GURUPI

Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa reforça compromisso na atuação municipalista, durante posse da nova diretoria da ATM

Publicado em

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 16, da posse da nova mesa diretora que administrará a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) no biênio 2025/2026. A solenidade, realizada na sede da entidade, em Palmas, oficializou o prefeito de Cristalândia, Big Jow, como presidente da entidade.

Em seu discurso, o governador desejou um bom mandato ao presidente e à nova mesa diretora; e destacou a importância da atuação conjunta entre o Estado e os municípios. “Trabalho pela unidade de todos. Quando o Big Jow pediu meu apoio, disse a ele que o primeiro passo é a conciliação e ele buscou esse consenso para que escolhessem um nome para presidir essa associação tão fundamental e importante para o desenvolvimento do Estado. É dessa forma que o nosso Governo trabalha, pois, se estivermos unidos, seremos mais fortes”, comentou.

Ainda durante sua fala, Wanderlei Barbosa reafirmou que o novo gestor da ATM pode contar com o apoio do Governo do Tocantins para desenvolver o melhor trabalho em favor dos municípios. “Meu gabinete é aberto para resolver problemas de maneira conjunta, para que possamos trabalhar na mesma direção. A convergência de ideias vem da parceria que fazemos, pois tratamos todos os municípios da mesma maneira. É o mesmo que esperamos da gestão do prefeito Big Jow. Nosso Governo é de parceria e transparência, então pode contar comigo para buscarmos solução juntos. Estamos à disposição”, ressaltou o chefe do Executivo em seu discurso.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa inaugura iluminação de campo de futebol do 1º BPM e prestigia retorno das atividades da Escolinha de Futebol

Ao assumir a presidência da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Cristalândia, Big Jow, afirmou que sua gestão será pautada na parceria entre os municípios e os entes federativos. “A ATM só trabalha com parcerias e é por meio dessa parceria que estamos nos tornando mais fortes a cada dia que passa. Pela primeira vez, o municipalismo está sendo aplicado no estado do Tocantins, graças ao apoio do Governo do Estado e de todos que representam a sociedade. Nós nos tornamos fortes com essa união, com todos os entes federativos. Garanto ao governador Wanderlei Barbosa que nós vamos buscar essa cooperação, somos parceiros no que é melhor para o povo que representamos”, pontuou o prefeito Big Jow.

Nova diretoria

Além do presidente Big Jow, a mesa diretora da chapa União Municipalista, eleita por aclamação em março durante Assembleia Geral na sede da ATM, é formada pelo prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro, e pela prefeita de Buriti do Tocantins, Lucilene Brito, como 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente.

Como diretores administrativos, foram eleitos a prefeita de Itacajá, Maria Aparecida; e o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto. Na condição de diretores financeiros, estão os prefeitos de Rio dos Bois, Joel Rufino, e de Brasilândia, Luiz Felipe de Miranda. Outros 16 nomes fazem parte do grupo nas funções de membros titulares e suplentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal.

Leia Também:  Naturatins realiza operação para coibir pesca ilegal em vários rios do Estado

“No cargo de primeiro vice-presidente, respeitarei o direcionamento do presidente Big Jow, então o que ele estiver pautando em prol dos 139 municípios, pelo municipalismo forte, eu vou estar junto com ele. É uma nova missão e espero representá-la bem perante as cidades, em especial aqueles municípios com coeficiente de 0.6 no FPM [Fundo de Participação dos Municípios], que precisam muito da entidade para cumprir suas obrigações”, reforçou o prefeito de Pedro Afonso e 1º vice-presidente eleito, Joaquim Pinheiro.

Presenças

A solenidade de posse contou com a presença do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda; prefeitos e vereadores de diversos municípios; deputados estaduais e federais; a senadora Dorinha; secretários de estado e municipais; representantes de instituições; além de outras autoridades.

ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) é uma entidade que reúne os gestores municipais do Tocantins, com os objetivos de promover a união e fortalecer a gestão local. Fundada em 1989 em Miracema do Tocantins, a associação conta com a filiação de 133 municípios, atuando na defesa do municipalismo, ao buscar garantir aos municípios autonomia para implementar políticas públicas de forma conjunta. Além disso, a ATM oferece apoio técnico e administrativo aos prefeitos em diversas áreas, como educação, saúde, infraestrutura e econômica.

Advertisement

TOCANTINS

Governo do Tocantins inicia restauração das avenidas perimetrais de Taquaralto com investimento de R$ 9,3 milhões

Published

on

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), iniciou nesta segunda-feira, 22, as obras de restauração das avenidas perimetrais de Taquaralto, no trecho urbano da TO-050, entre o Ginásio Ayrton Senna e o Entroncamento da BR-010, importante ligação entre Palmas e Porto Nacional.

Com investimento de R$ 9.300.191,81, a obra contempla aproximadamente 4 km de extensão e beneficiará diretamente moradores, comerciantes e milhares de condutores que utilizam diariamente uma das principais vias da região sul da Capital. A intervenção prevê a recuperação estrutural do pavimento e a aplicação de uma nova camada asfáltica, garantindo mais segurança, conforto e fluidez ao tráfego.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que a restauração das perimetrais integra o conjunto de investimentos realizados pelo Estado para fortalecer a mobilidade urbana e a infraestrutura viária em todas as regiões. “As perimetrais de Taquaralto são fundamentais para a mobilidade de Palmas e para o desenvolvimento econômico da região sul da Capital. Esta obra vai garantir mais segurança, conforto e qualidade de vida para quem utiliza a via diariamente, além de valorizar o comércio local e melhorar o fluxo de veículos em um dos trechos mais movimentados da cidade”, afirma o governador.

O presidente da Ageto, Túlio Labre, ressalta que a obra atende a uma demanda histórica da população da região. “Estamos iniciando uma obra muito aguardada por quem mora, trabalha ou trafega por Taquaralto. Trata-se de um importante corredor de mobilidade urbana da Capital, que receberá um novo pavimento para garantir mais segurança e melhores condições de trafegabilidade. Pedimos a compreensão da população durante a execução dos serviços, pois os transtornos serão temporários e os benefícios permanentes”, pontua.

Leia Também:  Em São Paulo, Governo do Tocantins fortalece escuta cidadã durante Congresso Brasileiro de Ouvidores

Benefícios para a população

A restauração das perimetrais é aguardada há anos por moradores, comerciantes e trabalhadores que dependem da rodovia diariamente.

Há mais de duas décadas trabalhando às margens da TO-050, o chapeiro Alexsandro da Silva Santos afirma que a recuperação da via era uma necessidade antiga. “O movimento aqui é muito intenso. Essa obra vai ficar muito boa para todos nós. Trabalho neste ponto desde 2005 e acredito que vai melhorar bastante para quem aguarda os caminhões às margens da rodovia e transita diariamente pelo trecho”, enfatiza.

A expectativa também é compartilhada pelo comerciante Jorge Luiz Pires, proprietário de um lava-jato localizado às margens da rodovia. Segundo ele, a obra é uma demanda antiga da comunidade e representa um avanço significativo para a segurança e a mobilidade na região. “Esperávamos essa obra há muito tempo e temos certeza de que ela vai trazer mais segurança e melhorar muito a situação para todos”, destaca.

Comerciante há mais de 20 anos na região, João Machado Santos acredita que a nova pavimentação contribuirá para o fortalecimento do comércio local. “Muitos clientes deixavam de passar por aqui por causa das condições da pista. Com esse novo asfalto, a realidade vai mudar. É uma obra muito bem-vinda para comerciantes, moradores e todos que utilizam essa rodovia. Estou muito feliz em ver esse investimento ocorrendo”, comemora.

Leia Também:  CNJ está com inscrições abertas para projetos culturais voltados ao sistema prisional

Quem também acompanha com expectativa o início dos serviços é o caminhoneiro Evandro Soares, que percorre o trecho há 18 anos. “Sempre tive o sonho de ver essa rodovia recuperada. Passo por aqui constantemente a trabalho e sei o quanto essa melhoria era necessária. Com a pista restaurada, teremos mais segurança, conforto e melhores condições para transportar cargas pela região”, reforça.

Execução dos serviços

Para reduzir os impactos no trânsito e nas atividades comerciais ao longo da via, os trabalhos terão início no sentido Porto Nacional–Palmas. A medida permitirá que comerciantes e usuários da rodovia possam se organizar previamente durante a execução dos serviços. Durante a obra, será adotado o sistema de Pare e Siga, além da utilização de rotas alternativas pelas vias paralelas.

A Ageto orienta motoristas, motociclistas e pedestres a respeitarem a sinalização temporária e as orientações das equipes que atuarão no trecho, contribuindo para a segurança de todos.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos em até 90 dias, período em que a região de Taquaralto receberá uma das mais importantes intervenções de infraestrutura viária dos últimos anos. Com mais este investimento, o Governo do Tocantins reforça seu compromisso com a modernização da malha viária estadual, promovendo mais mobilidade, segurança e qualidade de vida para a população tocantinense.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA