GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins fomenta agronegócio e Estado se torna o maior produtor de grãos da região Norte

Publicado em

Com programas de incentivo do Governo do Tocantins, o Estado se torna o maior produtor de grãos entre as unidades federativas da região Norte do Brasil, conforme o 12° Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no último dia 6 de setembro. As 7.612,9 toneladas colhidas na última safra também colocam o Tocantins como segundo maior produtor de grãos em comparação aos estados da região Nordeste.

“Esses dados divulgados pelo Governo Federal são de grande importância para o nosso Estado, uma vez que utilizamos esse balanço para conseguir recursos destinados à construção e à recuperação da nossa malha viária”, avalia o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. Para ele, o crescimento do agronegócio no Estado reflete diretamente em melhorias na infraestrutura e na logística de escoamento da produção.

“O Governo do Tocantins, por meio da Seagro [Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária], fomenta a distribuição de sementes e outros insumos agrícolas a fim de incentivar ainda mais a produção, para que continue crescendo no Estado”, pontua Wanderlei Barbosa.

Leia Também:  Rebanho bovino do Tocantins é o sexto que mais cresceu no Brasil, com 39,2%

Em comparação aos estados que mais produziram grãos na safra 2022/2023 na região Norte, conforme o levantamento da Conab, o Tocantins configura o primeiro lugar com 7.612,9 toneladas colhidas, uma diferença de quase 3 mil toneladas com o segundo lugar: estado do Pará, com 4.629,0 toneladas; o terceiro lugar fica com Rondônia, com produção de 3.757,6 toneladas.

Ao expandir a comparação para a região Nordeste, a Bahia toma a frente do ranking com 13.483,9 toneladas de grãos produzidos e colhidos, enquanto o Maranhão fica logo atrás do Tocantins, com 7.361,8 toneladas.

O técnico da Seagro, Thadeu Teixeira, que também é professor e engenheiro agrônomo, avalia o cenário destacando os grãos produzidos no Estado. “Há alguns anos, o Tocantins vem ganhando destaque no cenário nacional em relação à produção de grãos. Temos a soja como carro-chefe, seguido do milho e do arroz. Nos últimos anos, avançamos também na produção de gergelim e feijão-caupi. Grande parte dessa produção é exportada para outros países”, pontua Thadeu.

O Tocantins ainda possui bastante área para dispor ao agronegócio e, conforme projeções feitas pela própria Seagro, poderá ultrapassar, inclusive, o maior produtor do Nordeste, o estado da Bahia. “Se compararmos, por exemplo, a safra 2021/2022 com a atual, tivemos um incremento de 12% na área plantada e quase 20% na produção, o que demonstra o quanto estamos crescendo”, avalia Thadeu Teixeira, ao completar que “o Tocantins vem tendo um crescimento na área plantada com baixo impacto ambiental, como na utilização de pastagem que estão em baixa capacidade de produção, além de áreas que ainda podem ser abertas dentro da legalidade ambiental para promover o crescimento do agronegócio”, conclui.

Leia Também:  Tocantins amplia estimativa de produção agrícola em 28,4 mil toneladas e se destaca entre os maiores avanços do país

Outro atrativo que o Tocantins carrega é o valor de suas terras: os preços baixos, em comparação a outros estados tradicionalmente produtores, atraem novas empresas e grupos que buscam investir no Estado. Esse movimento fortalece outras cadeias produtivas. “Além de trazer outras agroindústrias que fortalecem todas essas cadeias produtivas que envolvem o agronegócio, esse movimento gera emprego e renda para toda a população aqui do Estado”, finaliza Thadeu Teixeira.

Advertisement

AGRONEGÓCIO

Servidor de carreira, Lenito Abreu assume presidência da Adapec com foco na modernização da defesa agropecuária

Published

on

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) passa a contar com nova presidência. O servidor de carreira Lenito Abreu assume, nesta quarta-feira, 27, a gestão da autarquia com foco na modernização da defesa agropecuária, fortalecimento das ações sanitárias e valorização da equipe técnica da instituição.

Ao assumir a presidência, Lenito destacou os desafios e metas da nova gestão, entre eles o avanço da rastreabilidade animal, a transição do Sistema de Defesa Agropecuária do Tocantins (Sidato 2.0) e o fortalecimento das ações de fiscalização e defesa sanitária no Estado. “Assumo com muita responsabilidade. Temos muitos desafios pela frente, mas vamos construir juntos com o Governo do Estado, todas as instituições parceiras e nossos servidores uma defesa agropecuária cada vez mais forte e moderna, sempre cuidando e protegendo o maior patrimônio do Tocantins, que é o agronegócio”, ressaltou.

Com mais de duas décadas de atuação na Adapec, Lenito Abreu possui ampla experiência na área de fiscalização e gestão pública. Recentemente, ocupava o cargo de assessor especial da Agência.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa concede progressões funcionais a mais de 2 mil policiais e bombeiros militares do Tocantins

Perfil

Natural de Estreito (MA), Lenito Abreu nasceu em 14 de julho de 1981. É técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Araguatins (1999), graduado em Administração com Ênfase em Marketing pelas Faculdades Objetivo de Palmas (2006), pós-graduado em Gestão Pública pelo Instituto de Pós-Graduação do Tocantins (2009) e engenheiro agrônomo pela Unitins (2016). Atualmente, cursa o 10º período de Direito na Universidade Federal do Tocantins (UFT), com conclusão prevista para 2026.

Servidor efetivo da Adapec desde o ano 2000 como fiscal de defesa agropecuária, construiu sua trajetória profissional na defesa agropecuária tocantinense, atuando em diferentes áreas técnicas e de gestão dentro da Agência. Já exerceu funções como coordenador, responsável técnico de programas sanitários e atuação em barreiras agropecuárias. Também ocupou o cargo de vice-presidente da Adapec nos períodos de 2018 e de 2022 a 2025.

Além da experiência na área agropecuária, Lenito Abreu atuou como diretor-geral da Câmara Municipal de Palmas entre os anos de 2019 e 2020, acumulando experiência administrativa e de gestão pública.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa inaugura Natal de Luzes com a chegada do Papai Noel nesta quinta-feira, 12

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA