GURUPI

MEIO AMBIENTE

Governo do Tocantins avança para a região sudeste com o projeto Plantando Água

Publicado em

O governo do Tocantins avançou para mais uma região, com o Projeto Plantando Água no estado. Desta vez, o maior programa de recuperação de nascentes do Tocantins chega à região sudeste, iniciando a primeira de duas etapas do mapeamento previstas para cada região e que são seguidas da fase de execução do plantio de mudas.

Nesta quinta-feira, 24, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apresentou um relatório de desempenho do Plantando Água, que aponta o avanço do projeto para ações simultâneas em duas regiões. De 14 a 18 de abril, a equipe de mapeamento iniciou as visitas técnicas em áreas estratégicas de propriedades rurais no município de Almas, onde houve cadastro de anuência das 10 primeiras nascentes da região sudeste, onde estão previstas visitas aos municípios de Natividade e Porto Alegre do Tocantins.

Em cada região, foram pré-selecionadas 50 nascentes através de imagens satélite, para posterior visita técnica. Na região sul, o Plantando Água, já se encontra em fase de execução do plantio de mudas e segue com previsão de novas visitas técnicas no período de 28 de abril a 2 de maio, em propriedades dos municípios de Gurupi, Jaú, Cariri, Formoso do Araguaia e Figueirópolis.

O secretário Marcello Lelis destacou que, “o objetivo é expandir o Plantando Água para todo o estado. Neste momento o projeto avança com o mapeamento de nascentes e a execução do plantio nas áreas já registradas. Essa iniciativa do governo do Tocantins visa fortalecer as estratégias de preservação dos recursos hídricos em todas as regiões, avançando gradualmente em blocos de municípios, não apenas com a recuperação de nascentes degradadas, mas também com a promoção de práticas sustentáveis que contribuem com o equilíbrio hídrico necessário a todo o ecossistema que dele depende”.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, acrescentou que “essa iniciativa tem foco no levantamento, análise, catalogação e recuperação de nascentes com o plantio de mudas produzidas nos CRADs, que são os Centros de Recuperação de Áreas Degradadas. Com apoio dos Comitês de Bacias Hidrográficas e parceiros, cada CRAD do estado, seja em Araguatins, Palmas, Natividade ou Gurupi, tem capacidade de produzir até 200 mil mudas por ciclo. Já o plantio está sendo realizado pela Progaia Engenharia e Meio Ambiente. A meta do Plantando Água é recuperar 50 hectares de Áreas de Preservação Permanente, em cada uma das bacias hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Tereza, Formoso, Lontra e Corda e Manuel Alves, o que equivale a aproximadamente 286 campos de futebol”.

Leia Também:  Senador Eduardo Gomes anuncia R$ 2 milhões para obras de asfalto e recapeamento em Angico

Região sudeste

No município de Almas, a equipe técnica também foi convidada a apresentar o projeto aos secretários municipais da cidade, na sede da prefeitura. O encontro foi considerado produtivo e as visitas de campo despertaram o interesse dos proprietários rurais locais, que aderiram voluntariamente ao programa.

De acordo com o tecnólogo em Gestão Ambiental Wemygton Jonnes, da equipe técnica de Recursos Hídricos da Semarh, “a receptividade que tivemos em Almas mostra que a comunidade está consciente da importância de proteger nossas nascentes. Na visita de campo, conseguimos localizar mesmo nascentes que só mostram seu fio d’água no período chuvoso e esse projeto tem esse propósito maravilhoso de ampliar essa capacidade hídrica, com técnicas de plantio, manejo e preservação. A anuência, engajamento e participação dos proprietários rurais são essenciais para a efetividade das ações”, enfatizou.

Região sul

A engenheira Florestal da Semarh, Marla Guedes, contou que “após a pré-seleção de nascentes por meio de imagens de satélite, foi iniciada a etapa de levantamento em campo para definir as nascentes a serem recuperadas, em parceria com os técnicos do Ruraltins. Na região sul já foram selecionadas 35 nascentes em visita aos municípios de Figueirópolis, Formoso, Cariri, Gurupi, contemplando neste primeiro momento, as Bacias Hidrográficas dos rios Santo Antônio e Santa Teresa, bem como do rio Formoso”, detalhou a engenheira.

Leia Também:  Prazo para municípios impugnarem indeferimentos relativos ao ICMS Educacional vai até segunda-feira, 6

Conforme o relatório de desempenho, a empresa Progaia já iniciou, durante o período chuvoso, a recuperação de algumas nascentes em propriedades rurais e está dando continuidade ao trabalho, com a implantação de cercas em APPs previamente selecionadas. Segundo Marla Guedes este projeto é fundamental para o restabelecimento do equilíbrio ecológico das nascentes, contribuindo para a conservação da biodiversidade, o controle da erosão do solo, do assoreamento e da poluição dos cursos d’água. Essa é uma das estratégias do conjunto de ações integradas voltadas à melhoria e conservação das Bacias Hidrográficas do Tocantins.

Plantando Água

O projeto Plantando Água é uma iniciativa do governo do Tocantins, por intermédio da Semarh, executado pela Progaia Engenharia e Meio Ambiente. Os entornos de nascentes, reconhecidos e qualificados conforme o Novo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012), serão recuperados por meio do plantio de espécies nativas adaptadas às condições regionais.

Conforme as diretrizes do projeto, os locais serão protegidos com cercas de arame liso de cinco fios, além de receberem aceiros para controle preventivo de fogo, medidas de controle de pragas e outras ações específicas dentro das APPs, em um raio de 50 metros. Esses locais de plantio serão monitorados por um período de 36 meses.

                                                                         

Advertisement

TOCANTINS

Governador Wanderlei Barbosa participa da Expo Palmeirópolis e destaca papel do agronegócio e da cultura no desenvolvimento regional

Published

on

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 12, da programação da 12ª Expo Palmeirópolis, realizada dentro das comemorações pelos 46 anos de emancipação política do município. Com apoio do Governo do Tocantins, a feira agropecuária reuniu produtores rurais, empresários, expositores, autoridades e representantes do setor produtivo no Parque de Exposições Raimundo Parrião, reforçando o papel das exposições agropecuárias no desenvolvimento econômico, na geração de oportunidades e na valorização das tradições do campo.

Também participaram da agenda o prefeito de Palmeirópolis, Wlisses Barros de Souza, a primeira-dama do município, Katharine Oliveira, parlamentares, a vice-prefeita, vereadores e lideranças regionais.

A Expo Palmeirópolis integra o calendário de exposições agropecuárias do Tocantins e reúne atividades voltadas à produção rural, cultura e entretenimento. Rodeio, vaquejada, cavalgada, prova dos três tambores, exposições e atrações musicais fazem parte da programação, que movimenta a economia local e fortalece a integração entre o campo e a cidade.

Durante a agenda, o governador participou da abertura oficial do rodeio e entrou na arena ao lado de autoridades e lideranças locais, acompanhando uma das atrações mais tradicionais da exposição.

“A Expo Palmeirópolis representa a força das nossas tradições, da nossa cultura e do agronegócio tocantinense. Estar aqui comemorando os 46 anos de Palmeirópolis, uma cidade que tem grande importância para o desenvolvimento da região, em uma festa tão bem organizada, é motivo de alegria. É um evento que reúne famílias, produtores rurais e toda a comunidade em torno de uma atividade que movimenta a economia e faz parte da identidade do nosso estado. A cada ano, a exposição cresce e demonstra a importância do agro para o desenvolvimento de Palmeirópolis e de todo o Tocantins”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

Leia Também:  Em Guaraí, Polícia Civil participa de reunião sobre destinação de veículos apreendidos na cidade

Exposições movimentam a economia e valorizam tradições

As exposições agropecuárias têm papel estratégico para o desenvolvimento dos municípios tocantinenses. Além de estimular negócios e fortalecer cadeias produtivas, os eventos preservam tradições culturais, promovem integração social e ampliam oportunidades para produtores, empreendedores e trabalhadores do campo.

O prefeito Wlisses Barros de Souza destacou a importância das parcerias para realização da feira. “Uma festa como esta só é possível graças às parcerias construídas ao longo dos anos. Temos o apoio do Governo do Estado, da Faet/Senar e de diversas instituições que acreditam no potencial de Palmeirópolis. São cinco dias de atividades que movimentam a economia, fortalecem a produção rural e proporcionam lazer para a população. Temos muito a agradecer pelo apoio que o governador Wanderlei Barbosa tem dado ao nosso município”, afirmou.

Além da pecuária, Palmeirópolis também se destaca pela diversificação da produção rural. Entre os empreendimentos instalados no município está a Agro Seringueira Tocantins, referência na produção de borracha natural e importante geradora de empregos na região.

Segundo o gerente da empresa, Romário Fernandes dos Reis, participar da exposição também é uma oportunidade de aproximar a população da realidade do campo. “Participar da exposição é uma forma de mostrar nossa história e o trabalho desenvolvido diariamente. Também é uma oportunidade de aproximar a população das atividades do campo e destacar a contribuição da produção rural para a geração de emprego e renda no município”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Tocantins participa da COP Cerrados em Brasília e assina carta para inclusão do bioma na agenda climática internacional

O público acompanhou os shows da dupla Gino & Geno e do cantor Flaguim, que integraram a programação cultural da feira.

A Expo Palmeirópolis continua neste sábado, 13, com a tradicional cavalgada e demais atividades voltadas ao setor produtivo, encerrando a programação no domingo, 14, dentro das comemorações pelos 46 anos do município.

Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA