GURUPI

Governo do Tocantins

SES-TO alerta para os perigos relacionados à baixa umidade do ar

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) alerta a população para os perigos relacionados à baixa umidade do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê que nos dias 10 e 11 de setembro, as taxas relativas devem variar entre 20% e 12%.

Os números representam riscos de incêndios florestais e à saúde, com ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Para evitar os problemas de saúde, recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, utilizar hidratante para a pele, umidificar o ambiente e evitar bebidas diuréticas (café e álcool) e procurar atendimento médico ao sinal de mal-estar.

Diante da situação, a SES-TO encaminhou aos municípios, recomendação, para articulação da Rede de Atenção à Saúde visando garantir o conhecimento sobre os riscos identificados e estabelecer um canal de comunicação permanente entre as equipes de saúde e a população em geral.

“Esse canal deve viabilizar o monitoramento dos impactos potenciais aos serviços de saúde, incluindo a capacidade de atendimento à população, a infraestrutura das unidades e a disponibilidade de insumos e medicamentos. Essas ações são fundamentais para uma resposta oportuna e eficaz em caso de ocorrência de desastres”, afirmou o técnico de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada a Populações Expostas aos Desastres Naturais e/ou Tecnológicos da SES-TO, Everton Ribeiro.

Leia Também:  Governo do Tocantins firma Acordo de Cooperação Técnica para enfrentamento à violência contra mulheres indígenas

Em caso de incêndio, a Defesa Civil pode ser acionada  pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Projeto de Gutierres Torquato que institui o “Setembro Azul” é sancionado e vira lei no Tocantins

Published

on

O Tocantins passa a contar, a partir deste mês de setembro, com a Campanha de Conscientização e Valorização dos Surdos e da Língua Brasileira de Sinais – Setembro Azul, instituída pela Lei nº 4.792/2025, de autoria do deputado estadual Gutierres Torquato, sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 22 de julho.
A nova legislação estabelece que, anualmente, durante o mês de setembro, sejam promovidas ações voltadas à inclusão, acessibilidade e valorização da comunidade surda, além da difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todo o Estado.
Segundo Gutierres Torquato, o objetivo da lei é ampliar a conscientização da sociedade sobre os direitos das pessoas surdas ou com deficiência auditiva e fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão.
“Essa é uma conquista histórica para o Tocantins. O Setembro Azul será um marco na promoção da cidadania, na valorização da diversidade linguística e cultural da comunidade surda e no incentivo ao ensino e à prática da Libras em nossas escolas e instituições”, destacou o deputado.
Diretrizes da Campanha Setembro Azul:
• Inclusão e acessibilidade: valorização e visibilidade para a comunidade surda;
• Conscientização social: sobre os direitos e necessidades das pessoas surdas ou com deficiência auditiva;
• Aperfeiçoamento de mecanismos de acessibilidade: em espaços públicos e privados;
• Expansão do uso da Libras: incentivo ao aprendizado e à difusão da língua;
• Facilitação de acesso: a serviços e políticas públicas para pessoas com deficiência auditiva;
• Ensino de Libras em escolas: que possuam estudantes surdos ou ouvintes;
• Fortalecimento das Escolas Bilíngues de Surdos.
Com a lei, o Tocantins se junta a outros estados que já reconhecem oficialmente o Setembro Azul como um período de mobilização social em prol da comunidade surda, garantindo mais visibilidade, cidadania e respeito às diferenças.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo do Tocantins apresenta ao Poder Executivo Federal obras prioritárias a serem incluídas no novo Programa de Aceleração do Crescimento
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA