GURUPI

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins celebra 65º aniversário de Gurupi impulsionando o desenvolvimento da cidade com benefícios à população

Publicado em

O Governo do Tocantins celebra o aniversário de uma das cidades mais importantes do Estado, Gurupi, que completa 65 anos neste dia 14 de novembro. “É momento de festa e celebração para Gurupi, uma cidade que tem um lugar especial em nossos corações. No aniversário deste município, que tanto representa para o Tocantins, reitero o compromisso da nossa gestão com o progresso e o bem-estar de sua população. Estamos empenhados em fortalecer os laços com a maior cidade da região sul, promovendo investimentos em infraestrutura, educação e saúde, para que continue a crescer e prosperar. Parabéns a todos os gurupienses por mais um ano de história e conquistas”, comemorou o governador Wanderlei Barbosa.

O vice-governador Laurez Moreira, que já foi prefeito da cidade por dois mandatos, externou a alegria e orgulho, parabenizando o município. “Quero enviar um abraço especial a todos os meus amigos de Gurupi e expressar a minha alegria em ver a cidade celebrando mais um ano de progresso. Como centro irradiador do desenvolvimento da região sul, Gurupi desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do Tocantins. Acredito firmemente na importância da cidade e de seus diversos setores para o Estado. Parabéns, Gurupi, pelos seus 65 anos de história e crescimento contínuo”, comentou.

Com investimentos na saúde, em infraestrutura, fomento no comércio, agronegócio, incentivo na educação e tecnologia, o Governo do Tocantins se destaca na execução de políticas públicas em uma das cidades mais expoentes do Estado.

Obras e reformas

Por meio do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego do Estado do Tocantins, o Governo do Tocantins possibilitou a realização de obras de pavimentação na cidade, destinando de R$ 2 milhões para a prefeitura do município que realizou com o recurso a recuperação asfáltica de 2 mil metros na Avenida Pará e Avenida Maranhão.

Ainda se tratando de investimentos para a infraestrutura, o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Sics), concedeu R$ 4 milhões ao município para investimento no Parque Agroindustrial de Gurupi (Paig), possibilitando ainda a ampliação da Avenida Goiás no trecho que dá acesso ao Paig, como também melhorias na iluminação pública e na segurança.

Leia Também:  Prefeitura de Gurupi participa de encontro sobre políticas públicas para mulheres no Tocantins

Outra obra muito esperada pela população é a pavimentação da rodovia TO-365, trecho do entroncamento da BR-153 ao Trevo da Praia. As obras contam com investimentos na ordem de R$ 70 milhões. O trecho tem 50,25 km de extensão, onde estão sendo executados os serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, obras de arte e programas ambientais.

O governador Wanderlei Barbosa e o vice-governador Laurez Moreira estiveram com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para a assinatura do serviço de obras da duplicação da BR-153, nos perímetros urbanos de Gurupi e Aliança do Tocantins. Em Gurupi, o projeto visa a duplicação de 11,25 km de extensão, incluindo três retornos, passagens inferiores, uma passarela para pedestres e dois viadutos localizados nas entradas norte e sul da cidade. As obras proporcionarão maior segurança para pedestres e ciclistas devido ao intenso tráfego de caminhões no perímetro urbano da rodovia.

Educação

O governador Wanderlei Barbosa concentrou esforços na melhoria da educação de Gurupi, com reforma em escolas estaduais, fornecendo aparelhamento educacional nas unidades de educação e valorizando o corpo docente estadual. Estudantes e servidores do Centro de Ensino Médio (CEM) Bom Jesus e do CEM de  Gurupi contam hoje com uma unidade ampla e moderna. O Governo do Tocantins destinou R$ 2.344.550,22 para a construção de refeitório climatizado, central de GLP, depósito de lixo orgânico e reciclável, passarela coberta, rampa, reforma de cozinha e ambientes administrativos além de implantação de laboratório de química, arquitetura paisagística e reforma da quadra poliesportiva.

Outra unidade que passou por melhorias foi o Centro de Ensino Médio de Gurupi, recebendo R$ 1.659.041,99 para a construção de refeitório climatizado e cozinha integrados, passarela coberta, depósito de lixo orgânico e reciclável, reforma de salão para transformação em sala de dança e artes, além de paisagismo.

Também na regional de Gurupi outras duas obras estão em andamento. Na Escola Estadual Indígena Oytiri, foram investidos R$ 780.808,56 para a construção de novas salas de aula. A obra está com 44,21% de execução, no qual foram investidos até o momento R$ 345.159,03. Já para o Colégio Militar do Estado do Tocantins Presidente Costa e Silva são mais de R$ 3 milhões para a realização de uma ampla reforma do prédio escolar. A obra está com 55,83% dos serviços em execução.

Leia Também:  Adolescentes do sistema socioeducativo integram elenco do espetáculo Paixão de Cristo
Além de obras e reformas, a Gestão Estadual está equipando as unidades de ensino da cidade. Por meio do Programa TO Ligado, foram entregues equipamentos tecnológicos para 26 escolas de Gurupi, da rede estadual e municipal. As unidades recebem chromebooks, notebooks, carrinhos de recarga, dentre outros equipamentos. O TO Ligado é um programa que tem como proposta desenvolver uma política de inovação e tecnologia na rede de ensino do Estado.

Saúde

Na área da saúde, o governador Wanderlei Barbosa, reconhecendo a cidade como referência para todo o sul e sudeste do Estado, tem tido atenção com as obras de readequação da 1ª etapa do Hospital Geral de Gurupi (HGG). O extrato de contrato da empresa responsável pela obra foi publicado no Diário Oficial, no mês de outubro, e o contrato tem o prazo de vigência de oito meses. Após a finalização da obra, a Gestão Estadual iniciará os trabalhos de transferência dos serviços hospitalares do Hospital Regional de Gurupi (HRG), para a nova estrutura de acordo com planejamento preestabelecido.

Quando estiver totalmente concluído, o Hospital Geral de Gurupi contará com blocos do pronto-socorro infantil e adulto, enfermarias, ambulatório e administrativo, rampa, passarela, escada, centros cirúrgicos adultos e pediátricos, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e serviços de imagem. A obra terá capacidade total de 200 leitos, o que vai ampliar e melhorar o atendimento prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Gurupi e região.

Vale destacar que a cidade continuará com a assistência prestada pelo Hospital Regional de Gurupi (HRG), que realiza uma média mensal de dois mil atendimentos na urgência, emergência e ambulatório e mais de 1,5 mil atendimentos por mês, na pediatria e maternidade. Neste ano, o HRG realizou mais de 600 cirurgias eletivas.

Advertisement

TOCANTINS

Casa Militar do Tocantins forma 1ª turma do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades e homenageia personalidades com a Medalha Guardião do Araguaia

Published

on

A Casa Militar do Estado do Tocantins realizou na manhã desta terça-feira, 23, a solenidade de formatura do 1º Curso de Seguran e Proteção de Autoridades (CSPA/2026), e a outorga de Medalhas Guardião do Araguaia no auditório do Palácio Araguaia Gov. José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, representantes das forças de segurança e familiares dos formandos.

O CSPA/2026 é uma capacitação inédita voltada ao aperfeiçoamento técnico e operacional dos profissionais responsáveis pela segurança institucional e pela proteção de autoridades. Promovido pela Casa Militar, o curso teve como objetivo desenvolver competências específicas para o planejamento, coordenação e execução de ações de segurança aproximada, proteção de dignitários, gerenciamento de riscos e atuação em situações críticas.

A capacitação reuniu profissionais de diferentes instituições do Tocantins como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Guarda Metropolitana, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Casa Militar do Governador da Bahia e Gabinete Militar da Governadoria do Piauí.

Leia Também:  Governo do Tocantins Promove Workshop sobre PAA e PNAE na Aldeia Prata, Território Indígena Apinajé

Ao longo da formação, os participantes passaram por atividades teóricas e práticas, abrangendo disciplinas relacionadas à segurança de autoridades, inteligência, direção defensiva e evasiva, atendimento pré-hospitalar tático, gerenciamento de crises, armamento e tiro, entre outros conteúdos essenciais para o exercício da função de segurança e proteção de autoridades.
Durante a cerimônia, foi realizada também a outorga da Medalha Guardião do Araguaia, instituída pela Lei nº 4.144, de 12 de abril de 2023, que simboliza o apreço por homens e mulheres que, por meio de suas ações e dedicação ao serviço público, deixam contribuições relevantes para a construção de um Tocantins mais seguro, forte e comprometido com o bem comum.

Autoridades civis e militares receberam a distinção honorífica que busca valorizar exemplos de liderança, profissionalismo e dedicação ao serviço público, evidenciando o papel desempenhado pelos homenageados no fortalecimento das políticas públicas e das ações estratégicas desenvolvidas em benefício do Estado.

Para o secretário-chefe da Casa Militar, Coronel Francinaldo Machado Bó, a iniciativa representa um importante avanço na qualificação dos profissionais que atuam diretamente na proteção de autoridades e instalações estratégicas do Estado. “Hoje celebramos dois momentos de grande significado para a Casa Militar e para o Estado do Tocantins. A formatura do 1º Curso de Segurança e Proteção de Autoridades representa um marco histórico na qualificação dos profissionais responsáveis pela segurança institucional, fortalecendo a capacidade técnica, a integração entre as instituições e a excelência dos serviços prestados à sociedade.

Leia Também:  Governo do Tocantins discute com integrantes do governo federal e dos estados amazônicos e do Pantanal ações para intensificar combate ao fogo

E completou, “Da mesma forma, a entrega da Medalha Guardião do Araguaia simboliza o reconhecimento do Governo do Tocantins àqueles que, por sua dedicação, compromisso e relevantes serviços prestados, contribuíram para o fortalecimento das instituições públicas e para o desenvolvimento do nosso Estado. Ao homenagearmos essas personalidades, reafirmamos valores como liderança, espírito público, profissionalismo e cooperação, fundamentais para a construção de um Tocantins cada vez mais seguro, forte e preparado para os desafios do presente e do futuro”, destacou o Secretário-Chefe.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA