GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins assina contrato para construção do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual

Publicado em

O Governo do Tocantins, representado pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto, assinou nessa segunda-feira, 10, o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa Opy Healthcare, vencedora da licitação para construção, gestão, operação e manutenção do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) , desta quarta-feira, 12.

A construção de uma nova unidade hospitalar para tratar as demandas de saúde das mulheres é uma prioridade no plano de gestão do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. A iniciativa marca a primeira PPP em saúde do Tocantins e é uma resposta direta às demandas por assistência especializada para o público feminino e neonatal.

“Com este novo hospital, iremos garantir o acesso a um atendimento mais completo, que valoriza a saúde da mulher de forma integral. Esta parceria com a Opy Healthcare reforça o nosso compromisso com um sistema de saúde mais eficiente e humanizado”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

A nova unidade hospitalar, que substituirá o atual Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), será construída em Palmas, em um terreno de 25 mil m² — seis vezes maior do que a estrutura atual. Com cerca de R$ 299 milhões a serem investidos pela empresa na implantação, o hospital contará com 210 leitos e 20 vagas na nova Casa Gestante, Bebê e Puérpera, ampliando a capacidade em mais de 60%.

Leia Também:  Sarampo no Tocantins

Entre as novidades também estão a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) obstétrica-ginecológica, inédita no estado; além da ampliação dos leitos de UTI Neonatal e um heliponto, que facilitará o transporte de emergência. A unidade oferecerá serviços integrais nas áreas de ginecologia, obstetrícia e atenção neonatal, garantindo uma infraestrutura de ponta.

Além do aumento da capacidade de leitos, o projeto prevê a ampliação e a otimização de programas que já são referência no Hospital e Maternidade Dona Regina, a exemplo do Banco de Leite Humano e do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).

“Esta obra é muito aguardada pois, além da ampliação na capacidade de assistência à população, o novo hospital proporcionará aos nossos servidores um melhor ambiente de trabalho, garantindo a todos mais conforto e segurança, com uma infraestrutura moderna”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

Parceria e gestão estratégica na saúde

A licitação para construção, gestão e operação do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual do Tocantins foi realizada na Bolsa de Valores B3, em São Paulo/SP, em agosto de 2024. Coordenado pela Secretaria de Estado de Parcerias e Investimentos (SPI/TO), em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) e com o apoio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), o projeto é pioneiro na área da saúde e marca o terceiro empreendimento do Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins PPI) a alcançar a fase contratual, consolidando o modelo de PPP como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento do estado.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa inaugura nova Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia em Araguaína nesta sexta-feira, 26

“Este é um projeto que vai além da infraestrutura, trata-se de uma transformação no cuidado com a saúde das mulheres do nosso estado, trazendo mais dignidade e acesso à saúde de qualidade”, enfatizou o titular da SPI/TO, Thomas Jefferson.

O contrato assinado entre o Governo do Tocantins e a Opy Healthcare estabelece que a empresa será responsável pela construção, pela aquisição e pela instalação de equipamentos, bem como pela gestão administrativa e pela manutenção da unidade por 30 anos. A gestão clínica, com todas as equipes de profissionais da saúde, permanecerá sob a responsabilidade do Estado.

Obras

As obras têm previsão de início para o primeiro semestre de 2025. Após a emissão da Ordem de Serviço, o projeto prevê a entrega do hospital em funcionamento no prazo de 24 meses. O Estado só iniciará o pagamento da contraprestação mensal à empresa quando o hospital estiver totalmente equipado e em plena atividade.

Uma vez concluído, o Hospital da Mulher e Maternidade Estadual se tornará uma das principais unidades especializadas no atendimento feminino e neonatal do Norte do país, reforçando o compromisso do Governo do Tocantins com um atendimento humanizado, moderno e eficiente.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

SAÚDE

Central Estadual de Transplantes do Tocantins celebra 13 anos

Published

on

“Conhecendo meu primo, sei que gostaria de poder ajudar o próximo, principalmente se for salvando uma vida. A doação de órgãos deu uma nova luz no momento do luto. Fomos acompanhados pela Central de Transplantes, que nos manteve informados sobre os procedimentos formais e previsão dos acontecimentos”. O relato é do engenheiro agrônomo, Lucas Naoe, representante de uma das centenas de famílias que autorizaram a doação de órgãos no Tocantins.

O processo de captação de órgãos é conduzido pela Central Estadual de Transplantes do Tocantins (CETTO), gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), a qual celebra 13 anos, no sábado, 13.  Após o serviço consolidado, entre 2016 e 2025, a CETTO registrou 474 doadores, sendo 78 doadores de múltiplos órgãos e 396 doadores de córneas. No mesmo período, foram realizados 496 transplantes de córnea, procedimento que devolve visão, autonomia e qualidade de vida a tocantinenses que aguardavam por uma nova chance. O transplante de córneas é realizado no Hospital Geral de Palmas (HGP).

Kira Valeska Fialho Gutierrez, que teve morte encefálica, foi à primeira doadora de múltiplos órgãos no Tocantins, homenageada pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) em 2019 pelo ato de amor autorizado da família. “É amor Pleno. Saber que a vida lhe derrotou naquele momento, mas com a sua perda pode haver a vitória em outra pessoa. Na verdade você faz um ato de amor, porque se estivesse esperando do outro lado da fila também se alegraria ao receber. O sentimento de dever cumprido como ser humano. Não é porque eu perdi, que outra pessoa não pode vencer”, afirmou o filho Alberto Donato Gutierrez de Paula, que autorizou a doação.

Leia Também:  Doação de sangue é o tema de blitz educativa da Hemorrede

Segundo a coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CETTO), Tatiana Oliveira Costa, “ao longo de sua história, a CETTO vem aprimorando protocolos, capacitando equipes, fortalecendo parcerias e integrando serviços em todas as regiões do Tocantins. Todo esse empenho tem um propósito claro que é assegurar que o processo de doação e transplante aconteça com ética, transparência e profundo respeito às famílias. Reforçamos que doar é um gesto de amor, é compartilhar vida e a CETTO segue firme com a missão de salvar vidas, apoiar famílias e construir um Tocantins cada vez mais solidário”.

“Parabenizamos toda a equipe da CETTO e os parceiros que ao longo destes anos fortalecem o processo de doação de órgãos e tecidos, no Tocantins e, principalmente, às famílias que dizem sim para a vida. Sem estas famílias, o serviço não teria razão de existir e aproveitamos a data para conscientizar mais pessoas sobre o processo de doação que salva vidas”, afirmou o secretário-executivo da SES-TO, Luciano Lima Costa.

Rede integrada pela vida

O trabalho da CETTO envolve uma ampla rede de profissionais e instituições que atuam 24 horas por dia para que cada oportunidade de salvar vidas seja aproveitada. A rede é composta pela Organização de Procura de Órgãos do Tocantins (OPO), Banco de Olhos do Tocantins, as Comissães Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Hemorrede Tocantins, Laboratório de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Polícia Militar do Tocantins, Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (GRAER), Defensoria Pública do Tocantins (DPE), Ministério Público Estadual (MPE-TO) e Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Cada parceiro cumpre papel fundamental na logística, transporte, articulação e suporte técnico, garantindo segurança e celeridade em todos os processos.

Leia Também:  Governo do Tocantins garante assistência com Insulina Glargina Lantus

Criação da CETTO

As ações que originaram a CETTO começaram em 2007, com a Portaria/SESAU nº 775. Em 2011, a Lei nº 2.524 instituiu a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO-TO). O credenciamento junto ao Ministério da Saúde ocorreu em 2012, com a Portaria nº 1.444, consolidando oficialmente o serviço no Estado.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA