GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins participa da Ação de Graças do povo Kanela do Tocantins

Publicado em

O Governo do Tocantins participou da celebração do povo Kanela do Tocantins em agradecimento pela conquista da demarcação da Reserva Indígena Crim Patehi, com um Culto de Ação de Graças, na aldeia Gleba Pantanal de Cimá, região conhecida como Mata Seca, na Zona Rural da Lagoa da Confusão.

A Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) acompanhou, neste domingo, 28, a celebração organizada pelo cacique Arlindo Kanela e pelo vice-cacique Hildo Kanela, que contou com a presença de indígenas de outras etnias, de religiosos e de um representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Representando o secretário da Sepot, Ercivaldo Xerente, o diretor de Proteção aos Indígenas da Sepot, Paulo André Ixati Oliveira Karajá, considerou que, “a demarcação da Reserva Crim Patehi é uma conquista histórica para o povo Kanela do Tocantins. Esta demarcação representa um passo concreto para garantir direitos fundamentais”, afirmou.

O cacique Arlindo Kanela recordou como tudo começou, a persistência de lideranças que permaneceram ao seu lado durante todo o processo, o apoio das instituições parceiras e a fé que sustentou a união do povo durante o período de espera.

Leia Também:  Oficina de escrita criativa abre inscrições em Araguatins, com recursos da PNAB e apoio da Secult Tocantins

O vice cacique Ildo Kanela ressaltou a incansável presença do cacique Arlindo Kanela em várias reuniões e na busca de atender as exigências cumpridas a cada etapa.

Da Funai, Célio Kanela, contou como sua carreira profissional e a articulação do movimento indígena feminino contribuiu com o andamento do processo. Célio Kanela lembrou que ainda que no território não existia nada e tudo foi implantado pelo próprio povo.

A antropóloga da Sepot, Patrícia Maia, reiterou que, “o órgão acompanhou todo o processo. Além das coordenadas geográficas, a portaria registra os pontos de delimitação no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) do Incra, integrando os registros fundiários ao processo de demarcação”, detalhou.

 Demarcação

A demarcação da Reserva Indígena Crim Patehi foi formalizada por meio da Portaria Funai nº 1.375, de 17 de novembro de 2025, assinada pela presidenta da Funai, Joenia Wapichana, vinculada ao Ministério dos Povos Indígenas. A área demarcada possui 757,9287 hectares e está inserida na Gleba Pública Federal Pantanal de Cima, em território de domínio da União.

Leia Também:  Projeto contemplado na PNAB exalta a oralidade de Conceição do Tocantins

 Esta portaria consolidou um importante marco para o povo Kanela do Tocantins na luta pelo reconhecimento territorial, fortalecendo a identidade cultural, a autonomia e a proteção de seu modo de vida tradicional no estado.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CULTURA

Curta-metragem “O Match” tem pré-estreia no Cine Sesc, em Palmas

Published

on

A pré-estreia do curta-metragem “O Match” foi realizada nesta quarta-feira, 17, no Cine Sesc, em Palmas. A obra foi viabilizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Edital Projetos Culturais – Região Palmas nº 22/2024, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB Tocantins).

O Match é um curta-metragem de ficção, com elementos de suspense, ambientado durante o período da pandemia da Covid-19. A narrativa acompanha Alice, personagem principal que, em meio ao isolamento social, se vê confinada em casa e decide baixar um aplicativo de relacionamento em busca de interação. Com o desenrolar da história, ela percebe que a pessoa com quem conversa se revela um stalker, dando início aos conflitos centrais do filme.

A diretora e roteirista do curta, Gabriela Maia, explica que a ideia da produção surgiu a partir do próprio roteiro. “Escrevi o texto durante a pandemia. Naquele período, fiz um curso de roteiro pelo Sesc, com a Cláudia Lage, e foi nesse processo que desenvolvi a história”, relembrou.

Leia Também:  Governo do Tocantins leva cidadania ao município de Mateiros durante o Programa Justiça Cidadã no Cerrado

Segundo Gabriela, a produção do curta-metragem durou quatro dias e foi gravada, em grande parte, dentro da própria casa, como forma de facilitar o processo. “Trabalhamos em equipe, entre amigos, o que tornou o processo mais viável”, pontuou.

PNAB

A diretora também destacou a importância dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc para a realização do projeto. “A PNAB foi essencial para que eu conseguisse tirar o roteiro do papel. Ele estava parado desde a pandemia e, sem esse incentivo, não seria possível produzir. O cinema tocantinense está em crescimento, com profissionais qualificados, e as leis de incentivo são fundamentais para que possamos continuar trabalhando”, afirmou.

Atualmente, o curta-metragem ainda não pode ser exibido ao público em geral, pois está inscrito em festivais e precisa atender ao critério de ineditismo exigido por grande parte das mostras. “A maioria dos festivais solicita que o filme seja inédito. Espero que, em breve, possamos exibi-lo para o público”, concluiu a diretora.

Sobre a proponente

Gabriela Maia, 35 anos, é escritora, roteirista, continuísta, diretora e produtora cultural. É autora de dois livros: ‘Fora de Controle’ e ‘Sob Controle’. Também escreveu roteiros para publicidade e foi apresentadora do podcast ‘Só um Videozinho’.

Leia Também:  Governo do Tocantins abre inscrições para Edital Arquivos e Acervos 2024

A cineasta iniciou sua trajetória no cinema em 2023, atuando como vídeo assistente no longa-metragem ‘Entramas’, de Justino Vetore. Em seguida, integrou a equipe do curta-documentário Mulheres de Luta, como assistente de câmera, e do longa Apoio Cultural, de Juliane Almeida, na mesma função.
Contemplada pela PNAB do Estado no final de 2024, Gabriela iniciou, em março, a produção de ‘O Match’. Especializou-se na área de continuidade, com trabalhos nos longas ‘O Julgamento de Arlete’, de Cláudia Roberta; ‘Circo dos Sonhos’, de Nival Correia; e ‘Sobre Dores e Dores’, de Kaká Nogueira e Bell Gama.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA