GURUPI

Governo do Tocantins

Secretaria da Pesca e Aquicultura leva capacitação a pescadores e pescadoras artesanais em Ipueiras

Publicado em

A Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepea), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), levou nesta quinta-feira, 27, uma capacitação para os pescadores e pescadoras artesanais e também a discussão sobre projetos importantes para a população, na Câmara Municipal de Vereadores de Ipueiras, região central do Estado.

A programação fez parte da Caravana “Todas Fortes Por Elas”, criada pela SecMulher, com o objetivo de levar informações, cidadania, dignidade e serviços gratuitos para as mulheres, nos municípios do Tocantins.

Na agenda, o diretor de Desenvolvimento da Pesca, Dyego Reis, ministrou uma palestra sobre direitos e deveres dos pescadores artesanais. Ele contou com a participação da advogada da Colônia de Pescadores de Palmas, Z-10. “Levamos capacitação, orientação quanto às documentações exigidas para o desempenho da atividade, como por exemplo, o Registro Geral da Atividade Pesqueira, as guias de transporte, bem como as formas de beneficiamentos e palestra sobre os dados socioeconômicos da Pesca. O secretário Rodrigo Ayres também participou do curso, trazendo os panoramas da política pública voltada à questão tributária”, destacou.

Leia Também:  Procon Tocantins faz monitoramento para evitar publicidade enganosa na Black Friday

Ainda durante o evento, o secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres, levou discussões importantes para o desenvolvimento econômico local por meio dos setores pesqueiro e aquícola. “Nos últimos meses, nossas equipes têm trabalhando para implementar e desenvolver projetos e ações que visam fortalecer a inovação e a inclusão social dentro da Pesca e Aquicultura em diversos municípios. Esses projetos envolvem a inovação das práticas pesqueiras até o desenvolvimento de tecnologias eficientes e sustentáveis para a aquicultura. O objetivo da Sepea é garantir políticas públicas, com o Programa Trilha da Pesca e Aquicultura,  para que haja o crescimento da produção, respeitando o equilíbrio do meio ambiente, o bem-estar, e gerando segurança alimentar e renda para as comunidades que dependem dessa atividade”.

O curso contou ainda com a participação do prefeito de Ipueiras, Neto Aires, que solicitou à Sepea, a implementação do Trilha da Pesca e Aquicultura, Programa sancionado como Lei 4508, pelo governador Wanderlei Barbosa, em setembro de 2024.

Pescadoras e pescadores em peso o auditório da Câmara Municipal de Vereadores para participarem da capacitação – Raylla Cândida/Governo do Tocantins/Sepea

Leia Também:  Com investimento de mais de R$ 270 milhões em obras de infraestrutura, Estado do Tocantins gera mais de 5 mil empregos com o Programa de Fortalecimento

Curso foi realizado na Câmara Municipal de Ipueiras – Raylla Cândida/Governo do Tocantins/Sepea

O secretário-executivo da Pesca e Aquicultura, Rodrigo Ayres, falou sobre os panoramas da política pública voltada à questão tributária e sobre o Trilha da Pesca e Aquicultura – Raylla Cândida/Governo do Tocantins/Sepea

Diretor de desenvolvimento da Pesca, Dyego Reis, ministra capacitação para pescadores em Ipueiras – Raylla Cândida/Governo do Tocantins/Sepea

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Naturatins apreende mais de 2 mil metros de redes de pesca no norte do Estado

Published

on

Com o intuito de reforçar o combate a crimes ambientais, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) concluiu nesta segunda-feira, 28, mais uma operação de fiscalização no norte do Estado. A ação, iniciada na última terça-feira, 22, resultou na apreensão de 2,5 mil metros de redes de pesca e seis tarrafas.

Coordenada pelas equipes de fiscalização do Polo II de Araguaína e Pedro Afonso, a operação percorreu os municípios de Couto Magalhães, Juarina, Pau D’Arco e Araguanã. Além da apreensão de materiais irregulares, os fiscais também promoveram ações educativas voltadas a pescadores amadores, profissionais e ribeirinhos, destacando a importância da preservação da fauna aquática e alertando sobre os riscos da pesca predatória. Durante as abordagens, a equipe distribuiu materiais informativos com orientações sobre a legislação ambiental vigente e boas práticas de pesca sustentável.

De acordo com o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, as ações visam fortalecer o monitoramento e conscientizar a população ribeirinha sobre a necessidade de proteger os recursos naturais. “Nosso trabalho vai além da fiscalização. Temos o compromisso de orientar os pescadores e sensibilizar a sociedade para a preservação da fauna aquática, garantindo o equilíbrio dos ecossistemas e o cumprimento das normas ambientais”, ressaltou.

Leia Também:  Servidores da Adapec participam de curso de coordenador e executor em aviação agrícola

Cândido José acrescentou que o Naturatins seguirá com as ações fiscalizatórias de forma contínua, reforçando a atuação das equipes nas áreas ribeirinhas e incentivando a adoção de práticas sustentáveis pelas comunidades pesqueiras.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA