GURUPI

Entorpecentes Incinerados

Em Dueré, Polícia Civil promove a incineração de mais de 160 kg de substâncias entorpecentes

Publicado em

Mais de 160 kg de substâncias entorpecentes foram incinerados na manhã desta quarta-feira, 5, pela Polícia Civil do Tocantins em uma cerâmica, localizada na cidade de Dueré. As drogas foram apreendidas durante operações policiais realizadas pelas 8ª Divisão de Combate ao Crime Organizado – 8ª DEIC de Gurupi e demais delegacias que compõem a 7ª Delegacia Regional de Gurupi (7ª DRPC), e também em operações realizadas pelas Polícias Rodoviária Federal e Militar do Tocantins.

Comandada pelo delegado titular da 7ª DRPC, Joadelson Rodrigues Albuquerque, a destruição de aproximadamente 120 kg de maconha, oito kg de cocaína, 16,5 kg de pasta base de cocaína, 12kg de crack, bem como mais de 2200 comprimidos de anfetaminas e 5 mil maços de cigarros contrabandeados, foi devidamente autorizada pelo Poder Judiciário.

O procedimento contou com a efetiva participação de policiais civis da 7ª Delegacia Regional, policiais rodoviários federais, policiais militares, bem como da Vigilância Sanitária do município de Dueré.

Leia Também:  Polícia Civil prende mais dois faccionados, apreende armas e munições e cerca de R$ 2 mil oriundos da venda de entorpecentes na região sul da Capital

“Além das drogas apreendidas, sobretudo, em ações da 8ª DEIC, também incineramos entorpecentes provenientes de ações da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar, o que totalizou uma grande quantidade de drogas mais comuns, como maconha, crack e cocaína, e também drogas sintéticas com milhares de comprimidos de metanfetaminas, popularmente conhecido como rebite”, explicou a autoridade policial.

O carregamento destruído está avaliado em mais de R$ 500 mil reais. “A ação que resultou na destruição dessa grande quantidade de substâncias entorpecentes hoje em Gurupi, além de um grande prejuízo ao tráfico, não mais chegará às mãos de pequenos traficantes e usuários, o que sem dúvida, aumenta segurança e paz na região Sul do Estado, visto que o tráfico é a porta de entrada para a prática de outros crimes como roubos, furtos e até mais graves contra a vida”, frisou o delegado Joadelson.

O delegado regional também ressaltou que muitas das apreensões de drogas realizadas na região de Gurupi, nos últimos meses, fazem parte da operação Hórus, que é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública e tem sido realizada nas regiões de divisas entre Estados. “Somente nos municípios tocantinenses que fazem divisa com o Estado de Goiás, as forças de segurança já apreenderam dezenas de quilos de drogas e efetuaram a apreensão de várias armas de fogo, bem como localizaram inúmeros foragidos da justiça”, pontuou o delegado.

Leia Também:  Em Gurupi, Polícia Civil prende homem por comprar mil reais em moeda falsa pela internet

Advertisement

POLÍCIA

Polícia Civil leva palestra sobre combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes à zona rural de Arraias

Published

on

Em continuidade às ações educativas do Maio Laranja, a Polícia Civil do Tocantins, por meio da 11ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Arraias), realizou, nesta quarta-feira, 27, uma palestra na Escola Estadual Zulmira Magalhães, localizada no distrito de Canabrava, zona rural de Arraias.

A atividade foi ministrada pela delegada de polícia Vanusa Regina de Carvalho Nunes e abordou o 18 de maio, data que remonta ao triste episódio de violência sexual ocorrido em 1973, vitimando uma criança. A ação contou com a participação de estudantes e professores da unidade escolar.

Durante o encontro, foram tratados temas relacionados à conscientização, prevenção e enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, eixo central da campanha Maio Laranja, além da importância da denúncia como ferramenta essencial no combate a esse tipo de crime.

A delegada titular da DEAMV – Arraias, Vanusa Regina de Carvalho Nunes, destacou a relevância da iniciativa. “Levar informação à comunidade escolar é fundamental para fortalecer a rede de proteção e garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos preservados”, afirma.

Leia Também:  Nova edição do Integra PC vai aperfeiçoar mais de 250 agentes de segurança no Tocantins

Maio Laranja

O Maio Laranja é uma mobilização nacional que busca fortalecer ações de conscientização, prevenção e enfrentamento às violações de direitos de crianças e adolescentes, promovendo o engajamento das instituições públicas e da sociedade na proteção da infância e da adolescência.

Denúncias

As denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelos canais Disque 100 e 190, que seguem como principais meios de acionamento das forças de segurança e da rede de proteção. A participação da população é fundamental para o encaminhamento rápido das ocorrências e a atuação das equipes envolvidas.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA