GURUPI

Secretaria da Segurança Pública do Tocantins 

Ações de fiscalização e combate realizadas pela Polícia Civil e Energisa reduzem em 60% quantidade de energia furtada no Tocantins

Publicado em

Em 2024, o Tocantins registrou o desvio de 14.453 MWh de energia. O número é 60% menor que o identificado no ano anterior, quando 35.458 MWh de energia foram furtados no Estado. A redução é fruto da efetividade das ações de fiscalização e combate ao furto de energia, executados pela Energisa em parceria com as polícias Civil e Militar.

Para ilustrar, o volume subtraído em 2024 seria suficiente para atender aproximadamente uma cidade do porte de Miracema do Tocantins por seis meses. “Outro dado importante é que o volume de energia recuperado aumentou na comparação entre 2023 e 2024, o que também reforça a eficiência do combate realizado ao longo do ano”, explica o coordenador de Combate a Perdas, Renato Nunes.

O furto de energia elétrica, prática ilegal conhecida popularmente como “gato”, representa um risco grave para a segurança e a qualidade do fornecimento de energia. Além de acidentes com choque elétrico e incêndios, a fraude pode causar sobrecarga na rede, curtos-circuitos e queima de equipamentos, impactando negativamente a vida de todos os consumidores. “É necessário que a população compreenda os riscos e os prejuízos do furto de energia elétrica e se conscientize sobre a importância de utilizá-la de maneira responsável e legal, garantindo a segurança e o bem-estar de todos”, alerta Nunes.

Leia Também:  Prorrogadas inscrições para eleição de membros do Conselho Superior da Polícia Civil biênio 2023-2025

Para identificar, regularizar e aplicar a punição necessária, a concessionária de energia conta com o apoio da Polícia Civil, através da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Praticados contra Concessionárias de Serviços Públicos. A ação conjunta entre a concessionária e a polícia visa coibir a prática ilegal e garantir a segurança da população. No entanto, a participação da comunidade é fundamental para o sucesso dessa iniciativa.

“O furto de energia está previsto no artigo 155 parágrafo 3º do Código Penal Brasileiro, o qual estabelece uma pena de um a quatro anos de reclusão e multa, vez que essa prática coloca em risco a vida de quem faz  e de outras pessoas que convivem no mesmo imóvel, pois uma ligação clandestina pode ocasionar um acidente. O popular ‘gato’ traz prejuízos financeiros para a concessionária e seus consumidores e coloca em risco a vida de quem faz. Vale ressaltar que a pessoa que está usufruindo da energia de forma clandestina está cometendo um crime, e se for pega em flagrante, será presa, vale ressaltar isso porque várias pessoas afirmam que não tinha conhecimento que poderia ser presa por essa prática”, destaca a delegada de Repressão a Crimes contra Concessionárias de Serviço Público (DRCSP – Palmas), Lucélia Marques.

Leia Também:  ime de futebol master da Polícia Civil é campeão dos Jogos dos Servidores do Governo do Tocantins edição 2025

“Denunciar ligações clandestinas é essencial, pois, no final, todos os usuários acabam arcando com os custos desse crime”, enfatiza o coordenador. A denúncia de furto de energia pode ser feita de forma simples e anônima, através dos canais de atendimento da Energisa: call center no número 0800 721 3330, site energisa.com.br, agências de atendimento presencial, aplicativo Energisa On ou WhatsApp da Gisa (www.gisa.energisa.com.br).

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias

Published

on

Em continuidade às ações educativas do Maio Laranja, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Arraias), realizou, nesta quarta-feira, 27, uma palestra na Escola Estadual Zulmira Magalhães, localizada no distrito de Canabrava, zona rural de Arraias.

A atividade foi ministrada pela delegada de polícia Vanusa Regina de Carvalho Nunes e abordou o 18 de maio, data que remonta ao triste episódio de violência sexual ocorrido em 1973, vitimando uma criança. A ação contou com a participação de estudantes e professores da unidade escolar.

Durante o encontro, foram tratados temas relacionados à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, eixo central da campanha Maio Laranja, além da importância da denúncia como ferramenta essencial no combate a esse tipo de crime.

A delegada titular da DEAMV – Arraias, Vanusa Regina de Carvalho Nunes, destacou a relevância da iniciativa. “Levar informação à comunidade escolar é fundamental para fortalecer a rede de proteção e garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados”, afirma.

Leia Também:  Em Gurupi, Delegado Regional participa de evento sobre o combate ao racismo

Maio Laranja

O Maio Laranja é uma mobilização nacional que busca fortalecer ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes, promovendo o engajamento das instituições públicas e da sociedade na proteção da infância e da adolescência.

Denúncias

As denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelos canais Disque 100 e 190, que seguem como principais meios de acionamento das forças de segurança e da rede de proteção. A participação da população é fundamental para o encaminhamento rápido das ocorrências e a atuação das equipes envolvidas.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA