GURUPI

Governo do Tocantins

Frigorífico em Palmas recebe selo de inspeção de equivalência federal

Publicado em

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), concedeu nesta segunda-feira, 15, o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) ao frigorífico de desossa Jatobá, localizado no município de Palmas. O selo permite que a indústria comercialize seus produtos em todo o território nacional.

Segundo o gerente de Inspeção Animal da Adapec, Antônio José de Souza Caminha, a empresa já é cadastrada no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e, após solicitar a adesão ao SISBI, foi acompanhada e orientada pela Agência para realizar todas as adequações em sua linha de produção. “A indústria cumpriu todos os requisitos de controle de qualidade, e a Adapec está concedendo a ela o selo do SISBI, que permitirá a ampliação comercial de seus produtos, contribuindo para o crescimento econômico do Estado”, destacou Antônio José.

O frigorífico está em funcionamento desde agosto de 2022, com beneficiamento diário de cerca de 80 carcaças, em uma produção mensal que alcança 400 toneladas de produtos cárneos comercializados no Tocantins. Com a concessão do selo SISBI, a indústria pretende dobrar essa capacidade, chegando a 800 toneladas por mês.

Leia Também:  Governo do Tocantins realiza seminário de pactuação das premissas do Programa Alfabetiza Tocantins

SISBI

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e é responsável pela padronização e harmonização de todos os procedimentos que envolvem os processos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a segurança alimentar.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

TOCANTINS

Governo do Tocantins recebe com alegria a representação do estado pela primeira indígena Karajá no Miss Brasil Mundo

Published

on

O governo do Tocantins recebeu com alegria a notícia da conquista da candidata Tainá Marrirú, primeira indígena Karajá que vai representar o estado no concurso de beleza Miss Brasil Mundo. Nesta terça-feira, 27, a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot) amanheceu vibrante com a conquista da candidata, que se destaca também pela sua formação acadêmica, pelo compromisso com as causas sociais e sua torcida só cresce com a proximidade do concurso.

Tainá é professora, atleta e pesquisadora, com formação em Educação Física e envolvimento em causas sociais há mais de uma década. Sua participação no concurso representa um marco na representatividade indígena nos concursos de beleza nacionais.

Aos 25 anos, Tainá Marrirú, natural da comunidade indígena de Santa Isabel, na Ilha do Bananal, entra para a história como a primeira indígena a representar o Tocantins no Miss Brasil Mundo 2025. O concurso nacional acontece entre os dias 28 e 31 de janeiro, colocando em evidência não apenas a beleza, mas também a trajetória acadêmica e social da jovem karajá.

Leia Também:  Procon Tocantins orienta consumidores para uma Black Friday segura e consciente

O secretário Ercivaldo Xerente recebeu com orgulho a notícia da conquista da candidata à vaga no concurso de beleza, para representar o estado.  Desde o fim de semana a torcida assumiu um ritmo crescente com repercussão entre os servidores da Sepot, nas redes sociais e na imprensa.

O secretário Executivo Leoni Jr ressaltou que a conquista da vaga pela candidata indígena karajá, reforça o avanço da diversidade na representação do estado em diferentes setores da sociedade e a repercussão ressalta além da beleza da mulher indígena, sua formação e a atuação na valorização da cultura indígena e na defesa dos direitos dos povos originários.

 

Povo Karajá no Tocantins

O povo Iny Karajá tem uma presença significativa na Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, localizada entre os estados do Tocantins, Mato Grosso e Goiás. Recentemente, diversas ações governamentais têm fortalecido a presença do Estado na região, com apoio a ações em parceria para infraestrutura e justiça, projetos ambientais e políticas públicas de incentivo ao desenvolvimento sustentável.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA