GURUPI

DETRAN/TO

Recebimento Itinerante fortalece a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos no Tocantins

Publicado em

O projeto Recebimento Itinerante de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (RI) segue fortalecendo a logística reversa e ampliando a adesão dos produtores rurais à destinação correta das embalagens. Nas quatro edições realizadas nesta semana, nos municípios de Arapoema, Sítio Novo, São Miguel e Aguiarnópolis, foram devolvidas 17.413 embalagens, beneficiando diretamente 370 pequenos e médios produtores rurais. O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), é parceiro da iniciativa, juntamente com as centrais de recebimento, prefeituras e sindicatos rurais.

O presidente da Adapec, Lenito Abreu, destacou que o aumento na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos é resultado do trabalho contínuo de conscientização e sensibilização realizado pela Agência em todos os municípios do Estado, aliado ao compromisso dos produtores rurais, que já compreenderam a importância de dar a destinação ambientalmente adequada a essas embalagens.

Crescimento em Arapoema

Um exemplo desse avanço está no município de Arapoema, onde o número de embalagens devolvidas aumentou 81% em relação a 2024, enquanto o total de produtores atendidos cresceu 78,8% no mesmo período. Nesta edição, foram atendidos 177 produtores, que devolveram 11.722 embalagens vazias de agrotóxicos. Em 2024, participaram 99 produtores, com a devolução de 6.477 embalagens.

Leia Também:  Adapec treina médicos veterinários sobre Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias

Produtores aprovam o RI

Pequenos produtores rurais de Aguiarnópolis compareceram nesta sexta-feira, 26, ao local de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e aprovaram o projeto.

É o caso do produtor Evaldo Barbosa da Silva, que considera muito importante a realização do RI, pois contribui para a retirada dos vasilhames das propriedades, ajudando a minimizar os riscos de intoxicação e de poluição no meio rural, uma vez que essas embalagens não podem ser reutilizadas para outras finalidades.

“Isso é um ganho para o meio ambiente e para a saúde do trabalhador”, pontuou Evaldo Barbosa.

Outro produtor que também aprova o RI é Adão Pereira da Silva, que destacou que a ação contribui para a saúde humana e para a preservação do meio ambiente. “Aqui já sabemos que, anualmente, temos que fazer a entrega das embalagens conforme as orientações, para manter o campo limpo e garantir nossa segurança”, ressaltou Adão Pereira da Silva.

A inspetora de defesa agropecuária da Adapec, Jisele do Socorro de Amorim Brito, explica que o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos oferece aos produtores a oportunidade de cumprir suas obrigações legais.

Leia Também:  Atuação estratégica do Governo do Tocantins no setor de Planejamento e Orçamento garante resultados econômicos positivos para o Estado

“De acordo com a legislação federal, todo produtor que adquire agrotóxicos deve devolver as embalagens em um local indicado na nota fiscal. O RI aproxima esse serviço do produtor, disponibilizando toda a estrutura necessária para que ele faça a devolução de forma correta e dentro da legislação”, destacou.

Próximas edições

O cronograma de recebimentos itinerantes continua na próxima semana. Em Riachinho, a ação será realizada no dia 30 de junho, na antiga rodoviária, das 8h às 14h. Já em Palmeiras do Tocantins, o recebimento ocorrerá no dia 3 de julho, na praça em frente à Prefeitura, também das 8h às 14h.

Advertisement

TOCANTINS

Tocantins Amigo do Pet chega a Gurupi e amplia rede de cuidado animal com castrações gratuitas e ações educativas

Published

on

O cuidado com os animais começou pelas salas de aula em Gurupi. Antes da realização de consultas e cirurgias, uma mensagem já era levada às escolas municipais: cuidar dos animais também é uma forma de cuidar da sociedade. Com essa proposta, o programa Tocantins Amigo do Pet iniciou uma nova etapa de atuação no Estado, com a abertura oficial realizada nesta sexta-feira, 26, no Centro de Controle de Zoonoses do município.

O evento contou com a participação da prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do deputado estadual Eduardo Fortes; do secretário municipal de Saúde, Ricardo Silva; além de representantes das instituições parceiras na execução do programa, de integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar e moradores do município.

Idealizada pela primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, a iniciativa chega a Gurupi com a previsão de realizar cerca 400 consultas e 360 castrações gratuitas de cães e gatos, ampliando o acesso da população a um serviço considerado essencial para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Ao longo da programação, que segue até domingo, 28, mais de 20 profissionais estarão envolvidos, oferecendo serviços voltados à saúde, ao cuidado e à orientação dos tutores.

O Tocantins Amigo do Pet é uma iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Gurupi, o Instituto Pizada, responsável pela execução do programa, e o Comitê Pró-Animais do Tocantins. A ação também recebe apoio de recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Eduardo Fortes.

Leia Também:  Agência de Metrologia realiza Operação Especial Férias Seguras

A união de esforços entre Estado, município e entidades da causa animal tem permitido levar atendimento especializado para diferentes regiões do Tocantins. Antes de Gurupi, o programa já passou por Aliança do Tocantins, Dianópolis, Palmeirópolis, Colinas do Tocantins, Paranã, Natividade, Augustinópolis e Araguatins.

Parceria que fortalece a causa animal

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que iniciativas como o Tocantins Amigo do Pet representam avanços na construção de políticas públicas voltadas à proteção animal. Segundo a gestora, a parceria entre o Governo do Estado e parlamentares que destinam recursos tem ampliado o acesso da população às castrações gratuitas e fortalecido as ações de controle populacional de cães e gatos.

Josi Nunes também ressaltou o papel da primeira-dama Karynne Sotero na defesa da causa animal e na expansão do programa pelos municípios tocantinenses. “A primeira-dama abraçou essa causa com muito carinho. Quando um líder assume uma causa, isso faz toda a diferença. Foi esse compromisso com a causa animal que permitiu levar esse trabalho aos municípios, beneficiando tantas famílias e seus animais”, afirmou.

Educação para formar uma geração mais consciente

Como parte da programação do Tocantins Amigo do Pet, a Semarh realizou, na quinta-feira, 25, uma ação educativa em cinco escolas municipais de Gurupi, alcançando cerca de 300 crianças com idade entre 8 e 10 anos.

Por meio de atividades lúdicas e do uso de materiais informativos, como revistas produzidas com linguagem adequada à faixa etária dos estudantes, a ação levou às crianças informações sobre adoção responsável, a importância da castração, a prevenção aos maus-tratos e o respeito aos animais.

Leia Também:  Governo do Tocantins participa de projeto de nutrição e alimentação de tambaquis em viveiros escavados no Estado

Para a diretora da Escola Municipal Doutor Ulisses Guimarães, Kelly Regina Silva Miranda Barbosa, a iniciativa contribui para a formação cidadã dos alunos ao trabalhar valores como responsabilidade, empatia e cuidado. “Esse projeto é muito importante para a nossa cidade e contribui para que nossas crianças cresçam conscientes dos cuidados que devemos ter com os animais domésticos e também com aqueles que vivem nas ruas”, destacou.

A palestrante da Semarh, Samara Almeida, reforçou que a educação é uma das principais ferramentas para transformar a relação entre pessoas e animais. “Conversar com as crianças sobre adoção responsável, castração e respeito aos animais é investir na formação de cidadãos mais conscientes. Quando elas compreendem desde cedo que os animais são seres que merecem cuidado e respeito, tornam-se multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa e também na comunidade. A educação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir os maus-tratos e construir uma cultura de responsabilidade e bem-estar animal para as próximas gerações”, ressaltou.

Karynne Sotero pontuou que o Tocantins Amigo do Pet representa um avanço nas políticas de proteção animal ao integrar atendimento veterinário e educação, ampliando o cuidado para além dos procedimentos clínicos. “Quando levamos essa mensagem para as escolas, ajudamos a formar uma geração mais consciente, que entende que a proteção animal também faz parte da construção de uma sociedade melhor. Esse trabalho é resultado da união de esforços entre o Governo do Estado, municípios, parlamentares e instituições que acreditam nessa causa”, afirmou.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA