GURUPI

Operação Romaria Senhor do Bonfim

Forças de segurança atuarão em conjunto no tradicional festejo do Tocantins

Publicado em

Neste ano, os romeiros do maior evento religioso do Tocantins podem contar mais uma vez com o suporte das forças de segurança do Tocantins. Coordenada pelo Sistema Integrado de Operações (SIOP), a Operação Romaria do Senhor do Bonfim visa garantir a tranquilidade e segurança dos fiéis, bem como de toda a população de Natividade, Tabocão e Araguacema, cidades onde ocorrem os festejos, de 11 a 15 de agosto.

A operação envolverá cerca de 300 agentes de segurança nos locais do festejo e conta com a atuação da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Polícia Rodoviária Federal.

O secretário da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), Wlademir Costa, ressalta a importância da atuação integrada das forças. “O Senhor do Bonfim é um evento muito tradicional, garantir a ordem, a paz e a tranquilidade dos festejos também significa garantir o retorno dos romeiros e turistas que visitam o Tocantins nessa época do ano. Então, a integração das equipes mostra o comprometimento do Estado em fazer uma bonita festa a todos”, explicou.

Leia Também:  Projeto de iniciação esportiva do Governo do Tocantins inicia matrículas para alunos novatos e renovação para os veteranos

Atribuição das forças de segurança

À Polícia Civil cabe o desenvolvimento ações de inteligência e polícia judiciária, reforçar atendimento local com a presença da Delegacia Móvel, além de reforçar o plantão nas delegacias dos municípios em que ocorrerão as festividades religiosas; a Polícia Militar irá reforçar e realizar policiamento ostensivo, preventivo e/ou repressivo, reforçar a fiscalização de veículos e pessoas em situações de suspeição nas rodovias estaduais de acesso aos municípios de Araguacema, Tabocão e Natividade, bem como nos perímetros urbanos dessas cidades; o Corpo de Bombeiros ficará responsável por manter prontidão de unidades de resgate para atendimentos de prevenção a incêndios, busca, salvamento, atendimento pré-hospitalar, atividades técnicas e de defesa civil; o DETRAN fará o controle de tráfego, blitz educativas e ações preventivas e repressivas, além de garantir a segurança viária, inibir e coibir o cometimento de infrações ou crimes envolvendo veículos; já o Ciopaer dará apoio por meio da aeronave às demais Instituições quando houver necessidade.

Advertisement

TOCANTINS

Tocantins Amigo do Pet chega a Gurupi e amplia rede de cuidado animal com castrações gratuitas e ações educativas

Published

on

O cuidado com os animais começou pelas salas de aula em Gurupi. Antes da realização de consultas e cirurgias, uma mensagem já era levada às escolas municipais: cuidar dos animais também é uma forma de cuidar da sociedade. Com essa proposta, o programa Tocantins Amigo do Pet iniciou uma nova etapa de atuação no Estado, com a abertura oficial realizada nesta sexta-feira, 26, no Centro de Controle de Zoonoses do município.

O evento contou com a participação da prefeita de Gurupi, Josi Nunes; do deputado estadual Eduardo Fortes; do secretário municipal de Saúde, Ricardo Silva; além de representantes das instituições parceiras na execução do programa, de integrantes do Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Militar e moradores do município.

Idealizada pela primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, a iniciativa chega a Gurupi com a previsão de realizar cerca 400 consultas e 360 castrações gratuitas de cães e gatos, ampliando o acesso da população a um serviço considerado essencial para o controle populacional e a promoção do bem-estar animal. Ao longo da programação, que segue até domingo, 28, mais de 20 profissionais estarão envolvidos, oferecendo serviços voltados à saúde, ao cuidado e à orientação dos tutores.

O Tocantins Amigo do Pet é uma iniciativa coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh), desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Gurupi, o Instituto Pizada, responsável pela execução do programa, e o Comitê Pró-Animais do Tocantins. A ação também recebe apoio de recursos oriundos de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Eduardo Fortes.

Leia Também:  Desafios e avanços na política ambiental do Tocantins marcam os 35 anos de história do Naturatins

A união de esforços entre Estado, município e entidades da causa animal tem permitido levar atendimento especializado para diferentes regiões do Tocantins. Antes de Gurupi, o programa já passou por Aliança do Tocantins, Dianópolis, Palmeirópolis, Colinas do Tocantins, Paranã, Natividade, Augustinópolis e Araguatins.

Parceria que fortalece a causa animal

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, destacou que iniciativas como o Tocantins Amigo do Pet representam avanços na construção de políticas públicas voltadas à proteção animal. Segundo a gestora, a parceria entre o Governo do Estado e parlamentares que destinam recursos tem ampliado o acesso da população às castrações gratuitas e fortalecido as ações de controle populacional de cães e gatos.

Josi Nunes também ressaltou o papel da primeira-dama Karynne Sotero na defesa da causa animal e na expansão do programa pelos municípios tocantinenses. “A primeira-dama abraçou essa causa com muito carinho. Quando um líder assume uma causa, isso faz toda a diferença. Foi esse compromisso com a causa animal que permitiu levar esse trabalho aos municípios, beneficiando tantas famílias e seus animais”, afirmou.

Educação para formar uma geração mais consciente

Como parte da programação do Tocantins Amigo do Pet, a Semarh realizou, na quinta-feira, 25, uma ação educativa em cinco escolas municipais de Gurupi, alcançando cerca de 300 crianças com idade entre 8 e 10 anos.

Por meio de atividades lúdicas e do uso de materiais informativos, como revistas produzidas com linguagem adequada à faixa etária dos estudantes, a ação levou às crianças informações sobre adoção responsável, a importância da castração, a prevenção aos maus-tratos e o respeito aos animais.

Leia Também:  Governo do Tocantins sanciona Lei que institui a Semana de Conscientização sobre o Autismo

Para a diretora da Escola Municipal Doutor Ulisses Guimarães, Kelly Regina Silva Miranda Barbosa, a iniciativa contribui para a formação cidadã dos alunos ao trabalhar valores como responsabilidade, empatia e cuidado. “Esse projeto é muito importante para a nossa cidade e contribui para que nossas crianças cresçam conscientes dos cuidados que devemos ter com os animais domésticos e também com aqueles que vivem nas ruas”, destacou.

A palestrante da Semarh, Samara Almeida, reforçou que a educação é uma das principais ferramentas para transformar a relação entre pessoas e animais. “Conversar com as crianças sobre adoção responsável, castração e respeito aos animais é investir na formação de cidadãos mais conscientes. Quando elas compreendem desde cedo que os animais são seres que merecem cuidado e respeito, tornam-se multiplicadoras desse conhecimento dentro de casa e também na comunidade. A educação é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir os maus-tratos e construir uma cultura de responsabilidade e bem-estar animal para as próximas gerações”, ressaltou.

Karynne Sotero pontuou que o Tocantins Amigo do Pet representa um avanço nas políticas de proteção animal ao integrar atendimento veterinário e educação, ampliando o cuidado para além dos procedimentos clínicos. “Quando levamos essa mensagem para as escolas, ajudamos a formar uma geração mais consciente, que entende que a proteção animal também faz parte da construção de uma sociedade melhor. Esse trabalho é resultado da união de esforços entre o Governo do Estado, municípios, parlamentares e instituições que acreditam nessa causa”, afirmou.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA