GURUPI

Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa participa de cavalgada durante festejo religioso em Aparecida do Rio Negro

Publicado em

O governador Wanderlei Barbosa participou, nesta quarta-feira, 16, da tradicional cavalgada do Festejo em honra à Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida do Rio Negro. O evento, que reúne fé e cultura, chega à sua 60º edição e integra o calendário cultural do estado. A programação, organizada pela comunidade católica local, conta com a parceria  do Governo do Tocantins e da Prefeitura Municipal.

A cavalgada marca o pontapé inicial da programação do Festejo, seguida pelo tradicional levantamento do mastro em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora Aparecida.

Durante sua participação, o governador Wanderlei Barbosa destacou o papel das manifestações religiosas na preservação das tradições tocantinenses. “Um evento como esse tem valor imenso para o nosso povo. Aqui, em Aparecida do Rio Negro, vemos como a fé é celebrada com alegria e respeito às tradições. Nosso governo valoriza isso e continuará apoiando iniciativas que reforcem nossa cultura”, declarou o governador.

O prefeito da cidade, Deusimar Amorim, ressaltou o envolvimento da população no festejo, destacando as parcerias e apoios que garantem a realização do evento tradicional no estado. “É um momento de muita gratidão ao nosso povo e também ao Governo do Tocantins, que é um grande parceiro e sempre tem nos apoiado. Esse festejo é religioso, mas também é da comunidade, um tempo em que as famílias se reencontram para celebrar juntos. Tenho um carinho especial por esse evento, que é tradicional em nossa cidade”, comenta o prefeito.

Leia Também:  Em visita ao Tribunal de Justiça, governador Laurez Moreira apresenta metas da gestão e fortalece relação institucional entre os poderes

Tradição e fé

O festejo em honra à padroeira é um dos eventos mais tradicionais do município e movimenta a região com uma programação que segue até domingo, dia 20. Com o tema Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida, o festejo celebra 60 anos e nessa data comemorativa tem como objetivo arrecadar recursos para melhorias no Salão Paroquial da cidade.

Um dos momentos mais aguardados pela comunidade é a cavalgada, que mistura religiosidade e cultura sertaneja. Na edição de celebração, o trajeto contou com a participação de centenas de cavaleiros e amazonas.

O cavaleiro Samuel Gomes, natural de Aparecida do Rio Negro, participa da cavalgada desde os 10 anos de idade. Hoje, aos 40, celebra três décadas de presença no festejo, agora ao lado dos filhos João Lucas, de nove anos, e Mathias, de 3, dá continuidade ao legado deixado por seu pai, que o levou ao evento pela primeira vez. “Recebi essa tradição do meu pai e hoje tenho o orgulho de transmiti-la aos meus filhos. Quero que eles também levem isso adiante, que passem para os filhos deles. Essa cavalgada é cultura, é lazer, é esporte e não se pode perder. Me sinto muito feliz por manter viva essa herança.”, revela.

Leia Também:  Governo do Tocantins entrega aos municípios equipamentos para armazenar vacinas

O governador Wanderlei acompanhou a programação em um dos momentos mais tradicionais e marcante do evento, que é o levantamento do mastro, no qual percorreu com a comunidade o trajeto até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde o mastro foi levantado para as bênçãos de animais e comitivas.

O padre José Barbosa, administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida comentou sobre a força do evento que envolve a comunidade, agradecendo ao governador Wanderlei Barbosa pela participação e apoio. “É com alegria que vivemos mais esse momento de fé, temos fiéis que participaram do primeiro levantamento do mastro em 1965, iniciando essa tradição tão bonita. Agradeço a presença das autoridades, especialmente ao governador Wanderlei Barbosa e ao nosso prefeito Deusimar Amorim, além de toda a comunidade dos caminhoneiros, que tornam esse festejo possível e especial”, ressalta o padre.

A programação também conta com quermesse, comidas típicas, leilões e música ao vivo, fortalecendo o papel do festejo como espaço de integração da comunidade e valorização da cultura popular.

 

Advertisement

TOCANTINS

CJF autoriza pagamento de RPVs no TRF1 e beneficia mais de 33 mil pessoas

Published

on

O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou R$ 671.902.805,89 ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) para o pagamento das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) referentes aos processos autuados em maio de 2026.
Do total disponibilizado, R$ 562.242.004,98 serão destinados a ações previdenciárias e assistenciais, incluindo revisões de aposentadorias, auxílio por incapacidade temporária, pensões e outros benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os recursos contemplam 27.460 processos e beneficiarão 33.891 pessoas.
A quantia destinada ao TRF1 integra um volume superior a R$ 2,5 bilhões liberado pelo Conselho da Justiça Federal aos seis Tribunais Regionais Federais do país. Os recursos serão utilizados para quitar 174.171 processos, alcançando 226.242 beneficiários em todo o território nacional.
A nova liberação reforça o avanço na execução das decisões judiciais já transitadas em julgado e garante que milhares de segurados recebam valores reconhecidos pela Justiça Federal após o encerramento de seus processos.
Cronograma de depósitos será definido pelo tribunal
Embora os recursos já tenham sido autorizados pelo CJF, a definição das datas de depósito cabe a cada Tribunal Regional Federal. Por isso, os beneficiários devem acompanhar as informações diretamente nos canais oficiais do TRF1.
A consulta sobre a liberação dos valores para saque pode ser realizada no portal do respectivo tribunal, na área destinada ao acompanhamento das Requisições de Pequeno Valor.
Como funciona o pagamento das RPVs
Após a liberação dos recursos, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região realiza os depósitos em contas judiciais abertas exclusivamente para essa finalidade na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. Os valores não são creditados diretamente em contas pessoais dos beneficiários.
O prazo médio para pagamento das RPVs é de cerca de 60 dias contados da autuação da requisição no tribunal. Na prática, as requisições cadastradas em determinado mês costumam ter os valores disponibilizados até o final do mês seguinte.
Mesmo nos casos previstos em lei como prioritários, incluindo pessoas idosas, com deficiência ou portadoras de doenças graves, não existe possibilidade de antecipação dos pagamentos. Isso ocorre porque a liberação dos recursos depende do repasse financeiro realizado pelo Governo Federal.
Após a confirmação do depósito, o beneficiário pode comparecer à agência bancária indicada para efetuar o saque mediante apresentação de documento oficial de identificação. Também é possível solicitar a transferência dos recursos por meio de TED (Transferência Eletrônica Disponível), direcionando o valor para uma conta bancária informada pela parte beneficiária.

Leia Também:  Os servidores do Procon-TO lançaram a campanha "Procon-TO Autarquia Já", um movimento simbólico que coincide com o Dia do Servidor.
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA