GURUPI

Programa Saúde na Escola

SES-TO participa da Oficina Intersetorial Regional Norte do Programa Saúde na Escola

Publicado em

Para fortalecer e melhorar as estratégias utilizadas na promoção do Programa Saúde nas Escolas, o Ministério da Saúde (MS) está promovendo nesta semana em Belém do Pará, a “Oficina Intersetorial Regional Norte do Programa Saúde nas Escolas: Desafios para Promoção da Saúde e da Equidade”. O evento tem o objetivo formar um Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) com foco no Programa Saúde na Escola (PSE) e está contando com a participação de servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-TO).

Nos dois dias de evento, os profissionais discutiram a realidade dos programas de saúde nas escolas da região Norte, buscando em conjunto estratégias para reorganizar esse trabalho para evitar assim a medicalização das dificuldades escolares e, também, a melhora do diálogo entre as partes envolvidas, através de capacitações específicas.

A técnica da diretoria de atenção primária da SES-TO, Kênia Rodrigues, comentou sobre como essa experiência tem sido enriquecedora para os profissionais, pois através das diretrizes formularão as ações no Estado do Tocantins. “A participação nesta Oficina tem sido muito enriquecedora, pois as discussões que estamos tendo aqui irão subsidiar a formulação de estratégias para o nosso trabalho de apoio institucional junto aos municípios, fortalecendo assim, o Programa Saúde na Escola”.

Leia Também:  Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (Monaf) participa de exposição alusiva ao dia da árvore na sede do TJTO

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola foi instituído no ano de 2007 e, desde então, tem levado serviços de prevenção e orientação às escolas, creches, sendo um programa importante para a formação das crianças e adolescentes e para o fortalecimento e construção de políticas intersetoriais para promover a qualidade de vida da população.

Entre as ações que os municípios podem trabalhar está a saúde ambiental; promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura de paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; prevenção de doenças negligenciadas; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e Prevenção do HIV/IST; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde Bucal; saúde auditiva; saúde ocular e prevenção à covid-19.

                 

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

EDUCAÇÃO

Secretário da Educação participa do Encontro Estadual em Palmas sobre defesa dos direitos de crianças e adolescentes no Tocantins

Published

on

Representando o governador do Tocantins, Laurez Moreira, o secretário de Estado da Educação, Hercules Jackson Moreira Santos, participou nesta quinta-feira, 30, do Encontro Estadual “Democracia, Direitos, Crianças e Adolescentes”, realizado no Colégio Marista, em Palmas. O evento reuniu representantes de instituições públicas, organizações da sociedade civil e jovens de diversas regiões do Estado, com o objetivo de fortalecer o diálogo e as ações em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Promovido pelo Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (DCA), o encontro integra uma série de mobilizações nacionais que buscam ampliar a articulação social e o controle das políticas voltadas à promoção, proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

O secretário Hercules Jackson destacou o papel da Educação no fortalecimento dessas políticas. “A Seduc está à disposição da sociedade para contribuir com a busca de estratégias que fortaleçam a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É um compromisso do Governo do Tocantins estar presente com as instituições que buscam a promoção e segurança de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Leia Também:  Saúde promove webconferência para integração entre Atenção Primária e Vigilância em Saúde

Os Fóruns DCA, presentes em todas as unidades da federação, são membros efetivos do Fórum Nacional e atuam em seus territórios promovendo o engajamento de organizações da sociedade civil na luta contra as violações e retrocessos de direitos. Além disso, têm a missão de denunciar omissões e transgressões, bem como contribuir para o resgate da integridade física, psicológica e moral de crianças e adolescentes vítimas de negligência, abuso e exploração.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Nazaré do Tocantins, região do Bico do Papagaio, Maria de Nazaré Alves da Silva Conceição, destacou a importância da união entre instituições e sociedade. “É importante que toda a sociedade participe, bem como os governantes, para juntos buscarem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento, prevenção e cuidados na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, pontuou.

O adolescente Pedro Vítor Porto Andrade (Pepê), integrante do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA) do Estado, ressaltou a relevância de espaços de escuta e protagonismo juvenil. “Participo desses movimentos há muito tempo, pois as discussões são importantes para a busca de direitos, que são desiguais. Ao dar poder de fala aos adolescentes e às crianças, podemos buscar mais nossos direitos e garantias”, afirmou.

Leia Também:  Governo do Tocantins lança Programa Mãos que Cuidam-TO com foco na Primeira Infância

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliane Marise Gomes da Silva, reforçou o papel das organizações não governamentais na defesa das causas infantis. “O debate tem como finalidade fortalecer as instituições não governamentais, atribuindo-lhes mais poder. Sabemos que a sociedade civil já faz enfrentamentos aos problemas e propõe políticas públicas, o que deve ser potencializado para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, concluiu.

COMENTE ABAIXO:
Continue Reading

GURUPI

TOCANTINS

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA