GURUPI

SEDUC

Final do Canta Tocantins emociona plateia e impressiona com o talento dos estudantes

Publicado em

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nessa terça-feira, 19, a grande final da 5ª edição do Canta Tocantins das Escolas Estaduais, no auditório da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas. Com uma noite repleta de talentos, os estudantes da rede estadual conquistaram o público com músicas de diversos estilos.
Ao todo, 27 estudantes das categorias Silver e Júnior brilharam no palco do evento, representando suas Superintendências Regionais de Educação (SREs) de diversas partes do Estado. A iniciativa, que segue sendo um sucesso pelo 5º ano consecutivo, tem como objetivo promover a prática musical como ferramenta de inclusão, fortalecimento socioemocional e pertencimento cultural, bem como o incentivo a prática, contribuindo para a difusão cultural e o pertencimento, além de evitar a evasão escolar.
O secretário da Educação, Fábio Vaz, destaca que a educação e a cultura se complementam. “É pertencimento, é sentido, a escola tem que ser um local agradável, gostoso, e a cultura é isso, ela promove uma interação. A expressão cultural, a expressão artística fala muito, e isso a escola tem que promover, tem que integrar. Só nessa semana o Governo do Tocantins promoveu esporte, dança, canto, e ainda nós teremos ainda mais, encerrando essa semana com os Jogos Escolares Indígenas. A educação precisa ter esses momentos, não é só sala de aula, nós aprendemos em todos os espaços”, ressaltou.
Para o gerente de Artes e Manifestações Culturais da Seduc, Josafá Miranda, a arte transforma vidas. “O aluno precisa ser inserido no processo ensino e aprendizagem, entendemos que a prática da música é o encontro de si mesmo dentro do campo da arte. O Canta Tocantins é uma forma do aluno manifestar os seus desejos e, claro, ganhar asas para que no futuro possa tornar-se um grande profissional, como muitos alunos que já passaram por esse palco”, pontuou.
A professora Lara Paulino, do Colégio de Tempo Integral Professor Antônio Belarmino Filho, de Pedro Afonso, relatou que além de preparar, incentivou a estudante Ludmyla Ferreira a participar da competição. “A integralidade do indivíduo vai muito além da sala de aula, e ela sempre teve muito talento, e eu acho que de alguma forma eu realcei isso junto com ela. A vida não tem sentido sem arte, a arte torna a vida genuína. Os espaços mais míseros dentro de nós mesmos, eles são reconstruídos, reinventados, ressignificados a partir do desenvolvimento artístico”, afirmou.
Pela segunda vez consecutiva, Douglas Alvez conquistou o 1º lugar na categoria Júnior. O estudante da Escola Estadual Paroquial Cristo Rei, de Tocantinópolis, expressou gratidão pelo resultado. “Estou muito feliz de ter tocado tantas pessoas com a minha voz, tive muito apoio de toda a minha comunidade, esse é um momento muito especial”, relatou.
Na categoria Silver, o nome da noite foi o da estudante Ana Flor, do CMTO Diaconízio Bezerra da Silva, de Paraíso. A jovem, que emocionou o público, celebra sua vitória e enfatiza a importância da música em sua vida. “É uma sensação maravilhosa poder dividir meu dom com o mundo, tivemos muitos talentos nesse palco hoje, então ter conquistado esse prêmio é muito significativo. Para quem acredita que tem um dom eu só digo que não se esconda, confie no seu potencial e se joga”, declarou.

Leia Também:  Seduc se reúne com Secad e Igeprev para alinhamento sobre PCCR dos servidores da Educação

Categoria Júnior
1º lugar – Douglas Alves, da Escola Estadual Paroquial Cristo Rei, da SRE de Tocantinópolis;
2º lugar – Adna e Kemily, da Escola Estadual Vila Guaracy, da SRE de Gurupi;
3º lugar – Izabelly Nunes, do CMTO Santa Terezinha, da SRE de Miracema.

Categoria Silver
1º lugar – Ana Flor, do CMTO Diaconízio Bezerra da Silva, da SRE de Paraíso;
2º lugar – Ithalo Bispo, do Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro, da SRE de Arraias;
3º lugar – Michelly Medrado, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência, da SRE de Palmas.

Premiação
Os três primeiros colocados em cada categoria, junto com seus professores orientadores e unidades escolares, foram premiados com troféus e valores em dinheiro:
•  1° lugar: R$ 3 mil para o estudante, R$ 3 mil para a escola e R$ 1 mil para o professor.
•  2° lugar: R$ 2 mil para o estudante, R$ 2 mil para a escola e R$ 1 mil para o professor.
•  3° lugar: R$ 1 mil para o estudante, R$ 1 mil para a escola e R$ 1 mil para o professor.

Leia Também:  Seduc promove formação em Letramento Racial para formadores regionais do Alfabetiza Mais Tocantins

Além disso, todos os classificados do concurso receberam medalhas de participação.

Advertisement

EDUCAÇÃO

Governo do Tocantins amplia educação em tempo integral e registra aumento de 148% no número de unidades de ensino

Published

on

O Governo do Tocantins registra aumento de 148% no número de escolas estaduais de tempo integral, entre 2022 e 2026, passando de 48 para 119 unidades, ampliando o acesso dos estudantes a uma formação que integra ensino, esporte, cultura e desenvolvimento integral.
A expansão da modalidade ocorreu tanto pela construção de novas unidades quanto pela adequação de estruturas já existentes. Entre 2022 e 2026, foram inauguradas dez escolas de tempo integral nos municípios de Palmas, Araguaína, Araguatins, Itaguatins, Alvorada, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso e Ananás, criando 5.343 novas vagas para estudantes da rede estadual. No mesmo período, outras 64 unidades foram transformadas para o modelo de tempo integral, ampliando a presença da modalidade em todas as regiões do estado. O processo de expansão continua com a construção de cinco novas escolas em Luzimangues, Palmas, Gurupi e Guaraí, que deverão ofertar mais 2.380 vagas após a conclusão das obras.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que a educação tem sido uma das prioridades da gestão estadual. “Investimentos em novas escolas, reformas, ampliação do ensino em tempo integral e melhoria da estrutura das unidades mostram o compromisso do nosso governo com os estudantes, professores e toda a comunidade escolar”.

Leia Também:  Seduc se reúne com Secad e Igeprev para alinhamento sobre PCCR dos servidores da Educação

Infraestrutura em todas as regiões

A ampliação da educação integral foi acompanhada por um amplo programa de modernização da rede estadual. Nos últimos quatro anos, o Governo do Tocantins concluiu 201 obras em 150 unidades de ensino distribuídas por 73 municípios, totalizando investimentos superiores a R$ 243,4 milhões.

As intervenções contemplaram construção de novas escolas, e somam mais de 300 unidades escolares com reformas gerais, além de ampliações, adequações estruturais, modernização das instalações elétricas, implantação de refeitórios, laboratórios, bibliotecas, quadras esportivas, ambientes administrativos e melhorias voltadas à acessibilidade e segurança. Os investimentos alcançaram todas as Diretorias Regionais de Educação do estado.

A secretária de Estado da Educação, Celestina Maria de Souza, ressalta que a melhoria da infraestrutura tem contribuído diretamente para o fortalecimento do ensino e para a ampliação da permanência dos estudantes na escola. “A expansão da educação em tempo integral e os investimentos em infraestrutura fazem parte de uma política permanente de fortalecimento da rede estadual. Estamos ampliando o acesso, qualificando os ambientes de ensino e criando condições cada vez mais favoráveis para o desenvolvimento educacional dos estudantes tocantinenses”, enfatiza a secretária.

Leia Também:  Governo do Tocantins premia projetos inovadores e avanços nos índices educacionais com os prêmios Escola que Transforma e Ideb Mais Tocantins

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA