GURUPI

SEGURAÇA PÚBLICA

Forças de Segurança do Tocantins concluem Operação Shamar 2025 com 121 prisões efetuadas e mais de 400 vítimas atendidas

Publicado em

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Shamar 2025, realizada entre 1º de agosto e 4 de setembro, foi concluída no Tocantins com resultados expressivos. Durante o período, foram realizadas 544 diligências, que envolveram acompanhamento de medidas protetivas, cumprimento de mandados de busca e apreensão e atendimento às vítimas. Ao todo, 121 pessoas foram presas, sendo 102 em flagrante, 17 por mandado de prisão preventiva e duas por descumprimento de mandados. Também foram conduzidos à delegacia 65 suspeitos, entre adultos e menores.

Nas ações educativas, foram realizadas 163 panfletagens, alcançando 15.065 pessoas, além de dez campanhas em mídia digital com mais de 96 mil visualizações. Palestras em escolas, associações e comunidades totalizaram 213 eventos, com público estimado em 17.024 pessoas. Os esforços visam sensibilizar a população e fortalecer a rede de proteção contra a violência doméstica.

Foram registrados 2.362 boletins de ocorrência pelas Polícias Civil e Militar, e instaurados 202 inquéritos policiais, dos quais 241 já foram concluídos com autoria identificada. Além disso, 611 medidas protetivas de urgência foram acompanhadas e 213 solicitadas, reforçando o compromisso das forças de segurança com a proteção das vítimas.

O diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Anderson Casé, enfatiza que o êxito da operação resulta da atuação preventiva e educativa nas comunidades. “Levar informação e conscientização para a população é fundamental para quebrar o ciclo da violência contra a mulher. Através dessas ações, conseguimos aproximar as forças de segurança da comunidade, fortalecer a rede de proteção e estimular a denúncia, garantindo que mais mulheres tenham acesso à ajuda que precisam”, explica.

Leia Também:  Publicada a relação definitiva de aptos a concorrerem nas eleições do Conselho Superior da Polícia Civil Biênio 2023/2025

A Operação Shamar 2025 contou com o emprego de 44 policiais e 12 viaturas, realizando um trabalho integrado e focado tanto na repressão quanto na prevenção da violência doméstica. As ações reafirmam o compromisso do Governo do Tocantins e das forças de segurança em proteger as mulheres e promover uma sociedade mais segura.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo, ressalta a importância da atuação integrada entre prevenção e repressão na operação. “Combater a violência contra a mulher exige compromisso constante e ações efetivas. Estamos trabalhando para garantir que as vítimas recebam proteção imediata e que os agressores sejam responsabilizados. Além disso, reforçamos a conscientização da comunidade para fortalecer a rede de apoio e estimular a denúncia, porque somente assim podemos enfrentar esse grave problema”, destaca.

3ª Caminhada Agosto Lilás

Durante as ações da Operação Shamar 2025, Araguaína realizou a 3ª Caminhada Agosto Lilás, como parte das iniciativas de combate à violência contra a mulher. Organizada pela 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM – Araguaína), a caminhada contou com o apoio da Prefeitura de Araguaína, do Ministério Público do Tocantins e diversos parceiros.

O evento reuniu centenas de participantes, entre servidores públicos, estudantes, representantes das forças de segurança, autoridades e membros da comunidade. Durante a mobilização, foram realizadas ações educativas, distribuição de materiais informativos, além de atendimentos jurídicos e aulas de defesa pessoal.

Leia Também:  Homem foragido da justiça do Tocantins há 10 anos por homicídio qualificado é preso pela Polícia Civil em Goiás

Denúncias

A Central de Atendimento à Mulher está disponível pelo telefone 180 para auxiliar mulheres vítimas de violência. As denúncias são gratuitas e sigilosas, com atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados.

Salve Mulher

Um canal de denúncia que tem sido amplamente utilizado e que permite solicitar medidas protetivas de urgência é o aplicativo Salve Mulher. Desenvolvido exclusivamente pela SSP/TO, o aplicativo está disponível para o sistema Android e é a única ferramenta no Brasil disponível para download em telefones celulares. O aplicativo oferece a possibilidade de obter informações sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher (física, patrimonial, psicológica, sexual e moral), além de realizar denúncias, inclusive de forma anônima.

O aplicativo Salve Mulher facilita a solicitação de medidas protetivas, agilizando o processo de proteção para as vítimas.

Operação Shamar

A Operação Shamar compreende um esforço do Governo do Tocantins em viabilizar atuação integrada e harmônica entre as forças de segurança do Estado, a fim de otimizar o empenho de recursos e aumentar a capacidade de resposta às demandas por segurança.

A operação é coordenada em nível nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e, no Estado, acontece por meio de ações desenvolvidas pelas unidades especializadas de proteção à mulher e pelas forças de segurança, especialmente as Polícias Civil e Militar.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Delegado Bruno Azevedo é recebido por servidores após recondução ao cargo de secretário de Estado da Segurança Pública

Published

on

O delegado Bruno Azevedo reassumiu, na manhã desta terça-feira, 9, o cargo de secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO). O secretário foi nomeado por meio do Diário Oficial do Estado (DOE), pelo governador em exercício, Laurez Moreira. Em seu gabinete, a solenidade de reintegração ao cargo contou com a presença de diretores, superintendentes da pasta, além do delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, e outros representantes da Delegacia-Geral.

Durante a reunião, o secretário destacou a importância da continuidade administrativa e reforçou o compromisso da gestão. “É uma satisfação reassumir a Secretaria de Segurança Pública e dar prosseguimento aos projetos que já estavam em andamento. Nosso foco é garantir celeridade ao concurso público da instituição, manter as operações com destaque à repressão qualificada às organizações criminosas e dar continuidade aos projetos em curso, como por exemplo a cidade da Polícia Civil, visando sempre a melhoria nos índices de redução a criminalidade, afirma Bruno Azevedo.

O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, ressaltou a relevância da recondução do secretário e destacou o caráter institucional da pasta. “Este ato reafirma que a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil atuam de forma republicana, com dedicação exclusiva ao Estado e à sociedade. Hoje, nossa instituição recebe com entusiasmo essa nomeação e se coloca comprometida com a gestão e com os projetos em andamento. Desejamos pleno êxito ao secretário nesta missão”, destaca.

Leia Também:  Tocantins encerra Operação Átria com um saldo de 121 presos em flagrante, 412 novos inquéritos instaurados e 369 pedidos de medidas protetivas

Já o secretário-executivo da SSP/TO, Reginaldo de Menezes Brito, agradeceu a atuação das forças policiais e reforçou a parceria na gestão. “Quero expressar minha gratidão às equipes operacionais, que se destacam pelo profissionalismo, disciplina e comprometimento. Reitero também meu apoio ao secretário Bruno Azevedo, com quem dividimos a responsabilidade de conduzir a pasta, sempre com a proteção e o bem-estar da sociedade tocantinense como prioridade”, declara.

Ao final da reunião, Bruno Azevedo reafirmou que as ações da Secretaria permanecerão pautadas pela transparência, responsabilidade e pelo trabalho conjunto de toda a equipe.

Perfil do secretário Bruno Azevedo

Natural de Paraíso do Tocantins, Bruno Azevedo é graduado em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), com especialização em Direito Público, ênfase em assessoria governamental e combate à corrupção. Delegado de Polícia desde 2009, possui ampla experiência em várias unidades policiais do interior e da capital.

Entre os cargos de destaque que ocupou estão a chefia da Diretoria de Inteligência e Estratégia, a criação do Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro e a formatação da 1ª Delegacia exclusiva de Combate à Corrupção (Dracma). Além disso, tem atuação relevante no enfrentamento a facções criminosas no Estado.

Leia Também:  Governador Wanderlei Barbosa participa da entrega de smartphones doados pela Receita Federal à Polícia Militar

Desde 2022, preside o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Tocantins (Sindepol), para o qual foi reeleito em 2024. Também tem experiência como docente em instituições de ensino superior e atualmente é professor universitário em Palmas.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA