindos, a SES-TO executou uma série de ações estratégicas, como varredura domiciliar, busca ativa institucional, vacinação de bloqueio e intensificação da imunização de rotina, fortalecendo as ações de vigilância epidemiológica e reduzindo o risco de disseminação do vírus.

Durante as ações de campo, foram visitadas 280 residências, com 410 pessoas encontradas e 258 vacinadas. Na busca ativa institucional, 784.791 prontuários foram revisados, o que resultou na identificação de 12 casos suspeitos, todos notificados e encerrados de forma oportuna. Além disso, foram aplicadas 1.722 doses de vacina em ações seletivas e indiscriminadas na comunidade. Como resultado, o município alcançou cobertura vacinal de 120% para a primeira dose da tríplice viral e 100,80% para a segunda dose.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA