GURUPI

Arara- Canindé esta mantida em cativeiro

Polícia Civil resgata Arara-Canindé mantida em cativeiro em Taguatinga

Publicado em

Uma Arara-Canindé, também conhecida como Arara-Azul, que estava mantida em cativeiro na cidade de Taguatinga, foi resgatada pela Polícia Civil, por meio de ação realizada por policiais civis da 103ª Delegacia de Polícia, na manhã desta segunda-feira, 9.

O delegado-chefe da 103ª DP, Lucas Rodrigues, informou que o animal foi encontrado por populares em via pública, nitidamente debilitado e, aparentemente, com as asas cortadas. Uma fotografia foi divulgada nas redes sociais. Rapidamente um indivíduo se apresentou como o possuidor do animal e o levou da localidade.

A fotografia chegou ao conhecimento da Polícia Civil, que passou a investigar o caso e, diante dos elementos colhidos durante a investigação, foi possível resgatar o animal em uma propriedade rural que fica, aproximadamente, 23km do centro da cidade. O animal foi encaminhado ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que ficará responsável pela guarda e recuperação do animal, conforme legislação federal. O possuidor foi autuado e as investigações continuam objetivando apurar o responsável por eventuais maus-tratos ao animal.

Leia Também:  Publicada a relação definitiva de aptos a concorrerem nas eleições do Conselho Superior da Polícia Civil Biênio 2023/2025

De acordo com a autoridade policial, a ação é de extrema relevância, visto que o animal, além de debilitado e necessitando de cuidados, poderia acabar morrendo em virtude dos maus tratos sofridos. “A ação é de grande importância, pois trata-se de um animal silvestre que também é símbolo do Estado do Tocantins e que a todos encanta por sua beleza”, ressaltou a autoridade policial.

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias

Published

on

Em continuidade às ações educativas do Maio Laranja, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Arraias), realizou, nesta quarta-feira, 27, uma palestra na Escola Estadual Zulmira Magalhães, localizada no distrito de Canabrava, zona rural de Arraias.

A atividade foi ministrada pela delegada de polícia Vanusa Regina de Carvalho Nunes e abordou o 18 de maio, data que remonta ao triste episódio de violência sexual ocorrido em 1973, vitimando uma criança. A ação contou com a participação de estudantes e professores da unidade escolar.

Durante o encontro, foram tratados temas relacionados à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, eixo central da campanha Maio Laranja, além da importância da denúncia como ferramenta essencial no combate a esse tipo de crime.

A delegada titular da DEAMV – Arraias, Vanusa Regina de Carvalho Nunes, destacou a relevância da iniciativa. “Levar informação à comunidade escolar é fundamental para fortalecer a rede de proteção e garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados”, afirma.

Leia Também:  Polícia Civil e Secretaria da Mulher difundem protocolo Não é Não entre trabalhadores das praias do Tocantins

Maio Laranja

O Maio Laranja é uma mobilização nacional que busca fortalecer ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes, promovendo o engajamento das instituições públicas e da sociedade na proteção da infância e da adolescência.

Denúncias

As denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelos canais Disque 100 e 190, que seguem como principais meios de acionamento das forças de segurança e da rede de proteção. A participação da população é fundamental para o encaminhamento rápido das ocorrências e a atuação das equipes envolvidas.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA