GURUPI

Violência de gênero

Seciju realiza ciclo de palestras sobre violência doméstica e familiar contra a mulher para estudantes de Palmas

Publicado em

Estudantes da Escola Estadual João Paulo II, em Palmas, participaram na manhã desta terça-feira, 20, da primeira de um ciclo de palestras sobre violência de gênero, doméstica e familiar realizada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

O evento abre a Campanha Estadual pelo Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, com o intuito de realizar diversas palestras em escolas municipais e estaduais de Palmas, coordenadas pela equipe multidisciplinar da Gerência de Políticas e Proteção às Mulheres. Ao todo, estão confirmadas na programação cinco palestras até o final de outubro.

“É muito importante trabalharmos o combate à essas violências nas escolas como uma maneira de orientar os alunos para que cresçam com esse conhecimento e compreender os tipos de violência, como prevenir e também como denunciar”, destacou a gerente de Políticas e Proteção às Mulheres da Seciju, Flávia Laís Munhoz.

Central de Monitoramento Eletrônico

O ciclo de palestras parceria da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP) de Palmas que, durante os eventos, têm apresentado o funcionamento da CMEP aos estudantes, além dos equipamentos utilizados nas missões e a importância desta unidade especializada no âmbito do Sistema Penal, inclusive para proteção de vítimas de violência contra a mulher.

Leia Também:  Governo do Tocantins sanciona lei e cria cargo de Oficial Investigador no âmbito da Polícia Civil

“Em Palmas e região, atualmente monitoramos 17 vítimas de violência que utilizam o Dispositivo de Proteção Pessoal, um celular que possui o aplicativo que pode realizar uma chamada caso o agressor ultrapasse o limite de distanciamento estabelecido judicialmente. Isso colabora com a segurança das vítimas e também com a rapidez das forças de segurança para lidar com estes casos. Além disso, trazer para o ambiente escolar esse conhecimento sobre a monitoração eletrônica e a nossa atuação para a prevenção da violência contra a mulher é essencial para que a comunidade esteja cada vez mais ciente dos serviços prestados, a começar pelos estudantes que aprendem na escola e compartilham em casa, com suas famílias, os novos aprendizados e informações importantes”, pontuou o chefe da CMEP de Palmas, Davi Souza.

Cronograma

20.09 – Palestra na Escola Estadual João Paulo II

23.09 – Palestra no Colégio Estadual Criança Esperança

10.10 – Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos

17.10 – Palestra na Escola Municipal de Tempo Integral Monsenhor Pedro Pereira Piagem

18.10 – Escola Municipal de Tempo Integral Padre Josimo Tavares

Leia Também:  Polícia Civil do Tocantins prende homem suspeito de furtar cartões bancários de vítima em Wanderlândia e causar mais de R$ 10 mil em prejuízos

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias

Published

on

Em continuidade às ações educativas do Maio Laranja, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Arraias), realizou, nesta quarta-feira, 27, uma palestra na Escola Estadual Zulmira Magalhães, localizada no distrito de Canabrava, zona rural de Arraias.

A atividade foi ministrada pela delegada de polícia Vanusa Regina de Carvalho Nunes e abordou o 18 de maio, data que remonta ao triste episódio de violência sexual ocorrido em 1973, vitimando uma criança. A ação contou com a participação de estudantes e professores da unidade escolar.

Durante o encontro, foram tratados temas relacionados à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, eixo central da campanha Maio Laranja, além da importância da denúncia como ferramenta essencial no combate a esse tipo de crime.

A delegada titular da DEAMV – Arraias, Vanusa Regina de Carvalho Nunes, destacou a relevância da iniciativa. “Levar informação à comunidade escolar é fundamental para fortalecer a rede de proteção e garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados”, afirma.

Leia Também:  Homem foragido da justiça do Tocantins há 10 anos por homicídio qualificado é preso pela Polícia Civil em Goiás

Maio Laranja

O Maio Laranja é uma mobilização nacional que busca fortalecer ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes, promovendo o engajamento das instituições públicas e da sociedade na proteção da infância e da adolescência.

Denúncias

As denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelos canais Disque 100 e 190, que seguem como principais meios de acionamento das forças de segurança e da rede de proteção. A participação da população é fundamental para o encaminhamento rápido das ocorrências e a atuação das equipes envolvidas.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA