GURUPI

Governo do Tocantins

Governador em exercício Laurez Moreira reforça valores cívicos e compromisso com o desenvolvimento do Tocantins durante desfile de 7 de setembro

Publicado em

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado de sua esposa, a desembargadora Ângela Maria Prudente, participou, nesse domingo, 7, do tradicional Desfile Cívico-Militar em celebração à Independência do Brasil. O evento, realizado na ala sul da Praça dos Girassóis, em Palmas, reuniu mais de 10 mil pessoas, entre estudantes, militares, autoridades e comunidade em geral.

Durante o evento, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da data para a reflexão sobre a história e o futuro do país. “Estamos comemorando 203 anos de independência, o que nos torna uma nação muito jovem. Temos muito a aprender com países mais experientes, mas eu acredito muito no povo brasileiro e no povo tocantinense. É possível construir uma sociedade sólida e moderna. Meu objetivo é que o Tocantins seja uma referência para o Brasil”, enfatizou.

A secretária interina da Educação, Markes Cristina Oliveira dos Santos, ressaltou o papel das escolas no desfile. “O Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro é a consolidação de tudo que vem sendo realizado nas escolas. Todo o trabalho do Profe [Programa de Fortalecimento da Educação] é apresentado aqui de forma muito representativa. Essa data simboliza a autonomia e a liberdade de um povo, e o trabalho desenvolvido ao longo do ano enaltece isso, fortalece o acolhimento e a autonomia escolar”, pontuou.

Leia Também:  Pesquisa mostra que Ataídes Oliveira segue firme na disputa pelo primeiro lugar na corrida ao Senado

Desfile

Antes do início do desfile, foi executada a revista às tropas com o governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, desfilando em carro aberto. O ato contou  com a participação de representantes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Militar.

Com o tema Educação que transforma o Brasil, as escolas estaduais apresentaram no desfile os oito eixos do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). As fanfarras e os pelotões de oito unidades escolares destacaram ações do Governo do Tocantins para a educação, como inclusão, aprendizagem, educação tecnológica e inovadora, desporto e cultura, formação e valorização dos profissionais da educação, melhoria da infraestrutura das escolas, além da implantação do Profe nos municípios.

O diretor da Escola Professora Elizângela Glória Cardoso, José Antônio Aguiar Gama, reforçou a relevância do evento para a comunidade escolar. “Essa data é de extrema importância para nós, da escola, em levar nossos estudantes aqui para a avenida e despertar esse espírito de civismo, de autoestima, de participação social na comunidade. Então, pra nós, enquanto escola, é uma oportunidade incrível”, salientou.

Leia Também:  Tocantins é apontado como o segundo estado com maior crescimento do PIB em 2022

A estudante Ana Julya Rocha enfatizou o significado do desfile para os estudantes e para a comunidade. “Esse desfile é muito importante para o nosso estado. Ver todas as escolas aqui, juntas, para fazer esse desfile, todo mundo muito empenhado, mostra como nós valorizamos o 7 de setembro”, evidenciou.

“É muito legal fazer isso, porque aprendemos, nos divertimos e aproveitamos bastante. Ensaiamos todos os dias, para que tudo ficasse bem organizado e bonito”, declarou a aluna Weslainy Vieira.

A programação também contou com a participação da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) e da Polícia Penal, que desfilaram com equipamentos e veículos modernos, reforçando o compromisso dessas instituições com a segurança e o bem-estar da população tocantinense.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Projeto de Gutierres Torquato que institui o “Setembro Azul” é sancionado e vira lei no Tocantins

Published

on

O Tocantins passa a contar, a partir deste mês de setembro, com a Campanha de Conscientização e Valorização dos Surdos e da Língua Brasileira de Sinais – Setembro Azul, instituída pela Lei nº 4.792/2025, de autoria do deputado estadual Gutierres Torquato, sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 22 de julho.
A nova legislação estabelece que, anualmente, durante o mês de setembro, sejam promovidas ações voltadas à inclusão, acessibilidade e valorização da comunidade surda, além da difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todo o Estado.
Segundo Gutierres Torquato, o objetivo da lei é ampliar a conscientização da sociedade sobre os direitos das pessoas surdas ou com deficiência auditiva e fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão.
“Essa é uma conquista histórica para o Tocantins. O Setembro Azul será um marco na promoção da cidadania, na valorização da diversidade linguística e cultural da comunidade surda e no incentivo ao ensino e à prática da Libras em nossas escolas e instituições”, destacou o deputado.
Diretrizes da Campanha Setembro Azul:
• Inclusão e acessibilidade: valorização e visibilidade para a comunidade surda;
• Conscientização social: sobre os direitos e necessidades das pessoas surdas ou com deficiência auditiva;
• Aperfeiçoamento de mecanismos de acessibilidade: em espaços públicos e privados;
• Expansão do uso da Libras: incentivo ao aprendizado e à difusão da língua;
• Facilitação de acesso: a serviços e políticas públicas para pessoas com deficiência auditiva;
• Ensino de Libras em escolas: que possuam estudantes surdos ou ouvintes;
• Fortalecimento das Escolas Bilíngues de Surdos.
Com a lei, o Tocantins se junta a outros estados que já reconhecem oficialmente o Setembro Azul como um período de mobilização social em prol da comunidade surda, garantindo mais visibilidade, cidadania e respeito às diferenças.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa inaugura obras estruturais em Araguaína avaliadas em R$ 16,4 milhões
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA