GURUPI

Projeto de Revitalização

Estudantes de unidade de ensino de Sítio Novo revitalizam ambiente escolar e criam espaço para atividades de aprendizagem e convivência ao ar livre

Publicado em

A Escola Raimundo Nonato Leite, de Sítio Novo, jurisdicionada à Diretoria Regional de Araguatins, conta com um novo espaço de aprendizagem e conhecimento, organizado pelos próprios estudantes. Trata-se de um projeto de revitalização de um espaço que não estava sendo utilizado pela unidade escolar que os alunos transformaram num bosque destinado para atividades de leitura, fruição das artes e recreação ao ar livre.

A ação é resultado das disciplinas eletivas do novo ensino médio, lançadas com o objetivo de  revitalizar o espaço da escola. Para tanto, foram trabalhadas temáticas de estudos sobre árvores frutíferas como referência para a construção do espaço de convivência ao ar livre.

Durante o ano letivo, os estudantes aprenderam sobre jardinagem, cultivo de mudas, medição de área e ações para o desenvolvimento sustentável, uma proposta transdisciplinar, que contou com a colaboração dos componentes de saberes e fazeres do campo, geografia, matemática, biologia e linguagens.

Segundo a diretora escolar, Auristela Barros dos Santos Teixeira, todas as etapas do projeto foram executadas pelos alunos, desde a medida, catalogação das árvores, cerca e construção das placas, bancos e balanços, dentre outros.

Leia Também:  Cinco escolas de Ensino Médio da rede estadual estão entre as 20 melhores no Ideb 2023 na região Norte

 “São 1.650 metros quadrados de conhecimento empírico orientado por pesquisa científica, trabalho colaborativo, aprendizagem e valorização do nosso espaço. Como somos uma escola de campo, nosso Projeto Político Pedagógico foi pensado para ressignificar e fortalecer a identidade das comunidades situadas no espaço rural. Assim, entre as eletivas ofertadas, por votação, os alunos escolheram aquelas que pudessem contribuir com suas vivências na comunidade”, explicou a diretora.

Um dos professores responsáveis pela ação, José Domingos Lobo, destacou a importância da participação de toda a comunidade escolar. “Tivemos o apoio de parceiros da comunidade  como pais de alunos e ex-alunos durante a limpeza do terreno, construção da cerca, confecção dos bancos com materiais recicláveis e doação de mudas para arborização do espaço. Com poucos recursos e força de vontade conseguimos executar um projeto nota 10”.

A estudante Letícia Vieira, da 2ª série do ensino médio, ressaltou a importância da ação.  “Nós temos uma vasta área florestal e decidimos investir para construir um espaço agradável para aprofundar nossos conhecimentos e trazer mais oportunidade de aprendizado para todos os alunos”.

Leia Também:  Educação lança edital para seleção de professores e tutores de cursos de Formação Inicial e Continuada a distância

A atividade contou com a participação de instituições públicas como a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) durante o período de orientação técnica.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Secretário da Educação participa do Encontro Estadual em Palmas sobre defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins

Published

on

Representando o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, participou nesta quinta-feira, 30, do Encontro Estadual “Democracia, Direitos, Crianças e Adolescentes”, realizado no Colégio Marista, em Palmas. O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e jovens de diversas regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), o encontro integra uma série de mobilizações nacionais que buscam ampliar a articulação social e o controle das políticas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário Hercules Jackson destacou o papel da Educação no fortalecimento dessas políticas. “A Seduc está à disposição da sociedade para contribuir com a busca de estratégias que fortaleçam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um compromisso do Governo do Tocantins estar presente com as instituições que buscam a promoção e segurança de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Leia Também:  As provas do Encceja serão aplicadas neste domingo em 12 cidades do Tocantins

Os Fóruns DCA, presentes em todas as unidades da federação, são membros efetivos do Fórum Nacional e atuam em seus territórios promovendo o engajamento de organizações da sociedade civil na luta contra as violações e retrocessos de direitos. Além disso, têm a missão de denunciar omissões e transgressões, bem como contribuir para o resgate da integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes vítimas de negligência, abuso e exploração.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nazaré do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Alves da Silva Conceição, destacou a importância da união entre instituições e sociedade. “É importante que toda a sociedade participe, bem como os governantes, para juntos buscarem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, prevenção e cuidados na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

O adolescente Pedro Vítor Porto Andrade (Pepê), integrante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado, ressaltou a relevância de espaços de escuta e protagonismo juvenil. “Participo desses movimentos há muito tempo, pois as discussões são importantes para a busca de direitos, que são desiguais. Ao dar poder de fala aos adolescentes e às crianças, podemos buscar mais nossos direitos e garantias”, afirmou.

Leia Também:  Seduc mobiliza comunidade escolar para participar de discussões sobre Reestruturação da Política Nacional de Ensino Médio

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliane Marise Gomes da Silva, reforçou o papel das organizações não governamentais na defesa das causas infantis. “O debate tem como finalidade fortalecer as instituições não governamentais, atribuindo-lhes mais poder. Sabemos que a sociedade civil já faz enfrentamentos aos problemas e propõe políticas públicas, o que deve ser potencializado para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA