GURUPI

Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa lança regularização fundiária digital e investe em tecnologia para modernizar serviços públicos

Publicado em

Para modernizar, desburocratizar e ampliar o acesso aos serviços públicos, o governador Wanderlei Barbosa lançou, nesta sexta-feira, 23, o processo digital de regularização fundiária no Portal de Serviços do Governo do Tocantins. A iniciativa é do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI). Durante a solenidade, realizada na sede do Itertins, também foram entregues 10 pares de equipamentos GNSS Trimble R12i, adquiridos com investimento de R$ 1.580.000, que serão utilizados nos trabalhos de georreferenciamento executados pelas equipes técnicas do instituto.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa destacou o compromisso do Governo do Tocantins com a digitalização dos serviços e o fortalecimento da segurança jurídica no campo. “Eu quero que possamos fazer uma grande gestão juntos, realizando diversas regularizações e garantindo segurança jurídica ao pequeno, ao médio e ao grande produtor. É importante entendermos o nosso papel e avançarmos na modernização de todos os serviços. Estamos entregando equipamentos que vão modernizar o trabalho, somados à nova plataforma digital. Não podemos deixar de levar tecnologia e aproximar o cidadão, seja ele de Lizarda, Esperantina, Paranã ou Talismã, dos serviços do Estado”, salientou o chefe do Executivo.

Com a novidade, os usuários poderão abrir e acompanhar seus processos de forma totalmente digital, sem a necessidade de deslocamento até a sede do Itertins, em Palmas. A medida amplia o alcance das políticas fundiárias, especialmente para moradores do interior do estado, promovendo mais agilidade e comodidade no acesso aos serviços.

Leia Também:  Tocantins recebe R$ 1,5 bilhão em investimento privado e gera 8,6 mil novos postos de trabalho

O chefe da Assessoria Jurídica do Itertins, Edimar Ferreira, que atualmente responde pela autarquia, ressaltou que o lançamento representa um avanço significativo na modernização da gestão pública. “Este é um avanço do Governo do Tocantins na modernização dos serviços públicos do estado. O processo digital de regularização fundiária, a partir de agora, está disponível no Portal de Serviços do Governo e proporciona mais celeridade, transparência e segurança jurídica, além de reduzir custos tanto para o poder público quanto para o cidadão que utiliza o serviço”, explicou.

O presidente da ATI, Alírio Félix, reforçou a importância da iniciativa para facilitar o acesso da população aos serviços estaduais. “A meta do nosso governo sempre foi oferecer condições mais fáceis de acesso aos serviços do Estado. A ATI avalia constantemente os serviços que mais impactam o cidadão. Ao identificar a demanda do Itertins, estudamos todo o fluxo da regularização fundiária, organizamos os documentos e criamos um ambiente totalmente digital. Hoje [sexta-feira, 23] estamos entregando esse avanço à população”, enfatizou.

Mesmo com a implantação da plataforma digital, o Itertins continuará oferecendo a abertura de processos de forma física, garantindo uma transição gradual. A previsão, no entanto, é que futuramente todos os procedimentos sejam realizados exclusivamente em formato digital.

Leia Também:  Governo do Tocantins divulga gabaritos definitivos das provas objetivas do concurso da Educação

Modernização e inovação

Os equipamentos GNSS Trimble R12i entregues ao Itertins serão utilizados nos trabalhos de georreferenciamento realizados pelas equipes técnicas. Os dispositivos captam sinais de satélites de navegação para determinar posições geográficas com alta precisão, possibilitando medições em campo mais ágeis e confiáveis. A aquisição fortalece a capacidade técnica do instituto e assegura maior qualidade aos dados coletados.

Entrega de título

Durante o evento, também foi realizada a entrega simbólica de um título de regularização fundiária, representando o trabalho desenvolvido pelo Itertins.

Marcos Paulo Goulart Machado, advogado e procurador do beneficiário Marcos Henrique Ferreira, destacou a importância do documento. “Foi um procedimento que levou bastante tempo, mas que agora está regularizado. Ele é empreendedor da agricultura familiar de Wanderlândia e esse título tem grande importância, porque valoriza a propriedade e possibilita a continuidade da vida no campo. Ele aguardava esse documento há 20 anos e, finalmente, o Itertins regularizou a área”, finalizou.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Governo do Tocantins recebe com alegria a representação do estado pela primeira indígena Karajá no Miss Brasil Mundo

Published

on

O governo do Tocantins recebeu com alegria a notícia da conquista da candidata Tainá Marrirú, primeira indígena Karajá que vai representar o estado no concurso de beleza Miss Brasil Mundo. Nesta terça-feira, 27, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot) amanheceu vibrante com a conquista da candidata, que se destaca também pela sua formação acadêmica, pelo compromisso com as causas sociais e sua torcida só cresce com a proximidade do concurso.

Tainá é professora, atleta e pesquisadora, com formação em Educação Física e envolvimento em causas sociais há mais de uma década. Sua participação no concurso representa um marco na representatividade indígena nos concursos de beleza nacionais.

Aos 25 anos, Tainá Marrirú, natural da comunidade indígena de Santa Isabel, na Ilha do Bananal, entra para a história como a primeira indígena a representar o Tocantins no Miss Brasil Mundo 2025. O concurso nacional acontece entre os dias 28 e 31 de janeiro, colocando em evidência não apenas a beleza, mas também a trajetória acadêmica e social da jovem karajá.

Leia Também:  “Esse assunto não ficará sem resposta”, frisa presidente da Aleto em audiência sobre tarifa de água no Tocantins

O secretário Ercivaldo Xerente recebeu com orgulho a notícia da conquista da candidata à vaga no concurso de beleza, para representar o estado.  Desde o fim de semana a torcida assumiu um ritmo crescente com repercussão entre os servidores da Sepot, nas redes sociais e na imprensa.

O secretário Executivo Leoni Jr ressaltou que a conquista da vaga pela candidata indígena karajá, reforça o avanço da diversidade na representação do estado em diferentes setores da sociedade e a repercussão ressalta além da beleza da mulher indígena, sua formação e a atuação na valorização da cultura indígena e na defesa dos direitos dos povos originários.

 

Povo Karajá no Tocantins

O povo Iny Karajá tem uma presença significativa na Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, localizada entre os estados do Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Recentemente, diversas ações governamentais têm fortalecido a presença do Estado na região, com apoio a ações em parceria para infraestrutura e justiça, projetos ambientais e políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento sustentável.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA