GURUPI

SEDUC

Estudantes farão a prova da 2ª fase da Olimpíada de Matemática neste sábado, 25

Publicado em

Acontece neste sábado, dia 25, às 14h30, a prova da 2ª fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No Tocantins, estão aptos para fazer a prova 9.032 estudantes provenientes de 710 instituições de ensino e representantes dos 139 municípios tocantinenses. E da rede estadual de ensino, farão a prova 6.836 alunos, de 405 escolas.

No país, são mais de 900 mil estudantes que foram classificados para a 2ª fase da olimpíada. Os alunos podem consultar os locais de aplicação da prova no portal http://www.obmep.org.br/.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realiza mobilizações nas escolas para incentivar os estudantes a aproveitarem a oportunidade de fazer a prova como processo de autoavaliação do conhecimento e como forma de ampliar oportunidades.

Recomendações

O professor Wiliam Carlos de Sousa Luz, coordenador regional da Obmep – TO02, região de Araguaína, orienta os estudantes para estarem atentos no dia da prova. “Recomendamos aos alunos que cheguem aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência. É importante que os participantes leiam as instruções com atenção e preencham a ficha da prova com todos os dados solicitados”, esclareceu.

Leia Também:  As provas do Encceja serão aplicadas neste domingo em 12 cidades do Tocantins

A prova da segunda fase consiste em seis questões discursivas, nas quais os estudantes devem apresentar os cálculos, bem como, o raciocínio lógico.

No dia da prova, os estudantes devem apresentar documento com identificação legível com foto e número de CPF. As pessoas que não têm o CPF poderão indicar o número do documento do responsável legal.

Medalhas

A lista com os nomes dos alunos premiados será divulgada no dia 22 de dezembro. Neste ano, a Comissão Organizadora distribuirá 500 medalhas de ouro para alunos de escolas públicas e 150 para discentes de instituições privadas; 1500 medalhas de prata para pessoas de escolas públicas e 450 para unidades de ensino privadas. Estão sendo destinadas 4500 medalhas de bronze para a rede pública e 1350 para a rede particular. Ainda serão distribuídos 45 mil certificados de menção honrosa para as escolas públicas e 6 mil para alunos de instituições privadas.

A Obmep é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Leia Também:  Definidos os primeiros finalistas do Definidos os primeiros finalistas do III Canta Tocantins das Escolas Estaduais nas regionais de Arraias, Pedro Afonso e Paraíso nas regionais de Arraias, Pedro Afonso e Paraíso

Experiência da Escola Alfredo Nasser

Na Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, de Araguaína, a professora de Matemática, Lorena Silva Costa, explicou que lá, 37 estudantes estão aptos para fazer as provas.

“Desde quando recebemos o resultado dos estudantes que foram aprovados para a 2ª fase da Obmep, nos reunimos com eles e iniciamos o planejamento dos estudos. Apresentamos como trabalhar o raciocínio lógico, promovemos aulas de reforço, estimulamos a aprendizagem com a resolução dos problemas, estudamos as provas das edições anteriores da olimpíada e treinamos questões discursivas, características do exame que será realizado no sábado”, explicou.

Sobre a importância dos estudantes fazerem as provas, a professora Lorena destacou as oportunidades. “A olimpíada promove o desenvolvimento de habilidades como o pensamento lógico e criativo, além de possibilitar aos estudantes premiações e participações no Programa de Iniciação Científica da Obmep (PIC), estimular o estudo e a aprendizagem em Matemática”, afirmou a professora Lorena.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Secretário da Educação participa do Encontro Estadual em Palmas sobre defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins

Published

on

Representando o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, participou nesta quinta-feira, 30, do Encontro Estadual “Democracia, Direitos, Crianças e Adolescentes”, realizado no Colégio Marista, em Palmas. O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e jovens de diversas regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), o encontro integra uma série de mobilizações nacionais que buscam ampliar a articulação social e o controle das políticas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário Hercules Jackson destacou o papel da Educação no fortalecimento dessas políticas. “A Seduc está à disposição da sociedade para contribuir com a busca de estratégias que fortaleçam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um compromisso do Governo do Tocantins estar presente com as instituições que buscam a promoção e segurança de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Leia Também:  Unidades escolares da rede estadual do Tocantins iniciam aplicação das provas do Saeto

Os Fóruns DCA, presentes em todas as unidades da federação, são membros efetivos do Fórum Nacional e atuam em seus territórios promovendo o engajamento de organizações da sociedade civil na luta contra as violações e retrocessos de direitos. Além disso, têm a missão de denunciar omissões e transgressões, bem como contribuir para o resgate da integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes vítimas de negligência, abuso e exploração.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nazaré do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Alves da Silva Conceição, destacou a importância da união entre instituições e sociedade. “É importante que toda a sociedade participe, bem como os governantes, para juntos buscarem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, prevenção e cuidados na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

O adolescente Pedro Vítor Porto Andrade (Pepê), integrante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado, ressaltou a relevância de espaços de escuta e protagonismo juvenil. “Participo desses movimentos há muito tempo, pois as discussões são importantes para a busca de direitos, que são desiguais. Ao dar poder de fala aos adolescentes e às crianças, podemos buscar mais nossos direitos e garantias”, afirmou.

Leia Também:  Secretário Hercules Jackson e representantes do MP alinham etapas do Protocolo de Intenções do Concurso da Educação

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliane Marise Gomes da Silva, reforçou o papel das organizações não governamentais na defesa das causas infantis. “O debate tem como finalidade fortalecer as instituições não governamentais, atribuindo-lhes mais poder. Sabemos que a sociedade civil já faz enfrentamentos aos problemas e propõe políticas públicas, o que deve ser potencializado para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA